Preview – Beyond Contact (Early Access)

Beyond Contact é um jogo de sobrevivência com algumas mecânicas às quais os veteranos do gênero podem se ajustar, mas provavelmente afastará os novatos

Beyond Contact é um jogo de sobrevivência 3D isométrico desenvolvido pela Playcorp Studios, nele você explora Ketern, um planeta incrivelmente hostil, cheio de perigos e beleza em partes iguais, além de muitos segredos para descobrir.

A menos que eles queiram ir direto ao fundo do poço, Beyond Contact definitivamente não é para iniciantes no gênero, mas sim para aqueles que começaram a trabalhar em jogos como Valheim, Subnautica, Don’t Starve e os dois primeiros Fallout.

Beyond Contact coloca os jogadores na pele de Quinn Hicks, uma cientista da Space Corps, que é chamado para investigar uma anomalia próxima no planeta gerado proceduralmente, Ketern. Conforme sua equipe se aproxima, eles percebem que a anomalia é muito mais perigosa do que qualquer um sabia, assim, a nave deles é puxada para o planeta e são jogados em sua superfície. Hicks agora se encontra sozinha em um mundo alienígena hostil, sem nenhuma ideia se sua equipe está viva ou morta, tendo conhecimento que algo está destruindo Ketern e ameaçando a vida de seus habitantes.

Beyond Contact testa o melhor de todos os sobreviventes

Beyond Contact não é um jogo para novatos do gênero sobrevivência, pois os deixa sem nenhuma explicação do início ao fim. Sem qualquer experiência anterior com sistemas e menus complexos, os diversos menus de inventário e criação são muito difíceis de entender. Em termos de jogabilidade, Beyond Contact emprega mecânica de jogo de sobrevivência padrão, como coleta de recursos, criação e construção de base, bem como um sistema de “Pesquisa” no qual Hicks irá escanear recursos para desenvolver esquemas de equipamentos. A mecânica de combate está presente, tanto para defesa quanto para caça, no entanto, é simplista, descomplicada e, no final das contas, é melhor evitar combater qualquer coisa sempre que possível.

O design do Beyond Contact é lindo, com cores vibrantes e flora e fauna únicas para serem descobertas por você. Infelizmente, leva um tempo até que possa realmente apreciá-lo, pois eles têm que começar a trabalhar imediatamente, o que é incrivelmente opressor. Isso é ainda mais complicado pelo microgerenciamento, como a drenagem rápida do suprimento de oxigênio e dos níveis de nutrição de Hicks, que se esgotam ao realizar qualquer ação física e desbloquear itens como tanques de oxigênio aprimorados pode levar muito, muito tempo.

Preview - Beyond Contact (Early Access)

Tente sobreviver a todo custo

Embora esta não seja uma nova mecânica para o gênero de sobrevivência, fica mais difícil obter comida e oxigênio, considerando que são materiais incrivelmente escassos, o que, graças à geração procedural, significa que a habilidade de um jogador de sobreviver geralmente depende de RNG ao invés de habilidade. Pior ainda, esses recursos drenam durante o diálogo e outros eventos de interrupção do jogo, o que significa que Hicks pode morrer quando em uma interação NPC impossível de pular/parar.

Preview - Beyond Contact (Early Access)

Uma experiência diferente

Além do contato, o desafio justo de deixar os jogadores no escuro e deixá-los aprender como tudo funciona é injusto, muitas vezes porque o RNG dita uma circunstância infeliz. Hicks pode renascer em um Obelisco se o jogador conseguir encontrar um; no entanto, ela perderá tudo o que havia coletado até aquele ponto. Recursos perdidos podem ser recuperados se ela conseguir voltar para seu cadáver viva, mas dependendo de onde o cadáver está, fazer isso pode ser quase impossível.

Para jogadores que conseguem sobreviver por tempo suficiente para criar componentes e atualizações de oxigênio mais adequados, esses problemas se tornam menos aparentes. No entanto, o processo de chegar lá é adequado para um tipo específico de jogador, aquele que gosta de um desafio implacável e está disposto a sofrer repetidamente para descobrir isso. Embora a história que Beyond Contact tem a contar seja interessante, há muitos jogadores que simplesmente não vão tolerar dificuldades artificiais para vê-la passar, embora aqueles que o fazem podem encontrar algo valioso no que ele oferece após um longo período de tempo gasto aprender seus muitos sistemas.

NOTA: 6/10 vezes que perdi meus itens por morrer longe de onde eu renascia

Beyond Contact está disponível para PC (Steam) em Early Access

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.