Review – Helldivers 2

Super Terra, a sua casa, lugar de prosperidade, liberdade e democracia. Entretanto, essa liberdade não vem de graça e isso depende da decisão mais importante da sua vida: provar para você e a todos que você tem a força e coragem para ser livre. Junte-se aos Helldivers. Faça parte de uma força tarefa de elite pacificadora que traz a democracia para todos os outros planetas da galáxia.

Helldivers 2 é um jogo de tiro em terceira pessoa cooperativo de até quatro jogadores online desenvolvido pela Arrowhead Studios (Magicka, Helldivers, Gauntlet). Seu objetivo? Sobreviver e eliminar toda forma de vida hostil em seu caminho para espalhar a democracia. Com o intuito de “libertar” os planetas infestados por insetos e robôs assassinos, você irá se deparar com diversas missões (um tanto quanto repetitivas) e uma dificuldade que escala muito bem.

Pela Democracia

Helldivers 2 não tem uma história que se desenvolve muito além do que foi apresentado na introdução acima. Seu funcionamento como um todo é voltado para um senso comunitário, onde os jogadores se ajudam globalmente por objetivos em comum que se concluem a partir do progresso de cada um. Seja sozinho ou cooperativo, o progresso de um – no fim – é o progresso de todos. Eu estou fazendo a minha parte, eles estão fazendo a deles, você está?

Após um breve e completo tutorial, que apresenta todos os fundamentos necessários para aplicar a liberdade por aí, você terá sua própria nave para abordar os planetas e assim realizar as missões disponíveis. Primeiramente, será necessário concluir algumas missões sozinho em dificuldades facílimas para então ajudar os seus compatriotas Helldivers.

Sua nave está pronta para trazer a liberdade para a galáxia

Eu, particularmente, não recomendo jogar Helldivers 2 completamente sozinho, afinal, seu foco é a cooperatividade, seja com amigos ou com outros pela internet, não está nem um pouco difícil achar pessoas online aplicando uma boa democracia.

Entretanto, caso prefira jogar sozinho, é melhor jogar em níveis menores, mas consequentemente você recebe menores recompensas ao concluir. Certas dificuldades são inexequíveis jogando sozinho ou requerem um esforço desnecessariamente custoso, contudo, sempre há a possibilidade de mandar um chamado de S.O.S. ou entrar na campanha de alguém. A campanha é composta de uma até três missões, dependendo do nível escolhido, sendo necessário concluir todas para progredir na liberdade do planeta.

Após alguns planetas libertados, você se acostuma com os objetivos em cada missão. Não existem muitas variações entre elas – seja principal ou opcional – o que pode se tornar repetitivo para alguns depois de um tempo. As variantes começam a aparecer em dificuldades maiores, como uma névoa constante, que se torna o seu pior pesadelo. A única mudança de ares possível é entre planetas, que apresentam geografias e biomas próprios.

Quanto mais missões concluídas por todos, mais rápido o Setor estará livre

Equipe o que for mais vantajoso

A progressão do jogo funciona de maneira orgânica e condiz um pouco com a dificuldade em que você joga. Dependendo do nível que você for jogar a campanha, maior será a recompensa, mas também vai ser o desafio e o sufoco por trás. De início, vale a pena ir em dificuldades menores para se acostumar um pouco com o jogo e suas funcionalidades, para então se aventurar no caos a partir do Extremo.

As medalhas e pontos adquiridos servem para comprar armaduras, armamentos e outros cosméticos, já os pontos são para novas Estratégias, essas que são de enorme ajuda em campo e variam de bombardeios orbitais, pedir munição, armas especiais, torretas de ataque e principalmente reviver um aliado morto (limitado).

É necessário gastar certa quantidade de medalhas para liberar mais opções

Vale avisar que pode haver certa dificuldade para executar as Estratégias no início, uma vez que é necessário usar combinações específicas de direcionais, mas não se preocupe: tem colinha no canto da tela. Depois de um tempo, você se acostuma e até decora.

Atualmente, é possível jogar em dois setores diferentes, um com planetas infestados de insetos gigantes e outro com robôs muito bem equipados para matar, mas, para conseguir aplicar a liberdade com eficiência, você precisa usar armas e Estratégias que explorem a fraqueza deles. Não é toda arma que vai perfurar uma armadura.

Maior a dificuldade e os bichos também

Helldivers 2 é um herói em meio a tragédias

Com um início de ano complicado para jogos cooperativos, como Skull and Bones e Suicide Squad, Helldivers 2 se sobressai com louvor, sendo uma surpresa até para quem nunca ouviu falar do primeiro título. Eu, por outro lado, fiquei muito feliz que a segunda iteração fez esse enorme sucesso. Joguei o anterior por um bom tempo, mas infelizmente não havia tantos jogadores ativos quanto nesse.

Minha única reclamação foi o período em que os servidores estavam constantemente lotados, já que era muito difícil conseguir jogar em horários de pico, vulgo a noite, quando geral volta do trabalho. E quando conseguia, o jogo travava e fechava sozinho (o famoso crash). Mesmo depois de resolverem a questão da lotação, ainda me deparava com alguns crashes e isso me fazia perder todo o progresso, o que tornava a minha missão pela liberdade muito frustrante.

Objetivo opcional: Destrua fábricas de robôs

Helldivers 2 apresenta um lado cômico muito semelhante ao filme Starship Troopers (1997) com uma gameplay caótica, porém descompromissada. Não há uma pressa em completar passe de temporada ou diferença entre equipamentos de medalhas ou dinheiro real, apenas cosmético, as habilidades passivas das armaduras são as mesmas, mas com visuais diferentes.

O que me impressionou foram a localização e dublagem do jogo em PT-BR. Com interface e legendas localizadas, somente alguns nomes próprios de armas e equipamentos foram mantidos em inglês, a dublagem é muito bem feita e pode ajudar bastante muitos jogadores, devido ao fato de que os próprios personagens se comunicam naturalmente, seja apontando objetivo, marcando algo ou realizando algum objetivo opcional. Ainda assim, é possível se comunicar por chat e voz diretamente no jogo.

Helldivers 2 é uma excelente surpresa para fãs de jogos de tiro e principalmente cooperativos. Com missões de no máximo quarenta minutos, é um título muito confortável para descontrair no final do dia, afinal, quem não se revigora aplicando um pouco de liberdade, não é mesmo?

Helldivers 2 está disponível para PlayStation 5 e PC (Steam). Com sorte, logo teremos para Xbox Game Pass.

O jogo também pode ser adquirido através da loja do nosso parceiro, Nuuvem.

Helldivers 2: Helldivers 2 é um jogo de tiro em terceira pessoa no qual a cooperatividade é o grande tempero. Não espere se divertir jogando sempre sozinho, uma vez que o progresso é mais rápido quanto maior a dificuldade. Porém, seus problemas de conexão e crash podem causar certas frustrações. Otto

8.5
von 10
2024-02-29T21:02:47-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.