Review – Call of Duty: Vanguard

Call of Duty: Vanguard traz uma campanha curta e novos modos interessantes que poucos se interessam

Call of Duty: Vanguard é o mais novo jogo da franquia de sucesso de jogos de tiro em primeira pessoa da Activision. Todo ano os fãs aguardam o que será do novo título da famosa série, alguns decepcionam, outros surpreendem, apesar do sucesso dos últimos títulos lançados, Call of Duty: Vanguard estabiliza a curva da série por falta de novidades.

De volta à Segunda Guerra Mundial

Após alguns anos, a franquia retorna ao famigerado tema da Segunda Guerra Mundial em seus jogos, porém, dessa vez o jogo traz um lado fantasioso em meio a um dos momentos mais históricos que afetou o mundo. Uma equipe, com membros de habilidades únicas, se unem para descobrir os piores segredos dos Nazistas próximo do final da Guerra.

A história principal é bem curta, com nove missões, cada uma apresentando cada personagem da equipe e suas origens. Todas trazem vertentes interessantes por se passarem em cada país dos Aliados e alguns em combates conhecidos na história. Dentre todos, as missões mais interessantes são da Polina, a franco atiradora russa que sobreviveu ao bombardeio de Stalingrado.

A campanha não oferece muita variedade em suas missões, apesar de algumas particularidades como pilotar um avião e momentos que se comanda a equipe para conseguir avançar no campo de batalha. Porém, o que muitas pessoas procuram em um novo Call of Duty é o seu modo multiplayer.

Review - Call of Duty: Vanguard

Multiplayer com novos modos ignorados

O multiplayer de Call of Duty: Vanguard é composto pelos modos tradicionais – Deathmatch, Team Deathmatch, Kill Confirmed, entre outros -, cada título tenta apresentar modos inéditos que normalmente todos ignoram.

Em Vanguard, somos introduzidos aos modos “Batalha de Campeões Dupla e Trio” que se assemelham bastante aos jogos “Auto Chess”, no qual os jogadores enfrentam duplas/trios em arenas com um limite de mortes, após um período de tempo, os jogadores são levados a enfrentarem outras duplas/trios.

É um modo bem dinâmico e rápido, além de ser bem tranquilo em comparação com os outros citados acima que se tornam um caos constante e muitas vezes frustrante para jogadores que não estão tão familiarizados com a jogabilidade da série. Porém, fãs da série são muito tradicionais e se mantém nos mesmos modos de sempre, tornando a busca por outros modos demasiadamente longo ou até mesmo com pings altos.

Para jogadores devotos da série estarão familiarizados com algumas armas que já passaram pela franquia, com algumas poucas adições, mas o diferencial são as customizações que herdam dos jogos anteriores e ampliam um pouco a gama dessas armas, porém, algo que pode incomodar a muitos é o tempo de recarga dessas armas, considerando que nem todas são automáticas.

Review - Call of Duty: Vanguard

Modo zumbi deixa a desejar

O modo zumbi de Vanguard deixa muito a desejar também, após o sucesso que foi o modo zumbis de Cold War, Vanguard foi um tiro pela culatra. É extremamente repetitivo, ao invés de ser um cenário no qual se avança e libera armas especiais ao longo da jogatina, você fica em uma espécie de mapa principal e utiliza portais para ir em outros lugares temporariamente até concluir seu objetivo específico.

Você retorna e repete o processo, pode ser até interessante nas primeiras horas, mas se torna muito cansativo a longo prazo, não se sente muito avanço a partir de certo ponto.

Review - Call of Duty: Vanguard

Uma pequena recaída

Após o sucesso do retorno de Modern Warfare e algumas novidades agradáveis em Cold War, Call of Duty Vanguard se torna uma recaída para a franquia, tanto no quesito história, quanto multiplayer e zumbi. Assim como os títulos anteriores, Vanguard está totalmente localizado em português do Brasil e dublado, a localização está impecável, fizeram questão de manter os termos estrangeiros – como russo e alemão – ditos pelos personagens, focando somente no inglês.

O ano de 2021 não foi muito bom para a série de Call of Duty e nos resta esperar o próximo para ver o que nos aguarda, mas parece que os jogadores já estão saturados de títulos de guerra focados na Segunda Guerra Mundial e é de se compreender.

Call of Duty Vanguard está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S e PC (Battle.net).

NOTA: 6/10 vezes que consegui pelo menos um killstreak durante o multiplayer

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.