Dead Space: Quatro coisas que melhoraram no remake em relação ao original
O Remake de Dead Space finalmente chegou e a Motive Studios mostrou que, além de ter envelhecido muito bem, a qualidade do jogo foi melhorada ao máximo sem tirar a essência da obra original, mais aterrorizante, mais imersivo e ainda mais bonito. Tive a oportunidade de testar o jogo e aqui trago quatro coisas que foram melhoradas do famoso clássico do horror Dead Space para as gerações atuais.
Gráficos
Começando pelo óbvio, os gráficos. Na época, na qual eu joguei no Xbox 360, Dead Space já era bonito, com uma ótima atmosfera e sensação claustrofóbica devido aos corredores e inimigos surgindo pelas ventilações. A imersão se torna ainda maior, caso jogue com fone de ouvido, é possível ouvir os inimigos rastejando pelas tubulações.
Poder ver essa evolução foi surpreendente, ambientes que já causavam nervosismo se tornaram ainda piores com melhorias na iluminação, a grande maioria dos locais se tornaram mais escuros, outros acompanhados de neblinas densas, além de estarem ricos em detalhes.
Nunca foi tão necessário a iluminação da sua arma para enxergar melhor em Dead Space quanto nesse remake. Vale mencionar também a mecânica de gravidade zero, que foi implementada uma movimentação mais livre para explorar, tal mecânica foi feita no Dead Space 2 na época e mostrou ser uma ótima escolha.
Além disso, detalhes nas roupas dos personagens, seja do protagonista ou de outros, mas principalmente dos Necromorphs. A maioria dos modelos dos inimigos, que eram genéricos na época, agora trazem um peso maior para a história do jogo, dependendo do local no qual você se encontra certos Necromorphs estarão com vestimentas relacionadas aos setores específicos.
Armas
Diferente do clássico, no qual era necessário comprar as armas diretamente na loja, no Remake de Dead Space você encontra ao longo do progresso do jogo, algo que torna a experiência ainda melhor e você pode usar seus créditos para melhorias, munição e outras coisas mais úteis. Isso faz com que você teste as armas e se acostumar com elas antes de sair gastando seus preciosos créditos nelas.
Houve algumas modificações em algumas das armas também, mais especificamente no tiro secundário delas, tornando mais úteis em certas situações e até mesmo certos inimigos. É possível carregar até quatro na opção de troca rápida, então dependendo das suas preferências é possível seguir com um bom arsenal. Ainda é possível ter outras no inventário, mas você deve considerar se vale a pena ocupar espaço no inventário limitado.
História
A história de Dead Space não sofreu muitas mudanças, mas é perceptível certas diferenças do original, principalmente com o fator de que o protagonista, Isaac Clarke, agora tem falas e reage com o que acontece ao longo do jogo. Houve a inclusão e mudança de alguns personagens no enredo, mas como dito no início do texto, nada que afetasse a essência da obra original.
A revelação no final do jogo também foi alterada e sinto que foi uma boa escolha, afinal, que surpresa seria se fosse o mesmo, não acha? Todas as mudanças feitas no quesito história trouxeram mais contexto para a nave no qual Isaac que se encontra, assim como os outros personagens que ali acompanham o horror espacial. A adição de objetivos secundários implementam ainda mais todo o contexto do jogo.
Progressão
A progressão no Dead Space clássico funcionava em capítulos entre setores de dentro da nave, toda vez que você pegava o transporte interno para ir a um setor se dava início a um novo capítulo.
No remake foi utilizado a mecânica de plano continuo como feito em The Last of Us II e God of War, com ausência de tela de carregamento. Dito isso, o sistema de capítulos e o trem ainda estão lá, mas não há limitações para o jogador. Ao progredir no jogo, você naturalmente vai liberando novos setores, assim como as estações de trem que pode ser utilizado quando bem quiser para ir e voltar.
Isso é motivado pelas missões secundárias, pois é necessário visitar novamente áreas previamente exploradas, mas agora com autorizações para acessar certas áreas e portas que inicialmente não era possível.
Dead Space Remake faz jus ao clássico
Foi uma experiência tanto nostálgica quanto inédita jogar o Remake de Dead Space. Ver o quão bonito e aterrorizante o jogo ficou e mesmo sabendo de certas coisas, fui surpreendido diversas vezes. Não sei quantas vezes tomei susto por um Necromorph sorrateiro nas minhas costas ou que fiquei desesperado porque o coração do Isaac estava disparado e consequentemente o meu também.
Caso você não tenha jogado o clássico, não há problema algum, você não vai aproveitar menos do que eu. Tenho esperanças de que eles renovem a trilogia e com este remake dá para dizer que estão indo por um ótimo caminho. Digo mais, caso façam um segundo, não vejo necessidade de ser um remake direto, se criarem algo do zero que mantêm a essência tem tudo para dar certo e a franquia voltar com tudo.