Review – Wasteland 3

Um deleite de caos e estratégia na medida certa

No que diz respeito a jogos pós-apocalipticos, a paisagem invernal de Colorado de Wasteland 3, desenvolvido pela inXile Entertainment, pode estar no topo da lista de situações que ninguém quer realmente ver acontecer. Fora de alguns postos avançados bem fortificados, o deserto é frio e árido, coberto por décadas de neve e inundado de radiação.

Gangues de todas as formas e índoles correm soltas, procurando roubar, matar ou comê-lo. E o único farol aparente de ordem e civilização é Colorado Springs, a cidade natal de Marshall, a manutenção da paz local, cercada por todos os lados por forças que procuram reivindicá-la para si. Resumindo, tudo é um caos.

Botando ordem em Colorado

Iniciando com um par dos últimos Desert Rangers sobreviventes exilados do Arizona a caminho desta nova fronteira congelada, você se depara com esta agitação borbulhante na chegada do Patriarca, o ditador deste “paraíso civilizado”. Ele lhe dá uma base e promete os recursos para voltar ao Arizona e retomar sua casa, desde que você o ajude a retomar o controle de sua nação em declínio. É mais fácil na teoria do que na prática.

Como um RPG tático, isso significa muito correr, interagir com muitos NPCs e facções e tentar resolver seus problemas. Wasteland 3 oferece inúmeras maneiras de fazer isso, com base principalmente em quanto as pessoas sabem ou gostam de você, quanto dinheiro você tem ou que tipo de habilidades especiais seu grupo de até seis recrutas pode oferecer.

É perceptível que quase todas as interações com NPCs têm uma ampla gama de opções para interagir. Traz até uma sensação de perdendo algo possivelmente interessante ou importante quando uma opção está bloqueada por não ter uma habilidade mecânica alta o suficiente.

Criação de Personagens - Wasteland 3

Wasteland 3 (for PC) Preview | PCMag

Uma evolução de seu antecessor

O tom de Wasteland 3 é remete a um mundo obscuro e degenerado, semelhante aos primeiros jogos de Fallout. Alguns momentos se tornam mais engraçados por suas piadas grotesca. Quando fica mais excêntrico, e possivelmente mais desagradável, é quando se dobra em um dos mais bombásticos Borderlands – tipo de humor que perde mais do que acerta.

Onde o jogo encontra mais mudanças de Wasteland 2 é no combate. Aqui, os habitantes de Colorado parecem muito mais administráveis ​​no início do que nos jogos anteriores. Há um pouco mais de espaço para erros, encontros menores sem muitos inimigos letais. Isso realmente permite que você avance de pouco a pouco para entender totalmente a mecânica.

Praticamente, Wasteland 3 funciona como qualquer jogo de tática baseado em turnos semelhante a XCOM. As unidades ganham pontos de ação que podem gastar em movimento, tiro, uso de itens e habilidades especiais.

Os mapas são bastante densos, com obstáculos às vezes destrutíveis para serem usados ​​como cobertura ou quebra de linha de visão, adicionando um pouco mais de profundidade posicional do que os jogos anteriores da série. É o combate mais competente da série, mas talvez um pouco acima da média em comparação com outros do gênero por conta de suas armas e equipamentos.

Wasteland 3 Choices Might Pay Off 10 to 20 Hours Later

Wasteland 3 is delayed into August | PC Gamer

Um agrado para amantes de táticos

Durante a ação a cada momento em combate, a cobertura e a vigilância populares neste tipo de jogo estão na frente e no centro. Wasteland 3 aprimora um pouco a fórmula. O sistema de ataque, que basicamente carrega um medidor baseado em personagem em cada acerto bem-sucedido com uma arma, dando-lhes acesso a uma habilidade de arma especial quando completa.

Armas de precisão podem ter como alvo partes específicas do corpo, como o sistema VATS do Fallout, que geralmente causa danos extras e algum tipo de debuff. As bazucas podem usar seus ataques para lançar armas nucleares em vez de mísseis normais, irradiando a zona de impacto. Isso criou um ótimo ritmo para a batalha, criando picos de energia para jogar ao redor que manteve ainda as batalhas mais longas e mais extensas parecendo envolvente.

Um dos grandes inimigos que se enfrenta no jogo são os tempos de carregamento. Com mais de um minuto entre as telas, é um pouco desanimador ter que percorrer algumas das seções maiores, apenas para entregar um item de missão ou reabastecer em um vendedor. Meu PC não é de última geração, mas os tempos de carregamento de Wasteland 3 são igualmente notórios em consoles.

Dito isso, Wasteland 3 preencherá absolutamente uma lacuna para todos os jogadores de estratégia que procuram eliminar a coceira de XCOM e/ou Fallout clássico. O que realmente torna o RPG do fim do mundo digno de uma recomendação. Por sua escrita inteligente, cenários interessantes e dedicação para garantir que você sinta todas as consequências de todas as suas escolhas, será difícil encontrar uma experiência de interpretação de papéis mais plenamente satisfatória este ano.

NOTA: 9/10 vezes que pensei antes de fazer uma escolha e me arrependi depois

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.