Review – Riders Republic

Steep engatinhou para Riders Republic poder andar

Por volta de 2016, a Ubisoft apresentou a ideia de um jogo de esportes radicais em mundo aberto. Situado nos alpes geladas e cobertos de neves, o jogo Steep foi lançado. Com uma premissa vazia e com conteúdos vagos, dar a liberdade para o jogador explorar aquele mundo com pranchas de snowboard, skis, paraquedas e skydives não foram o suficiente.

Contudo, foi devido a Steep que a Ubisoft aprendeu com seus erros e lançou uma versão muito melhorada, Riders Republic. O jogo traz novos esportes e modalidades para todos os gostos, não somente de neve, mas agora em diferentes biomas e com um mundo rico de atividades e colecionáveis. Além de modos multiplayers divertidíssimos.

Voe, pedale, esquie e faça muitas manobras

De montanhas nevadas a desfiladeiros áridos, explore livremente um enorme mundo aberto composto por icônicos parques nacionais dos EUA, tudo junto num único lugar para você se aventurar e fazer as manobras mais radicais.

Seja em ski/snowboard, mountain bike ou até mesmo uma wingsuit tradicional ou com foguete, depois dos primeiros dez minutos de jogo, está livre para explorar e realizar as mais diversas tarefas que existe no mundo de Riders Republic. O mapa é seu parque de diversões, depende de você como irá se aproveitar disso.

Existem cinco atividades principais para avançar na carreira do jogador e assim liberar novos e melhores equipamentos – como os citados acima. Escolha entre corrida de bike (na modalidade downhill, tanto asfalto quanto em terra) ou na neve; ou competições de pontuação ou até mesmo esportes aéreos como corrida de wingsuit tradicional ou com foguete.

Cada uma dessas modalidades tem seus próprios progressos, quanto mais atividades realizar em uma delas, mais equipamentos serão desbloqueados especificamente para a mesma. Não se preocupe, essas atividades também são liberadas de acordo com a sua devida evolução, logo, você não terá o infortúnio de participar de uma corrida com uma bicicleta pior que dos outros competidores. E não se preocupe, há muitos pontos de “fast travel” e o foguete é o seu melhor amigo para chegar em qualquer lugar.

A evolução ocorre por meio de XP e estrelas adquiridas, quanto maior a dificuldade, maior a recompensa de XP. Além disso, dentro da atividade existem três objetivos opcionais que premiam com estrelas bônus, é possível concluí-los em quantas tentativas forem possíveis, uma vez cumpridos, não precisa fazê-lo de novo.

Quanto mais for avançar em diferentes carreiras, objetivos secundários poderão ser escolhidos através da aba de patrocinadores do jogo, que garantem mais XP, estrelas e até mesmo dinheiro para poder adquirir cosméticos dos mais variados estilos e gostos.

Review - Riders Republic

Liberdade para manobrar

Outra das grandes evoluções de Steep para Riders Republic foram as manobras. Agora, o jogo utiliza diversos botões do controle para realizar as mais diversas manobras possíveis e adquirir pontuações insanas.

Com o uso de ambos os gatilhos e os quatro botões tradicionais, você pode fazer piruetas, giros e até mesmo muitos truques conhecidos no mundo dos esportes radicais, seja na bike, ski ou snowboard, basta fazer uma combinação de inserções e a manobra será feita, mecânica bem semelhante ao de Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2.

Não é necessário realizar tais manobras nas modalidades de corrida, uma vez que o mais importante é chegar em primeiro, porém, alguns objetivos secundários podem exigir uma manobra ou outra específica para angariar estrelas extras. Riders Republic disponibiliza uma área própria para a prática das mesmas o tempo que for preciso.

Para os que estão familiarizados com o famigerado Superman 64, as competições de wingsuit são bem semelhantes ao abominável título de Nintendo 64, seja o mais rápido possível e atravesse anéis espalhados pelo mapa que o guiarão para a linha de chegada.

Não é somente nas atividades que os equipamentos serão utilizados. Semelhante à The Crew 2, você pode escolher o que quiser para usar e se aventurar no mundo de Riders Republic.

Afinal, há muitos colecionáveis, relíquias e paisagens a serem exploradas e resgatadas. Muitas delas recompensam com estrelas e até mesmo equipamentos únicos e bem diferenciados.

Review - Riders Republic

Carinho pela flora

É inquestionável o trabalho árduo que os estúdios da Ubisoft realizam para trazer os cenários mais próximo possíveis da realidade. A equipe filme, estuda e analisa todo o terreno, vegetação e a fauna que cerca aquela região em particular que eles desejam incluir no jogo.

Esse trabalho ocorreu em Tom Clancy’s The Division e também em outros jogos, como Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands, Breakpoint, no próprio Steep e agora com Riders Republic.

Review - Riders Republic

A Ubisoft, em parceria com a Red Bull, trouxe icônicos parques nacionais dos EUA para os jogadores explorarem da maneira que quiserem. Lugares como Bryce Canyon, Yosemite Valley, Sequoia Park, Zion, Canyonlands, Mammoth Mountain e Grand Teton, tudo em um grande mapa com biomas minuciosamente escaneados por GPS.

A própria Red Bull realizou um mini documentário que apresenta o trabalho realizado para a criação destes cenários e como foi trazê-los para o mundo dos games. Além disso, neste vídeo, é possível ver como foi o trabalho para tornar as manobras e movimentação do personagem o mais realista possível. Confira abaixo:

Um enorme playground para você e muitos outros

Riders Republic é uma excelente surpresa para o ano de 2021, um jogo extremamente casual que diverte a todo instante. O jogo também pode atrair os jogadores mais competitivos e complecionistas que queiram obter todas as estrelas e até mesmo mostrar ser o melhor nas atividades online.

No modo tradicional você vai se deparar com diversos jogadores ao explorar os locais do jogo, enquanto as competições de carreiras são focadas no single-player, é possível convidar um amigo que esteja em grupo com você para participar de tais atividades, entretanto, existem modos específicos para se jogar multiplayer.

São eles: batalha de truques, corrida em massa e cada um por si. Cada atividade é mais divertida que a outra, mas uma pode atrair mais que as outras dependendo do seu gosto. Todos com âmbito competitivo, exigem um equipamento um pouco mais avançado para se equiparar com outros jogadores que podem estar bem mais avançados que você naquele esporte.

Além disso, você pode entrar no jogo pelo “Modo Zen” e aproveitar o vasto mundo de Riders Republic offline, livre de muvucas de outros jogadores e com a oportunidade de literalmente se teleportar para onde quiser e aproveitar as paisagens.

Review - Riders Republic

Aproveite no seu tempo

Riders Republic é um jogo que traz um ambiente de curtição, um lugar para aproveitar no seu tempo e da maneira que quiser. O jogo é rico de conteúdo e traz muita coisa para você aproveitá-lo. Há uma possibilidade de alguns jogadores se enjoarem rápido ou até mesmo se estressarem com a colisão entre jogadores que se torna um elemento irritante em algumas corridas.

O jogo está somente com seus textos localizados em português do Brasil, acompanhado de uma trilha sonora digna do canal de TV a cabo “Off” e de um famoso jogo de skate que já foi citado antes. Música para os mais variados gostos.

Ao longo de seu primeiro ano, Riders Republic trará desafios semanais, atividades multiplayers com tempo limitado, além de novos modos para aproveitar online. Será possível aproveitar o título por um bom tempo e no seu próprio tempo.

Riders Republic está disponível para PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, PlayStation 5 e PC (Ubisoft Connect).

NOTA: 8/10 vezes que cai enquanto fazia uma manobra de 80 mil pontos

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.