Review – Siege Survival: Gloria Victis
Enfrente o desespero e a crise de uma cidade invadida em Siege Survival: Gloria Victis
Você espera jogar um jogo de estratégia em uma situação favorável e sorrindo aos ventos com seu imenso exército devastando os seus adversários? Se sim, lamento, pois está na hora de pôr sua cabeça para pensar em cada pequena ação; coletar e poupar seus escassos recursos, gerir os poucos sobreviventes e muito mais enquanto os invasores vikings que ocuparam sua cidade e tentam acabar com o resto das duas forçar e recursos.
Enfrente o desespero e a crise de uma cidade invadida, explore o ambiente sombrio com o medo constante de perder seus colegas enquanto saqueia aqueles que dominaram suas terras. É hora de fortalecer o que sobrou dos soldados e tomar a terra de volta em Siege Survival: Gloria Victis.
Sobreviva até onde conseguir
Siege Survival: Gloria Victis é uma obra tal qual um Darkest Dungeon de estratégia em tempo real, me vi literalmente passando quase metade do tempo do jogo pensando em ações, estudando os movimentos dos oponentes e os meus; refletindo em como gerir meus recursos e minhas poucas tropas do que de fato colocando a mão na massa e executando o plano todo.
O jogo apresenta uma mecânica interessante, na qual pela manhã você cuida e trata dos sobreviventes e de seus animais, monitorando a comida e ainda tentar juntar destroços das casas para construir camas, mesas, fogueiras, etc. Tudo isso enquanto envia mantimentos coletados e armas ou armaduras improvisadas para os soldados remanescentes.
No período da noite você se rasteja e se espreita pela cidade escura e vazia, fugindo dos guardas inimigos em busca de armamento, comida, água e até mesmo alguns aliados sobreviventes ou libertando prisioneiros de guerra.
Pense antes de agir
A mecânica das duas gameplays (dia e noite) te ajuda a determinar qual sobrevivente você vai focar nas construções – como por exemplo um carpinteiro – ou qual você irá mandar para os saques noturnos – como prisioneiros que já foram ladrões ou alguém mais jovem que consegue levar mais coisas.
Ambas as fases são divertidas e intensas, pela manhã nas áreas que você constrói estações de solda, carpintaria ou fogueira, sempre existe a chance do inimigo catapultar pedras subitamente que o colocará em pânico para pensar no que proteger e quem proteger.
Já pela noite acontecem os eventos de escolha que me colocaram em choque e a pensar por minutos, por exemplo a vez que você encontra uma casa de armas, porém, vê soldados através de um botão você deve decidir de vale o risco ou não; ou as vezes você ouve alguém gritando e decide rapidamente se irá ajudar, isso deixa o gameplay imersivo e tenso a todo instante.
Siege Survival: Gloria Victis é uma experiência angustiante
Siege Survival: Gloria Victis traz um ar bastante saudosista de jogos de estratégia antigos, mas com uma nuance nova de forma a atrair quem não conhece muito do gênero, porém, ainda mantendo fãs do gênero entretidos.
O jogo na dificuldade normal apresenta bastante desafio e decisões punitivas, mas sem frustrar o jogador pela decisão errada como citada os casos acima.
Vale ressaltar a beleza gráfica e efeitos sonoros de qualidade do jogo, uma jogabilidade fluída e responsiva e um tutorial não maçante que também informa o suficiente para sua primeira jornada.
Se você busca um jogo para sentar e investir horas pensando em pequenos passos e prezando a sobrevivência da sua cidade invadida, vá fundo, o jogo é divertido sem perder o seu teor sério e o clima agonizante e triste, se arrisque na aventura de Siege Survival: Gloria Victis e lute pelos seus colegas sobreviventes ou sucumba a ruína de uma invasão nórdica.