Preview – The Invincible

Algo que as obras de ficção científica nos ensinou, é que o objetivo de toda missão interplanetária é a descoberta de algo novo. Mantendo esse espírito de descoberta, 11 bits Studios (Frostpunk) e a equipe de desenvolvimento da Starward Industries decidiram dar aos jogadores a oportunidade de descobrir The Invincible – uma aventura narrativa de ficção científica, que chegará ao PC e consoles de geração atual ainda este ano.

Tive a oportunidade de testar essa demo, que infelizmente achei muito curta, mas conseguiu me cativar com seu mundo desconhecido e os supostos mistérios que serão descobertos. The Invincible é inspirado em um livro de SciFi homônimo do escritor polonês Stanisław Lem, publicado em 1964. O jogo utiliza a mesma história contada no romance como base para criar uma narrativa cheia de mistérios.

Nos mesmos moldes de Firewatch, The Invincible coloca você no papel de uma astrobióloga perspicaz e altamente qualificada chamada Yasna, que ao se envolver em uma corrida espacial, você e sua tripulação acabam no inexplorado planeta Regis III. A jornada científica rapidamente se transforma em uma missão de busca por tripulantes perdidos. Procure pelos seus camaradas, mas esteja ciente de que cada decisão que você toma pode aproximá-lo do perigo.

O jogo apresenta a estética Atompunk – comumente conhecido na série Fallout – que é demonstrado não somente através da estética, mas também em diversas ferramentas que auxiliam nessa arriscada exploração. Com a utilização de telémetro, rastreador ou até mesmo veículos a seu favor, é possível encontrar seus companheiros cosmonautas, mas tenha em mente que nem todos podem estar do jeito que você esperava encontrá-los.

A atmosfera de The Invincible é provocante, ao mesmo tempo que você tem receio de explorar um planeta completamente desconhecido, é necessário enfrentar os medos para descobrir o paradeiro dos outros tripulantes enquanto registra suas novas descobertas.

Os puzzles presentes na demo foram bem simples de se compreender e resolver, você é constantemente guiado através de diálogos com personagens por comunicador ou até mesmo por “pensamentos altos” da Yasna. Além disso, o jogo acompanha um mapa com marcações e indicações de locais, todo o seu funcionamento é de forma diegética, não há HUD, indicadores na tela ou coisa do tipo. Somente você e suas ferramentas em mãos. Dead Space é um jogo que utiliza de maneira geniosa esse recurso.

A partir de certo ponto da Demo, eu tinha três objetivos marcados no mapa e poderia fazer na ordem que quisesse. Dependendo da rota escolhida eu encontraria artefatos, acampamentos ou veículos abandonados e até mesmo robôs – no qual me questionei se era inimigo ou aliado até me aproximar e alguém me comunicar no rádio que eu precisava consertá-lo.

Apesar de um tempo considerável explorando, a demo do jogo acabou rápido e me deixou com um gosto de “quero mais”, até joguei mais uma vez para ver se haveriam outras rotas disponíveis, mas há um limite para a sua exploração nas regiões que você se encontra, devido a geografia do planeta, não necessariamente paredes invisíveis ou coisa do gênero.

Como dito acima, apesar de curto, aproveitei tudo que a demo tinha disponível e não pude estar mais satisfeito e ansioso para jogar o produto final. The Invincible traz ótimos visuais, uma bela atmosfera e um mistério que estou mais do que curioso para desvendar.

The Invincible não tem uma data certa para lançamento, mas está com previsão ainda para 2023, nos resta esperar. Talvez saia outra Demo em algum festival futuro na Steam ou até mesmo um anúncio da data nos eventos que estão por vir agora em Junho.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.