Review – Shadow Gambit: The Cursed Crew
O gênero RTS é comumente conhecido por títulos como Warcraft, Starcraft, Iron Harvest, entre outros. Nos últimos anos a desenvolvedora Mimimi Games tem lançado títulos de RTS furtivo ou conhecido também pelo subgênero de stealth strategy.
Após o sucesso de Desperados III, o estúdio retorna agora com Shadow Gambit: The Cursed Crew com uma temática pirata e super fantasiosa. Com personagens carismáticos, estratégias fáceis de executar e belos visuais, fui conquistado por esse jogo logo no tutorial.
Usufrua de todo o potencial da tripulação
Shadow Gambit: The Cursed Crew segue os moldes dos títulos anteriores lançado pelo estúdio e grande inspiração na antiga série Commandos. O jogo funciona em tempo real enquanto você controla membros de uma tripulação pirata, cada um acompanhado de habilidades e características únicas nas quais você precisa utilizar da melhor maneira possível para acabar com os inimigos e concluir seu objetivo.
Os tutoriais são dinâmicos e sem muita enrolação, você já é fisgado com belíssimos visuais junto de sua jogabilidade furtiva. O jogo apresenta uma visão aérea dos mapas, com uma movimentação através do clique do mouse.
É possível dar/tirar zoom, girar o mapa e destacar pontos de interesse como esconderijo ou armadilhas contra os inimigos. Através disso, é possível analisar rotas, usar as habilidades da tripulação para evitar ser detectado e, principalmente, salvar e recomeçar com um simples apertar de botão.
Uma função que muitos jogos para PC apresentam é o de Salvamento Rápido (F5), para logo em seguida você testar algo e ver quais as consequências das suas atitudes. Caso não te favoreça, basta recarregar (F8) e tentar de novo.
Shadow Gambit: The Cursed Crew incentiva o jogador a testar jogadas e salvar constantemente sem nenhuma penalidade ou limite. Caso você demore muito para tal, após avançar um pouco, a Red Marley – alma do navio – te lembra a apertar o F5 vez ou outra. Não tenha medo de errar.
Perdi a conta de quantas vezes repetia o mesmo plano e corrigia detalhes ao longo das tentativas até obter sucesso por completo sem ser detectado. O jogo não acaba caso isso aconteça, mas ter os soldados em alerta podem tornar as coisas ainda mais difíceis.
Planeje, execute e conclua
Por funcionar em tempo real, coisas acontecem constantemente no jogo e depende de você observar e escolher as melhores oportunidades.
Seja ronda de patrulhas, soldados conversando entre si ou até mesmo alguns mais distraídos com outras funções, tudo depende de quais piratas irão participar da missão – podendo escolher até três de oito membros disponíveis – e quais vantagens o cenário pode trazer a você para superar tais obstáculos. Cuidado para não deixar nenhum tripulante ou corpo a vista.
Outra mecânica interessante é a de congelar o tempo e designar o próximo passo de cada tripulante – frequentemente utilizado para eliminar mais de um inimigo -, ao planejar o que será feito, basta confirmar e tudo acontecerá ao mesmo tempo. Caso seja bem executado, talvez seja um bom momento de salvar para não ter o risco de fazer tudo de novo.
Vale mencionar que certas habilidades podem não afetar alguns tipos de inimigos, portanto, é necessário checar cada detalhe do seu plano antes de executá-lo e sofrer o risco de ser fracasso total.
Shadow Gambit: The Cursed Crew é o último legado do estúdio
Shadow Gambit: The Cursed Crew apresenta uma ótima história em suas missões principais e também nas secundárias que decidem focar nas histórias de cada personagem da tripulação, uma mais divertida que a outra, foi possível criar mais empatia com os personagens e sua jornada contra a temível Inquisição.
É impossível você não ter um personagem favorito nesse jogo, seja por questões de visual, história ou mecânicas, em certo ponto do jogo você consegue escolher quais membros quiser para participar das missões, entretanto com um total de nove ilhas, você se encontra visitando a mesma mais de uma vez em diversas missões diferentes e com poucas variações no posicionamento de inimigos e objetivos. Apesar de muita repetição em cada ilha, você consegue abordar diversas estratégias ao escolher tripulantes diferentes.
Contudo, Shadow Gambit: The Cursed Crew apresenta uma ótima gameplay para fãs de jogos de estratégia e principalmente de stealth. Se você não for um fã de jogos desse estilo, então é melhor ir atrás de outras opções, mas se você gosta da temática de piratas (como eu) e está disposto a conhecer um título que traz uma abordagem diferente, pode valer a pena.
Além disso, o jogo apresenta localização em português do Brasil, tornando o título mais acessível também para todo o público.
Vale mencionar o infeliz ocorrido do estúdio fechar as portas após o lançamento deste título. Portanto, não deve se esperar alguma DLC ou um título de grande qualidade como esse em um futuro próximo, basta desejar sucesso para todos os envolvidos e aproveitar de outros títulos já lançados pela Mimimi Games.
Shadow Gambit: The Cursed Crew está disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC (Steam e Epic).
O jogo também pode ser adquirido através da loja do nosso parceiro, Nuuvem.
Shadow Gambit: The Cursed Crew: Um jogo de estratégia furtivo com belos visuais e personagens carismáticos que faz você quebrar a cabeça para concluir os objetivos sem ser detectado. Desbrave todas as ilhas e não tenha medo de arriscar o que parece ser uma boa estratégia em sua mente. – Otto