Review – Monster Hunter Rise: Sunbreak (PC)

Apesar do sucesso de Monster Hunter World e sua expansão Iceborne, sempre senti que a Capcom simplesmente não estava preparada para Monster Hunter Rise explodir como aconteceu. Embora eles inicialmente o tenham apoiado com um punhado de atualizações de título e, principalmente, o final da campanha, em apenas meio ano o novo conteúdo foi reduzido a eventos para adesivos, cosméticos e emotes.

Nenhum novo monstro surgiu por meses, nem mesmo para o lançamento do PC em janeiro deste ano. No entanto, chegou a hora de mergulhar de volta com a tão esperada expansão Master Rank, Monster Hunter Rise: Sunbreak.

De imediato, posso dizer que a espera valeu a pena. Embora haja menos monstros novos em Sunbreak do que vimos em Iceborne, as versões Master Rank de todos os 46 monstros existentes têm novos conjuntos de armaduras e novos movimentos adicionados ao repertório anterior.

Mas isso é mais do que apenas um desfile de novos monstros para matar, Monster Hunter Rise: Sunbreak adiciona uma série de recursos de qualidade de vida e novos elementos para simplificar e expandir a experiência ao mesmo tempo.

A história até o momento…

Bem, após os eventos de Ascensão, seu Caçador agora é conhecido como a “Chama Feroz de Kamura” ou simplesmente “a Feroz”. Quando uma nova ameaça surge para ameaçar o reino em geral, você é convocado para o assentamento de Elgado para investigar os rumores de um novo monstro e salvar a terra mais uma vez.

Dame Fiorayne, uma Cavaleiro da Guarda Real e irmã do comerciante Rondine, é seu guia principal, mas um punhado de novos personagens também se junta à briga. Literalmente, desta vez.

Um dos novos recursos mais legais de Monster Hunter Rise: Sunbreak são as Missões de Colaboração de Seguidores. Muitos dos principais NPCs, incluindo personagens de Rise, se aproximarão de você e pedirão para ajudá-los em uma caçada.

Sunbreak

Novidades e companheiros

Eles então o acompanharão como NPCs de apoio, lutando ao seu lado. Cada um é totalmente dublado, com personalidade e, crucialmente, uma arma para dominar. Eles usarão armadilhas, bombas de flash, itens de cura; eles até desaparecem de vez em quando para laçar um monstro e trazê-lo para a luta por algum dano extra. Felizmente, seus desmaios não afetam suas condições de vitória.

Cada um tem uma linha de missões que o leva a enfrentar monstros maiores e mais perigosos, e você será recompensado com designs para conjuntos de armaduras e armas raras. Depois de fazer caçadas suficientes, muitos desses personagens ficarão disponíveis para pesquisas de suporte.

Estas são caçadas que permitem que você traga dois NPCs, cada um com uma seleção de armas que você pode escolher. Independentemente de quais dois você escolher, eles têm um diálogo único para se adequar a qualquer par, e mesmo depois de mais de 60 horas não me canso de ouvi-los conversar ou brigar.

Sunbreak leva você a vários novos locais. Como no jogo principal, eles têm subcampos secretos que você pode desbloquear para viagens rápidas, relíquias escondidas para localizar e vida endêmica rara para rastrear. Seus Meowcenaries também podem configurar pontos “Buddy Recon”, locais especiais de viagem rápida que você pode usar uma vez por caça ou expedição.

As novas áreas parecem grandes e totalmente desenvolvidas também. A selva tem vegetação rasteira densa, santuários desmoronados e longos trechos de praia infestados de caranguejos gigantes e outros pequenos monstros. A Cidadela é um mapa muito mais vertical, mas é enorme, subindo de um vale de rio até um platô nevado, com uma fortaleza outrora poderosa em ruínas como ponto focal.

Sunbreak

Aprimore suas habilidades

Seria fácil simplesmente dizer que Sunbreak é mais Monster Hunter Rise e acabar com isso, mas há pequenas evoluções para tantos elementos que seria injusto. Existem novas habilidades de Switch para cada arma, e agora você pode configurar loadouts de Switch Skill que você pode alternar durante as caçadas sem retornar ao acampamento. Isso significa que você pode criar conjuntos de movimentos situacionais para permitir um jogo mais tático.

