Review – Way of The Hunter

O gênero simulador tem visto um grande boom ultimamente, com as pessoas parecendo adorar assumir tarefas monótonas e rotineiras. Comecei a ver o que as pessoas gostam nesses jogos, mesmo que sejam pequenas tarefas repetidas, é a capacidade de realizar algo enquanto desliga o cérebro e entra no modo zen.

Embora o Way of the Hunter da THQ Nordic não se classifique como um simulador de caça, é definitivamente um dos melhores “simuladores” de caça por aí. Enquanto tenta construir uma ponte entre os aspectos da caça, este é absolutamente um título focado na caça.

Way of the Hunter oferece uma história que realmente se concentra na caça ética e na manutenção de rebanhos de animais vivos e saudáveis. Isso realmente mostra o fato de que há um equilíbrio no ecossistema e você não deveria estar por aí caçando e matando de forma imprudente. Esta é uma mensagem que qualquer um pode entender, e você não precisa ser um caçador para entender o raciocínio. No entanto, pode ficar um pouco pesado com a mensagem e acaba atrapalhando a experiência.

Uma caça consciente

Você joga como River, que agora está assumindo o pavilhão de caça de seu avô e, portanto, a terra ao seu redor. Você age quase como um guarda florestal na maneira como patrulha a terra, verifica os suprimentos de comida e água, além de cuidar de quaisquer doenças que se espalham.

A história faz um bom trabalho apresentando a você fatos e mecânicas básicos, mas quando isso acaba, começa a mergulhar em uma estranha trama de rivalidade que basicamente configura um vilão. Um velho amigo vê a caça de forma diferente e não se importa com a caça ética, então você fará essas missões para remover armadilhas de urso e, em um ponto, ele o envia em uma caça ao tesouro.

Toda vez que Way of the Hunter impede você de caçar e o envia em alguma busca aleatória, isso realmente diminui a experiência. Isso ocorre porque a jogabilidade de caça real é muito boa. Quando a história se concentra na caça, ou quando você quer apenas terminar uma tarefa ou trabalho para alguém na cidade, é aí que brilha. Preparar, explorar e rastrear uma morte fornece um ciclo de jogo satisfatório por causa de alguns fatores que estão abertos para iniciantes e complicados o suficiente para jogadores de simuladores de caça.

Requer paciência e jeito

Eu falei sobre o quão boa é a experiência de caça real, então deixe-me começar no início do que seria uma expedição de caça. A primeira coisa que você precisa fazer é preparar seu equipamento para o animal que você caçará. Há um bom livro de informações incluído que detalha o tamanho do calibre, os tipos de munição e o poder cinético (Joules) que você pode alcançar. Pode ser muito para absorver, mas normalmente, desde que você use a arma de fogo de nível correta para esse animal de nível, você não precisa entrar nas especificidades dos calibres se não se importar.

Depois de obter um conjunto de carga, você precisa verificar seu mapa para localizar uma área onde o animal possa estar. O tutorial será bom o suficiente para você se acostumar a procurar certas coisas no ambiente, também você sempre pode olhar para o livro de informações animal para ver onde eles costumam morar.

Ao caçar um novo animal, isso pode ser mais difícil porque o mapa está praticamente em branco até você começar a explorar e encontrar outras regiões de caça para desbloquear pontos de interesse. Depois de chegar à área aproximada de onde esse animal deveria estar, é aí que entra o rastreamento.

O rastreamento é uma parte importante da jogabilidade, mas também a mais chata, já que você estará andando por aí procurando pistas de que os animais estão por perto. Cada grupo de animais em uma região terá áreas de pontos quentes que frequentará ao longo do dia.

Cada animal terá uma zona de dormir, comer e beber para onde irá e seu livro de informações pode lhe dizer a que hora do dia os animais normalmente irão a esses locais. É importante explorar e interagir com todas as áreas que parecem ter animais lá para que ele registre em seu mapa e você possa consultá-lo mais tarde. Mesmo se você encontrar um local de alimentação de tronco de árvore para ursos negros e estiver caçando alces, você ainda deve interagir com ele para marcá-lo.

