Review – Dice Legacy
Dice Legacy é um jogo de azar em tempo real onde a estratégia depende da sorte
O gênero RTS (real time strategy) é bem conhecido e sempre remete aos títulos Starcraft, Age of Empires ou Iron Harvest, nos quais se controlam trabalhadores que criam construções e assim evoluir cada vez mais seu império para vencer o adversário. Em Dice Legacy, na teoria, o mesmo se aplica, já a parte de obter recursos e construir coisas depende muito da sorte do jogador.
Em um mundo desconhecido, você desbrava terras desconhecidas com apenas cinco dados que funcionam como construtores, soldados, coletores, padres, entre outros; tudo depende em qual face o dado cairá para atribuir a tarefa desejada. O problema é que isso muitas vezes pode custar caro e demorar, pois os dados tem “vida útil” que limita o número de vezes que eles podem ser rodados, mas não se preocupe, existem muitos recursos que podem facilitar e trazer a sorte a seu favor.
Role os dados até não precisar mais
Dice Legacy requer tanta atenção quanto um RTS tradicional, monitorar quantas rolagens faltam, angariar recursos o suficientes para construir suas coisas para avançar no terreno e até mesmo sobreviver ao inverno que pode literalmente congelar seus dados e torná-los inúteis até o próximo verão, para isso é necessário fornalhas e reabastecer constantemente com madeira. Isso sem contar dos ataques constantes de bárbaros mais à frente.
O jogo traz uma campanha simples e consideravelmente rápida, com outros modos sendo liberados após o término deste primeiro. O desenvolvimento do jogo funciona de maneira segmentada, é necessário ter uma casa para alocar dois dados, a partir dali outro dado é gerado, em seguida, construir uma escola para transformar um dado simples em outra classe e assim realizar outras tarefas que outros não conseguiriam e segue alocando tarefas para cada um em tempo real com um limite de até doze dados somente.
As classes variam de soldados, mercadores, fazendeiros, cidadãos e religiosos. No início de cada inverno um conselho lhe chama para escolher uma entre três leis, dependendo de quais classes de dados já tiverem sido liberadas essas leis podem variar e afetar o humor de cada uma delas.
Sorte é quando o preparo encontra a oportunidade
Quanto mais se avança em Dice Legacy, mais complexo os dados vão se tornando. Após liberar diversas classes de dados, muitas construções podem aprimorá-los e até mesmo fundi-los. O grande desafio fica no monitoramento de roladas que o dado ainda pode fazer e com isso é necessário alimentá-lo para recuperar sua vida útil ou até mesmo colocar um dado específico em um altar que faz com que todos os dados na sua “mão” se recuperem.
Após o término da campanha principal você poderá jogar novamente com outros líderes e começar com diferentes tipos de dados iniciais, além de se aventurar em outros modos que são tão desafiadores quanto, a diferença de dados iniciais muda completamente a gameplay e estratégia a ser abordada. Tome consciência disso.
Um ótimo passatempo
Dice Legacy traz um single player divertido e muito intrigante para jogadores que adoram um joguinho de estratégia, o jogo aborda de maneira divertida o famoso RNG (Número Gerado Aleatoriamente) existente em muitos jogos de sorte. Fãs de board games podem se interessar bastante também ao remeter um pouco à jogos em estilo Euro e 4X (eXplorar, eXpandir, eXtrair, eXterminar).
Porém, o título peca em ter poucos modos e até mesmo variação em sua gameplay, apesar da diferença de modos e dados iniciais, o objetivo não muda muito e se você quiser se desafiar com relação a dificuldade pode acabar se frustrando um pouco.
Dice Legacy já está disponível para PC (Steam).
NOTA: 7/10 dados que tive que descartar por ter demais