Você tem um pergaminho laranja e um pergaminho azul e pode alternar entre eles à vontade. Uma leitura fácil na parte inferior agora informa exatamente quais habilidades você tem ativas a qualquer momento, se sua arma está em punho ou se você está no meio do combo.

Você pode iniciar corridas de parede a partir do chão sem precisar usar um wirebug, novas criaturas endêmicas concedem propriedades diferentes aos seus fios durante as caçadas. Os wirebugs vermelhos aumentam o dano causado a e por qualquer monstro que você montar, enquanto os wirebugs dourados tornam a montagem mais fácil e duram mais.

Um punhado de novas habilidades de armadura permite que você diversifique ainda mais suas construções, adicionando buffs e efeitos que fazem Monster Hunter Rise: Sunbreak parecer ainda mais um RPG.

Por exemplo, a habilidade Bladescale Hone recompensa esquivas perfeitas quando sua arma é sacada, restaurando a nitidez com os próximos acertos. As novas Decorações Rampage podem restaurar a saúde ao acertar ou aplicar buffs você com base em certas ações. Não quero estragar muitos detalhes, mas o potencial de diversidade de construção e min-maxing é sem dúvida melhor aqui do que em Iceborne.

Sunbreak

Monstros novos e alguns rostos familiares

É justo dizer que os novos monstros são quase todos ótimos. Existem alguns que eu realmente não gosto de lutar, mas como em qualquer jogo Monster Hunter, alguns deles serão favoritos para outras pessoas.

Essa é a melhor parte: agora há uma lista combinada tão grande que sempre há algo que você deseja buscar ou simplesmente caçar por diversão. Mas fique atento, esta é uma expansão Master Rank e, como nas expansões Iceborne ou G-Rank em jogos anteriores, a dificuldade aumenta consideravelmente.

Monstros podem matá-lo com um golpe se o seu equipamento não estiver à altura, e muitas vezes têm montanhas de HP para esculpir. Dito isso, tirando duas ou três das caçadas em que pude jogar ao lado de outro revisor, soltei toda a campanha e boa parte dos extras, graças a muito esforço para novos conjuntos.

Há uma nova atividade de final de jogo, embora eu não estrague detalhes além de dizer que é muito diferente do Rampage. Traz consigo novos desafios, maior dificuldade e, claro, maiores recompensas, mas é melhor que você experimente por si mesmo.

Sunbreak

Se isso evita ou não a fadiga que muitos sentiram com Rampage depois de um tempo, ainda não se sabe. A Capcom ainda precisa melhorar o sistema Guiding Lands de Iceborne, que é sem dúvida um dos mais fortes grinds de final de jogo da série.

Se você já é fã, é justo chamar a expansão Sunbreak de essencial. Ele adiciona tanto à estrutura do Monster Hunter Rise em termos não apenas de novos conteúdos, mas também de qualidade de vida que não é apenas essencial, mas também vale cada centavo do preço pedido.

A história pode seguir o modelo padrão Monster Hunter, mas isso não importa. Os novos personagens, locais e caças se combinam com dezenas de melhorias menores para criar uma experiência de ponta que pode adicionar centenas de horas ao seu tempo de jogo.

Sunbreak adiciona muitas horas e muita diversão

No momento em que escrevo, eu só joguei no PC, e os tempos de carregamento aprimorados, a taxa de quadros e os recursos visuais tornam Monster Hunter Rise: Sunbreak uma alegria absoluta para explodir.

Novos monstros, habilidades para as armas, armaduras e opções táticas dão nova vida à velha rotina. Esteja você caçando sozinho, com amigos ou com o suporte de NPCs para obter esses raros drops, ele revitaliza a experiência já excelente e aumenta o desafio para veteranos que desejam um verdadeiro teste de coragem. Jogadores que já tem o Monster Hunter Rise, recomendo extremamente adquirir o Sunbreak, para quem não tem o jogo base, vale a pena comprar a versão completa com a DLC.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.