Review – Winter Ember

Sou um grande apreciador de jogos furtivos, desde jovem gostava de jogos do gênero, como Metal Gear Solid (MGS), Splinter Cell, Tenchu entre outros. Desde então, sempre que o jogo me dava a oportunidade de realizar a missão furtivamente, eu tentava o máximo. Infelizmente, o mesmo não se aplica a Winter Ember desenvolvido pela Sky Machine Studios e publicado pela Blowfish Studios.

Existe algum paralelo entre Metal Gear Solid e Winter Ember, além do fato de ambos serem do mesmo gênero. A série Metal Gear tende a começar com cenas de abertura excessivamente longas que falam muito sem dizer nada relevante para o jogador, especialmente os jogos mais recentes da série.

Winter Ember faz a mesma coisa, mas sem o benefício de personagens familiares ou uma franquia estabelecida para fazer valer a pena assistir à abertura. Não que a cena seja ruim, longe disso. É uma animação desenhada à mão muito bem feita, só que não faz muito sentido ou explica nada, apenas acontece.

Um início difícil

No começo de Winter Ember, você recebe alguns fundamentos simples da jogabilidade. Você aprende movimentação, quais botões utilizar e um pouco de combate, na qual a natureza desajeitada da jogabilidade se torna aparente. O combate segue um modelo semelhante a outros títulos de ação furtiva como Assassin’s Creed.

Você pode atacar aleatoriamente seu inimigo, mas o melhor método é um ataque forte ou aparar o golpe inimigo e contra-atacar. Assim, o combate se torna um jogo muito chato de esperar pelo ataque que você sabe que está chegando para aplicar um golpe fatal.

O grande problema aqui é que seu alcance de ataque é curto. Mesmo aparar ou bloquear seu inimigo pode mandá-lo para fora do seu alcance de ataque, o que significa que você precisa continuar se movendo em direção a ele.

Winter Ember

Seus inimigos não são tão bem treinados assim, todos eles repetem exatamente a mesma sequência de ações repetidas vezes, tornando-as previsíveis. Eles cortam, depois golpeiam, depois cortam, depois golpeiam, depois passam séculos bloqueando nada, mesmo enquanto você está lá parado e esperando que ele ataque. Esses guardas com os quais você está lutando simplesmente não se sentem reativos, simplesmente encenando uma rotina pré-programada.

Você pode utilizar o arco é flecha, mas eles funcionam melhor para obstáculos e resolução de puzzles, basta criar a flecha necessária através do sistema de criação; esse, por sua vez, é bem confuso de início até você se acostumar com seu funcionamento.

É possível que Winter Ember tenha um combate tedioso assim devido ao jogo ter um foco furtivo, afinal, o objetivo do jogo é furtividade. O problema é que a furtividade não é exatamente bem aplicada. Nele, você tem um indicador de visibilidade e ruído para garantir que seja o mais difícil de encontrá-lo, mas além disso, a maioria das outras mecânicas deixam muito a desejar, principalmente a câmera.

Winter Ember tem uma visão isométrica, mas o problema é que o ângulo da câmera é extremamente fechado e você não consegue expandir para ter melhor noção do terreno, o pior é que os inimigos conseguem te ver antes mesmo se entrarem no seu campo de visão.

Quase forçando o jogador a andar o mapa inteiro agachado, você não pode ver os cantos, a menos que seu personagem esteja olhando ativamente ao redor deles encostado a uma superfície ou até mesmo observando através de fechaduras e janelas.

Winter Ember

Uma furtividade que deixa a desejar

Inúmeras vezes acabei sendo visto porque tive que me afastar da parede para me proteger e no processo algum guarda que eu não conseguia ver ainda me avistou. No lado positivo, os guardas com os quais você se depara são fáceis de se aproximar.

Você nem precisa se agachar, basta caminhar até os guardas a toda velocidade e, contanto que você pressione o botão com rapidez suficiente, eles cairão antes de avistá-lo. Isso acaba sendo uma grande vantagem na maioria das vezes, já que sua velocidade de caminhada agachada é irritantemente lenta.

Para melhorar um pouco seu personagem, Winter Ember apresenta um sistema de melhorias. Em um jogo como esse, provavelmente teria sido melhor se tivéssemos nosso conjunto completo de mecânicas furtivas disponíveis desde o início.

A razão pela qual seu cone de visibilidade através de portas e janelas é tão pequeno é que você pode adquirir melhorias algumas vezes para torná-lo mais eficiente. O problema é que essa melhoria em particular parece algo que você deveria ter desde o início, não faz muito sentido isso ser uma melhoria.

Winter Ember

Queria que Winter Ember fosse melhor

Após um prólogo tedioso e complicado, eu cheguei a parte de mundo aberto de Winter Ember, o que, aliás, torna o fato de os guardas atacarem você no local ainda pior devido a sua visibilidade limitada. Neste ponto, eu fiquei preso nessa área por um bom tempo, tentando outros caminhos e até mesmo agachado para evitar ser visto.

Foi realmente incômodo estar nessa área que pensei poder correr livremente, mas me deparar com um guarda a cada esquina que virava. Para piorar, eles não param de perseguir em momento algum, uma vez em perseguição, eles só param se forem mortos. Tive problemas tanto para chegar no meu objetivo, quanto para explorar e obter itens para vender depois.

Um elemento que gostei é que se Arthur sofrer dano ele começará a sangrar e a única maneira de parar o sangramento é usar um curativo, que infelizmente são bem raros de se encontrar e até você resolver esse problema, ele deixará rastros de sangue que atiçarão os guardas.

Winter Ember

Então, por mais estranho que pareça dizer, há um bom jogo furtivo escondido aqui em Winter Ember. O mundo parece muito bom, com um estilo gráfico comum, mas consistente, sem parecer excessivamente genérico.

O básico de furtividade e combate está ali, mas parece que o jogo está faltando alguns ajustes importantes que poderiam torná-lo uma experiência muito mais agradável. Ter um aumento na sua visibilidade desde o início seria ótimo, assim como tornar seu ataque um pouco mais útil.

Eu queria que Winter Ember fosse bem lapidado, com sua estética vitoriana pareceu ser um jogo indie furtivo muito confortável de se jogar, porém, a experiência foi totalmente a oposta. Com uma dublagem fraca acompanhada de diálogos repetidos e um grande problema em sua escolha de câmera para o gênero.

Winter Ember está disponível para PC (Steam).

NOTA: 4/10 vezes que fui furtivo porque os guardas sempre me encontravam antes

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.