Um recurso muito legal que Way of the Hunter tem é que quando você interage com o animal morto, ele mostra um modelo 3D do animal e o caminho da bala. Mostrando-lhe onde a bala entrou em que potência, bem como em quais órgãos ou artérias ela atingiu. É uma vitrine visual muito legal e pode ajudá-lo a ajustar sua próxima tacada para acertar mais perto do coração.

A partir deste menu, você pode vender o animal por dinheiro ou empalhá-lo para exibi-lo em seu alojamento. Embora seja difícil explicar por meio de texto, há algo tão satisfatório nesse processo. Especialmente quando você gasta todo esse tempo antes do tiro, e então acerta o primeiro tiro do coração. No entanto, pode ser igualmente irritante se você errar e assustar todos eles.

Way of the Hunter é um jogo confortável

Way of the Hunter não está isento de problemas, mesmo que o loop geral de jogabilidade ainda seja divertido. O movimento pode ser um pouco instável, especialmente quando você está agachado ou deitado na encosta de uma montanha. Todo o seu corpo é renderizado, então há casos em que a arma nas suas costas pulará na frente da câmera quando você estiver agachado ou de bruços ao lado de algo. Parece um pouco duro e estranho às vezes. Existem também alguns problemas de IA em animais que podem causar frustrações.

Há momentos em que os animais fogem de mim de tão longe, ou eu consegui me esgueirar no meio de uma matilha, bem ao lado deles, e matá-los um a um como se eu nem estivesse lá. Houve momentos em que os rastros de sangue desapareceram, o que resultou em um animal e tempo perdidos.

Eu nunca tive um jogo em que eu realmente batalhei sobre como pontuar os visuais por causa de quão bons e ruins eles são. Há muitas vezes em que Way of the Hunter pode parecer bonito, com seu clima e ambientes que parecem vividos.

Quando você está olhando para fora da pousada e vê um grupo de veados bebendo do rio e o sol está surgindo atrás as árvores, pode fazer você dizer uau. No entanto, e este é um grande porém, o pop-in de ativos enquanto você dirige ou mesmo anda é tão perturbador que arruina muito trabalho bonito colocado no jogo.

Dirigir é definitivamente o pior porque os pop-ins acontecem bem ao seu lado e mais frequentes porque você está se movendo mais rápido. Dito isto, os pop-ins ao tentar rastrear são muito irritantes. Tentar seguir caminhos ou trilhas de sangue é quase impossível, pois a grama e outras coisas continuarão se movendo. Basicamente, você precisa manter o Hunter Sense ligado o tempo todo ou não verá as trilhas.

Há algumas texturas ruins de perto às vezes, mas honestamente os pop-ins tornam isso muito pior. É uma pena, e talvez seja porque é a versão do console, mas os pop-ins realmente mancham o que é um mundo muito bem trabalhado.

O design de som é bem feito e compreensivelmente simples. Obviamente, você não terá uma trilha sonora doentia enquanto tenta ouvir o tamborilar de uma raposa, mas todo o resto está bem feito.

Os sons ambientais da floresta e do rio são eficazes e até mesmo o som de cada animal está no local. Além disso, o áudio direcional é implementado corretamente, para que você possa dizer de que maneira o ouviu e, dependendo de quão alto, você pode dizer a distância aproximada. Nunca senti que o animal estava bem ao meu lado quando o ouço bufar ou chiar, o que é bom para imersão. As armas de fogo também soam corretas com a potência e a reverberação corretas quando o som viaja pelo vale.

Way of the Hunter é um dos melhores simuladores de caça, não rotulado como simulador, que eu já joguei. Depois de passar (ou simplesmente ignorar) as missões da história que podem arrastar a experiência, você chega a um jogo de caça que oferece o tipo certo de facilidade e complexidade.

Embora existam alguns aborrecimentos com movimento, pop-ins e vantagens estranhas, você tem um belo jogo que oferece cooperação e dois mapas completos com seus próprios tipos de animais para caçar. Se você é um fã de jogos de caça, eu recomendo este.

NOTA: 7 vezes que errei um tiro depois de andar muito

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.