Preview – Shadow Gambit: The Cursed Crew
Para os familiares do sub-gênero Stealth Strategy em jogos como Shadow Tactics: Blades of the Soghun ou até mesmo Desperados III, prepare-se para conhecer o mais novo título da Mimimi Games: Shadow Gambit: The Cursed Crew.
Tive a oportunidade de testar a demo, que estará disponível para público entre os dias 19 e 26 de junho durante o Steam Next Fest e posso dizer que estou ansioso para jogar a versão final do jogo com todos os membros dessa tripulação pirata única.
Embarque em uma jornada com a pirata amaldiçoada Afia e procure as lendárias Pérolas Negras para reviver sua própria tripulação amaldiçoada. Cada um de seus oito companheiros é um personagem jogável com uma personalidade individual e armado com poderes sobrenaturais únicos.
Yo-ho e uma garrafa de rum!
Shadow Gambit: The Cursed Crew segue os moldes dos títulos anteriores lançado pelo estúdio e grande inspiração na antiga série Commandos. O jogo funciona em tempo real enquanto você controla membros de uma tripulação pirata, cada um composto de habilidades e características únicas nas quais você utiliza da melhor maneira possível para acabar com o inimigo e concluir seu objetivo.
A demo introduz muito bem o jogador ao jogo e seus funcionamentos, com tutoriais dinâmicos e sem muita enrolação, você já é fisgado com belíssimos visuais junto de sua jogabilidade furtiva. O jogo apresenta uma visão aérea dos mapas, com uma movimentação através do clique do mouse, você pode dar zoom, girar o mapa e destacar pontos de interesse como esconderijo ou armadilhas contra os inimigos. Através disso é possível analisar rotas, usar as habilidades de seus piratas da melhor maneira possível para evitar ser detectado e principalmente salvar e recomeçar com um simples apertar de botão.
Uma função que muitos jogos para PC apresentam é o de Salvamento Rápido (F5), para logo em seguida você testar algo e ver quais as consequências de tais escolhas. Caso não te favoreça, basta recarregar (F8) e tentar de novo. Shadow Gambit: The Cursed Crew incentiva o jogador a testar jogadas e salvar constantemente sem nenhuma penalidade ou limite. Caso você demore muito para tal, após avançar um pouco, a Red Marley – alma do navio – te ajuda a lembrar a apertar o F5 vez ou outra.
Seja o melhor estrategista
Por funcionar em tempo real, coisas acontecem constantemente no jogo e depende de você observar e escolher as melhores oportunidades. Seja ronda de patrulhas, soldados conversando entre si ou até mesmo alguns mais distraídos com outras funções, tudo depende de quais piratas estão participando na missão e quais vantagens o cenário pode trazer a você para superar tais obstáculos. Cuidado para não deixar nenhum tripulante a vista.
Outra mecânica interessante é a de congelar o tempo e designar o próximo passo de cada tripulante – frequentemente se utiliza para eliminar mais de um inimigo com risco de alguém ser visto -, ao planejar o que será feito, basta confirmar e tudo acontecerá ao mesmo tempo. Caso seja bem executado, talvez seja um bom momento de salvar para não ter que repetir tais ações novamente.
Vale mencionar que certas habilidades podem não afetar alguns tipos de inimigos, portanto, é necessário checar cada detalhe do seu plano antes de executá-lo e sofrer o risco de ser fracasso total.
Shadow Gambit: The Cursed Crew é promissor
A história parece se desenvolver de maneira dinâmica e natural, apresentando cada membro da tripulação e seu passado através de missões secundárias e tutoriais, assim o jogador tem chance de criar mais empatia com os personagens e sua jornada contra a temível Inquisição.
Porém, através da demo, só é possível ter um breve vislumbre sobre o que esperar de seu enredo, personagens e vilões. Ao chegar no final, fui apresentado com a oportunidade de escolher entre três ilhas com diferentes missões para então seguir adiante na história, logo, imagino que a jornada não seguirá de maneira totalmente linear. Dando oportunidade ao jogador de escolher qual a melhor missão para o momento atual.
Shadow Gambit: The Cursed Crew apresenta uma ótima gameplay para fãs de jogos de estratégia e principalmente de stealth. Se você não for um fã de jogos desse estilo, então é melhor ir atrás de outras opções, mas se você gosta da temática de piratas (como eu) e está disposto a conhecer um título que traz uma abordagem diferente, pode valer a pena.
Além disso, o jogo apresenta localização em português do Brasil, tornando o título mais acessível também para os curiosos de plantão.
Shadow Gambit: The Cursed Crew estará disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC (Steam e Epic).