Review – Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Um remake digno de nostalgia e retorno da franquia mais radical dos games

Tony Hawk’s Pro Skater foi marco de uma geração, fazendo com que crianças criassem vontade de aprender a andar de skate e estabelecer um gosto por certos gêneros musicais, de Ska a Punk Rock. Com manobras, tombos, disputas de pontuações entre amigos quando reunidos em casa, foi um jogo que destacou o esporte para os jovens da época. Após anos de sequências melhores que as anteriores, o sucesso teve seu auge e não se recuperava, tendo a sua passagem mais recente em 2018 com o mobile Tony Hawk’s Skate Jam.

Agora, em 2020 a Activision e a Vicarious Visions retornaram com dois títulos que foram grandes sucessos há 21 anos, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (THPS). Totalmente localizado, o jogo traz a excelência que foram os clássicos com grandes melhorias não só gráficas, mas também de jogabilidade para manter o jogo durando por um bom tempo.

Um retorno gratificante e nostálgico

Algo que Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 trouxe de volta a vida, foi com certeza a alma de muitos skatistas virtuais pelo mundo. Trazendo skatistas famosos da época e com seus visuais recentes, assim como atuais que foram adicionados nessa nova versão, dentre eles os brasileiros Bob Burnquist e Letícia Bufoni. Grande parte da trilha sonora composta na época também foi mantida, tendo algumas adições muito gratificantes. Como dito acima, a essência dos dois títulos se mantiveram, tendo o modo “carreira” com objetivos simples de coletar coisas, atingir certas pontuações e executar manobras em locais específicos.

Uma das novidades está no modo Ranked & Free Skate, trazendo modos de skate livre para escolher uma mapa e ficar brincando por ele e um modo speedrun, inspirado na comunidade de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2. Neste modo as Missões de um mapa são resetadas e o jogador deverá cumpri-las no tempo mais rápido possível. Assim como estabelecer sua pontuação no rank de outros skatistas do jogo pelo mundo.

A segunda novidade é multiplayer com opção de casual e competitivo para jogar online em diversos modos de desafios, alguns exemplos como H-O-R-S-E, Graffiti, Desafio de Pontuação, Desafio de Combo, entre outros. Um conselho de amigo, pratique bastante antes de se aventurar online, é provável que encontre jogadores bem experientes por lá.

Tony Hawk's Pro Skater 1+2 - [Análise do Arena]

Análise] Tony Hawk's Pro Skater 1+2: vale a pena?

Memória muscular manda lembranças

Em Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 a memória muscular reina, para execução de manobras é necessário a combinação dos direcionais e botões complementares como quadrado (X) ou bola (B). Algumas mais simplórias são fáceis de realizar, mas quando é necessário fazer um combo onde entram variações de manobras, manual e alguns truques especiais, é melhor ter tudo decorado e bons reflexos, se não o tombo pode ser dolorido e não digo no físico mas na pontuação.

A criatividade é um outro fator importante no jogo. O jogador pode customizar até dez manobras especiais no personagem com a combinação que quiser. Assim, executá-las em qualquer mapa, só não faz manobras quem não quiser, qualquer ponto é um local para executar algum truque, seja no modo carreira ou no Creat-A-Park

Imagens de Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 5/5

Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 Warehouse demo takes me back to childhood

Um playground infinito

No Creat-A-Park, modo já existente nos clássicos, onde o jogador pode usar toda a sua engenhosidade e criar o Parque mais extravagante e divertido possível. Uma novidade desse modo são as Smart Pieces, que podem ser moldadas e torcidas de diversas maneiras diferentes para tornar o parque verdadeiramente único.

Além disso, é possível publicar os Parques que forem criados para outros jogadores também desfrutarem das obras primas radicais, assim como usufruir de Parques criados por outros. Caso a opção “Remixable” esteja habilitada, o jogador poderá modificar e dar seus retoques como bem quiser.

Em qualquer um desses modos, os Desafios – que funcionam equivalente à Conquistas/Troféus – podem ser concluídos e assim liberar equipamentos, dinheiro e XP.

Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 Review – I'm A Superman - GameSpot

Que renda frutos (e manobras)

É possível dizer, com muita segurança que, Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 é um dos melhores remakes lançados no ano de 2020. Mantendo suas origens e com melhorias para as plataformas atuais, é um jogo que pode cumprir novamente seu papel ao estabelecer uma nova geração de jovens gerando gosto pelo esporte e de gênero musical.

Os gráficos foram totalmente atualizados, com ótimos visuais e cenários vívidos. Garantirem os direitos das músicas dos títulos clássicos foi um ponto crucial que mantém a experiência e nostalgia de quem jogou os clássicos garantida. A localização acerta em cheio, utilizando gírias e algumas palavras comuns da própria tribo. A adição de multiplayer e dos diversos desafios a serem cumpridos podem segurar por um bom tempo os jogadores mais empenhados.

NOTA: 9/10 vezes que cai do skate até aprender a fazer as manobras especiais

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.