Review – Sword Art Online Alicization Lycoris

Sistemas, grind, aventura e mais sistemas

Alicization Lycoris é o mais novo jogo da franquia de sucesso dos animes e visual novels, Sword Art Online. Desta vez, seguindo quase que fielmente a terceira temporada do anime homônimo desde o início da trama, relacionada a uma árvore gigante, em diante.

O que não falta em Alicization Lycoris são horas de história fiel à obra, porém com algumas a mais de conteúdo adicionais, interações com personagens importantes assim como alguns deixados de lado, e objetivos secundários que só adicionam ao universo inicialmente misterioso em que Kirito se encontra. Tudo por meio de interações fluídas, boa trilha sonora, ambientação, e diálogos principais dublados.

Desde o início, é bem claro a qualidade e a profundidade da produção do jogo, com vários sistemas bem pensados e que se conversam muito bem. Podem prover muitas horas de gameplay tanto para os jogadores mais casuais e que só querem uma viagem pela história do anime, como também para os mais audaciosos que anseiam pelos vários colecionáveis e várias estratégias possíveis com o sistema evolutivo de skills, combate, relacionamentos, colheita, cozinha, pescaria e crafting.

O sistema de combate é claramente pensado para ser fácil de entender, mas somente masterizado por quem se dedica a ele, assim como a árvore de habilidades, só demonstra que realmente veio depois de muita evolução ou após muita pesquisa por ela. São várias habilidades ativas e passivas que definem como será à sua maneira otimizada de jogo.

Sword Art Online: Alicization Lycoris - Review - PSX Brasil

Sword Art Online: Alicization Lycoris Gets New Gameplay Trailer ...

Todas estas características estão no jogo, porém são apresentadas em um ritmo lento e arrastado pelas primeiras 15 horas de história. São vários sistemas e, por vezes, são apresentados mais de uma vez, pois grande parte deles possuem mais de uma camada de complexidade e informações.

A história também recebe reviravoltas e novidades depois destas primeiras (muitas) horas, ao final do primeiro capítulo, mas o ritmo melhora deste momento em diante e os próximos capítulos possuem menos horas de duração. A velocidade do desenvolvimento da trama do jogo passa a ser ditado pelo jogador ao invés da história, o que se torna mais agradável para a maioria.

O jogo inclui multiplayer, tanto online quanto local, porém também está por trás destas primeiras horas de jogo, sendo habilitado somente depois do primeiro capítulo. O multiplayer não é um grande foco e pode ser um pouco trabalhoso ser colocado em prática, mas vale a pena caso tenha algum amigo que por acaso também esteja jogando. É possível aproveitar as missões secundárias com mais fluidez e menos contratempos do que as missões principais, mas ambas valem o esforço.

Com missões secundárias dignas de um mundo de MMORPG, ótimos sistemas para um JRPG e um belo desenvolvimento da temporada referente ao anime, Alicization Lycoris é uma adição decente à franquia, porém que pode afastar até mesmo os fãs do Kirito com seu início lento e tímido em mostrar suas melhores partes.

NOTA: 7,5/10 de sistemas que entendi enquanto jogava

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.