Review – The Elder Scrolls V: Skyrim – Anniversary Edition

A Anniversary Edition é mais Skyrim para fãs de longa data

É difícil lembrar de um tempo em que The Elder Scrolls V: Skyrim não era um verdadeiro fenômeno que ultrapassou os limites do universo dos jogos. Mesmo antes de o game ser lançado pela Bethesda — no agora distante 11 de novembro de 2011 — já havia a sensação de que ele seria algo grandioso e que ampliaria à série a patamares inéditos.

Acredito que, embora a empresa estivesse ciente da qualidade do produto que tinha em mãos, nem mesmo ela tinha ideia do impacto que ele teria. Se em 2021 jogos de RPG em mundo aberto, com temática medieval e fantasiosa, não exatamente a coisa mais mainstream do mundo, em 2011 eles eram voltados a um nicho ainda mais específico. Some-se isso ao fato de que a série The Elders Scrolls tinha feito fama como um produto hardcore para jogadores de PC, e é difícil acreditar em quem diz que já sabia os impactos que Skyrim teria.

Não somente o RPG foi extremamente elogiado em sua chegada, como virou meme na cultura pop — quem não se lembra das brincadeiras com flechas no joelho? — e inspirou os mais diversos jogos de maneira direta e indireta. Enquanto muitos copiaram sua estrutura de mundo aberto com missões não lineares, outros se inspiraram na jornada do escolhido Dovahkiin para criar suas tramas: sem Skyrim, South Park: The Stick of Truth simplesmente não existiria.

Celebrando aniversários

Nesse contexto de sucesso indiscutível — e alguns relançamentos —, The Elder Scrolls V: Skyrim — Anniversary Edition surge tanto como um reconhecimento da comunidade como na forma de um “pequeno mimo” para quem até hoje se dedica ao RPG. Atuando como um pequeno upgrade à versão Special, lançada em 2016, o lançamento não revoluciona o jogo em sua apresentação ou desempenho (algo que o relançamento anterior já tinha feito), se concentrando em trazer novas tramas, equipamentos e inimigos ao game.

Em minha visão, isso faz desse pacote algo peculiar por servir não como uma nova forma de apresentar Skyrim a um público que ainda o desconhece — ao menos no PC, onde não há saltos técnicos —, mas sim como uma forma de homenagear quem já é um fã de longa data. Isso porque a parte mais central da Anniversary Edition não surge imediatamente ao jogador, que pode dedicar dezenas (ou centenas) de horas às missões já existentes sem sequer tocar nos conteúdos presentes no pacote.

The Elder Scrolls V: Skyrim - Anniversary Edition

Quando isso eventualmente acontece, há uma boa surpresa: os conteúdos escolhidos pela Bethesda possuem alta qualidade e contribuem positivamente para a experiência central. A impressão que fico é de que Skyrim não “precisava” desses conteúdos, mas ao mesmo tempo é bem difícil reclamar de sua adição ao jogo.

O único aspecto um tanto “problemático” da maneira como o DLC (ou upgrade) é apresentado decorre do fato de que muitos dos conteúdos já podiam ser adquiridos anteriormente de forma gratuita (ou com custo individual menor) através de mods. Assim, parece que o principal trabalho da Bethesda foi filtrar a qualidade dessas adições e reuni-las de forma coerente e funcional — algo que ela sem dúvida conseguiu, reacendendo meu já apagado interesse pelo universo de Skyrim (que, confesso, ressurge a cada relançamento — tenho mais horas da versão Switch do que me orgulho de dizer).

Não precisava, mas que bom que existe

Tenho que ser direto: se você já tem a Special Edition de Skyrim no PC e não chegou nem perto de explorar todo seu conteúdo, o upgrade para a Anniversary Edition não é necessário. As missões e conteúdos adicionados são bons, mas não são essenciais para curtir o RPG — e você provavelmente vai demorar algumas horas até se deparar com as novidades (muitas delas disponíveis de forma gratuita na forma de mods).

Assim, considero o conteúdo mais adequado a fãs de longa data que querem mais Skyrim e gostam da conveniência de ter conteúdos de alta qualidade filtrados e testados pelos desenvolvedores. A história pode ser diferente nos consoles da geração atual, que ganham alguns upgrades gráficos e de desempenho, mas nos computadores esses ganhos já estão disponíveis há pelo menos meia década.

The Elder Scrolls V: Skyrim – Anniversary Edition está disponível para PlayStation 4, PlaySttion 5, Xbox One, Xbox Series S e X e PC (Steam).

NOTA: 7 de 10 flechas no joelho