Review – Just Dance 2022

Just Dance 2022 aposta em visuais deslumbrantes e cenários 3D com a falta de alguns grandes hits

Just Dance se tornou uma franquia semelhante a jogos de esportes e tiros, todo ano tem um novo, cada título traz novidades. No caso do jogo de dança são as coreografias e quais hits do momento estarão presentes no jogo para os fãs chacoalharem o esqueleto. No entanto, o mais recente jogo da franquia, Just Dance 2022, parece que apostou mais nos visuais do que nas músicas e até mesmo coreografias.

Novos visuais

Just Dance 2022 traz grandes novidades no quesito artístico do jogo. A franquia sempre utilizou cores fortes e cenários extremamente coloridos, em sua mais nova entrada, a Ubisoft tentou explorar a ideia de vídeo clipes e profundidade em seus cenários. Como de costume, existe o dançarino para os jogadores acompanharem, assim como uma prévia dos passos no canto da tela. Enquanto a dança ocorre, poucos dão atenção enquanto jogam, mas muitas coisas acontecem ao fundo.

Já em Just Dance 2022 (JD 2022) as mudanças de cenário e entre outras coisas são muito discrepantes, há literalmente trocas de cenários, novos ângulos de câmeras foram explorados, close no dançarino e um interesse enorme para com os cenários em 3D dessa vez. Há mais sensação de profundidade agora. Apesar de visualmente ser muito bonito de assistir, a experiência pode acabar sendo afetada ao jogar.

Não sou nenhum profissional nesse jogo, mas diversas vezes eu me perdia no passo devido a trocas frequentes de ângulos da câmera. Alguns exemplos que utilizam muitos desses novos recursos são das músicas “Chandelier” (Sia) – que remete muito ao clipe original da música -, “Girl Like Me” (Shakira & Black Eyed Peas), Mr. Blue Sky (The Sunlight Shakers) e “Think About Things” (Daði Freyr) – sucesso do Eurovision 2020 que estreou com um vídeo clipe “natalino” e animado.

A probabilidade de ver as versões alternativas/extreme que algumas dessas músicas tem disponíveis, tem mais chance de serem utilizadas nos campeonatos por focar mais na dança do que nos cenários.

Além disso, é interessante ver algumas músicas que fogem do padrão colorido e caricato do jogo e utilizam a filmagem de dançarinos como no caso da versão alternativa de “Mood” (24kGoldn feat. iann dior) no qual apresentam três dançarinas no estúdio em Seoul e “Nails, Hair, Hips, Heels” com o próprio artista, Todrick Hall.

Review - Just Dance 2022

Playlist que poderia ser melhor

O elemento mais esperado em todo anúncio de um novo Just Dance sãos as músicas, a expectativa de ver se a minha música favorita estará na playlist do jogo para dançar até não aguentar mais, porém, JD 2022 deixou um pouco a desejar com as músicas escolhidas para o título.

Apesar de ótimas músicas do meio K-pop como “Boombayah” (Blackpink) e “Black Mamba” (aespa) que trazem muitas partes da coreografia original do grupo, o jogo peca em trazer mais uma vez Billie Eilish com “Happier Than Ever” e “Human” (Sevdaliza) com coreografias simples e músicas que perdem o ritmo dançante que o jogo originalmente traz.

Review - Just Dance 2022

No entanto, Just Dance 2022 relembra de sucessos de Justin Timberlake, Lady Gaga e Beyonce, acompanhado do recente conjunto K/DA – um grupo feminino virtual de K-pop que consiste em quatro versões de personagens de League of Legends -, com a música Pop/Stars. Além disso, Pussycat Dolls retorna com a música “Buttons” que inclui até mesmo a utilização de uma cadeira real em uma das versões da coreografia para dançar utilizando-a.

É gratificante também ver que diversos hits do Brasil ganham destaque no jogo, mais uma vez com Anitta e até mesmo Pabllo Vittar com “Sua Cara” e “Flash Pose” – feat. Charlie XCX. Sinto que poderiam trazer alguma nova do Lil Nas X que foram sucessos enormes no mundo ou até mesmo “Bad Habits” (Ed Sheeran) e “Beggin” (Maneskin).

Review - Just Dance 2022

Um jogo que vale mais a assinatura que um jogo novo

Há alguns anos a Ubisoft disponibilizou a possibilidade de assinar o pacote “Unlimited” do Just Dance, no qual você adquiri para ter todas as outras músicas que já foram lançadas nos títulos anteriores. Algo que ultimamente vale mais a pena do que sempre comprar um novo título para obter as novidades, considerando que os jogos aumentaram seus valores com a vinda da nova geração.

Caso você faça muita questão de ter a versão mais recente ou o jogo tem a sua música favorita e gosta muito da franquia para tal, vale o investimento. Para os jogadores mais “casuais” que jogam Just Dance como elemento de festa entre amigos, vale ficar com a assinatura por ter disponível um grande acervo de músicas para todos os gostos.

Just Dance 2022 trouxe belas mudanças interessantes, mas não deve atrair o público que investe no âmbito competitivo do jogo. É perceptível que o jogo está abordando mais o cenário internacional das músicas cada vez mais, flertando com artistas e grupos fora dos Estados Unidos. Como sempre, é um ótimo jogo para se utilizar em festas, caso tenha um espaço considerável no qual ninguém irá se machucar ou acidentalmente quebrar algo.

Just Dance 2022 já está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, PlayStation 5 e Xbox Series X/S

NOTA: 7/10 vezes que cansei ao dançar duas músicas de K-pop

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.