Review – Okami HD

Um jogo ainda mais belo remasterizado

Em 2006, foi lançado uma obra de arte em forma de jogo chamado Okami, uma aventura 3D onde um cachorro chamado Amaterasu e um grilo juntam forças para salvar a terra de demônios. A combinação de combate e utilização de pintura para os inimigos e realização de puzzles foi revolucionário e exclusivos para os jogos da época, além de uma arte e histórias cativantes. Em 2017, a Capcom lançou sua versão remasterizada em HD para aquecer o coração dos fãs mais uma vez e mostrar sua beleza para quem ainda não teve o prazer de jogar.

Não há muito que se falar por ser somente um remaster, mas dá para deixar claro que não ficou ruim de maneira alguma. Por suas cutscenes e diálogos impossíveis de pular, é possível que incomode os jogadores novos, mas sua beleza é de impressionar qualquer um, com sua arte japonesa e habilidades de pintar para se resolver puzzles foi um passo a mais para o jogo na sua época.

Visualmente a maldição é representada escurecendo o cenário e seus elementos, os deixando praticamente sem cor. Entretanto todas as vezes que o jogador, com as habilidades do grilo de desenhar no mundo e a força em batalha de Amaterasu consegue desfazer a maldição de uma região, elas ganham suas cores de volta. Esse retorno das cores no cenário são representadas em animações longas e detalhadas, uma volta por todo o local que o jogador percorreu, demonstrando que ele conseguiu fazer o que era necessário.

Não é atoa que a beleza de  Okami é reconhecida até hoje, no fim, tudo indica que esse é o foco. No jogo publicado pela Capcom no Playstation 2,ser bonito parece não ser apenas um detalhe interessante, mas sim, a ideia principal. A escolha de estilo de arte, própria do japão, aumenta mais a possibilidade. Não é apenas por estar usando da mitologia do país como base, mas também para a criação de um verdadeiro quadro interativo, que com beleza e cor, conta sua própria história.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.