Review – Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Um novo brilho aos momentos já épicos dessa franquia incrível.

Quando mais jovem, eu acompanhava com meus amigos a saga do Oliver Tsubasa e a sua determinação para ser o melhor do mundo. Na época eu mal entendia o que eram animes e mangás e tão pouco que o nome verdadeiro do protagonista é Tsubasa Ozora, e não que isso fizesse diferença, até porque a graça era acompanhar a trama e todos aqueles chutes impossíveis que só essa mídia é capaz de trazer. E Captain Tsubasa: Rise of New Champions traz isso, e de forma fenomenal.

Fidelidade com a obra original

Para aqueles que tiveram contato com a história original, Captain Tsubasa traz alguns dos principais acontecimentos através de eventos dentro do jogo. Alguns desses são automáticos e outros opcionais, exigindo que o jogador cumpra certos requisitos para que as cutscenes sejam exibidas. Há também variações na história, dependendo dos caminhos escolhidos. Ao longo dessa jornada eu fui me lembrando das cenas originais e dá pra dizer que o Captain Tsubasa: Rise of New Champions honrou com maestria o material base.

Existem duas campanhas de história no jogo, a primeira intitulada de Episódio Tsubasa onde o jogador utiliza o time Nankatsu e aprende todas as mecânicas básicas, seguindo a história do terceiro campeonato nacional que o protagonista participa.

A segunda campanha, o Episódio New Hero, se trata de uma continuação direta da primeira, mas com uma dificuldade extra e com um personagem adicional criado por você, que será moldado através das amizades construídas ao longo dessa campanha. Por isso, importante pensar bem quais habilidades você deseja herdar de cada jogador para construir o personagem que mais se adequa ao seu estilo de jogo.

CAPTAIN TSUBASA: RISE OF NEW CHAMPIONS Gameplay description! | BANDAI NAMCO Entertainment Europe

Captain Tsubasa: Rise Of New Champions on Twitter: "Collide midair with your opponent to spice up the matches! The crowd will go wild when you trigger Aerial Clash duel. Be the fastest

Dinamismo na mecânica

Captain Tsubasa: Rise of New Champions é um daqueles jogos com uma pegada arcade bem viciante, onde você quer testar novas combinações de personagens, novos times e até aprender mais sobre a franquia através das possíveis rotas.

Conforme mencionado anteriormente, os chutes e as animações foram muito bem trabalhadas, quase a ponto de você sentir vontade de fazer um personagem específico mostrar um chute exclusivo não pelo possível gol, mas sim para ver uma nova cutscene.

Alguns times possuem personagens que podem juntar as habilidades para desferir passes rápidos ou chutes poderosos capazes de anular a defesa do adversário. Essas combinações podem ser bem complicadas de serem feitas em um primeiro momento, mas nada que um pouco de prática não resolva. Por conta desses e outros aspectos, posso até utilizar o nome “simulador de anime” para descrever parte da sensação que o jogo traz.

CAPTAIN TSUBASA: RISE OF NEW CHAMPIONS - Download

Captain Tsubasa: Assista a 20 minutos da história do jogo

Infelizmente é para poucos

Por mais que se trate do esporte mais popular do mundo, esse jogo não será muito do agrado de jogadores mais ortodoxos que preferem algo mais realista, como Fifa e PES, e provavelmente só irá agradar a fãs da série ou de animes no geral. Eu me encaixo nessa última categoria e, por mais que já estivesse interessado no jogo, minha expectativa não era tão alta, mas ele conseguiu excedê-la e me fez criar vontade de revisitar a franquia em outras mídias.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions se assemelha mais a títulos como Fifa Street e Mario Strikers. Muito provavelmente você vai dar alguns carrinhos e algumas trombadas no seu oponente, fazendo ele voar para longe e sem ser penalizado por isso. Inclusive é isso que o jogo quer que você faça, pois na obra original existia essa dramatização toda nas tomadas de bola e principalmente nos chutes.

Encontrei poucos bugs nas partidas, e mesmo esses não me frustraram, inclusive me garantiram boas risadas. Por mais incríveis que as combinações entre jogadores sejam, eu encontrei certa dificuldade para executar as jogadas ensaiadas. O que me fez focar meus esforços para aperfeiçoar o que eu já sabia dentre os dribles e passes básicos.

Outro erro do jogo é não te contar da possibilidade de diferentes finais para a segunda campanha, impedindo que você saiba da possível conquista dos demais times e novos chutes pros personagens. Mesmo com esses pontos, é um jogo que garante boas horas de diversão e muito provavelmente vai fazer você re-jogar a segunda rota mais de uma vez para que faça o personagem perfeito.

Nota: 8/10 Ps: Gostaria mesmo era deixar claro que fiz 11 a 0 contra o Uruguai em uma das rotas (deu dó).

Texto por Ygor Alves