Saints Row: conferimos o criador Boss Factory
Saints Row: Boss Factory traz possibilidades de criação quase ilimitadas
O novo Saints Row quer que você jogue com o protagonista que sempre sonhou — não uma versão próxima dele, que tenha quase tudo o que você sempre quis, com um ou outro detalhe faltando. Não, a intenção da Volition é fornecer aos jogadores a maior quantidade de opções possíveis para que eles tenham a certeza de criar a versão do Boss (ou da Boss) que mais se encaixa em suas preferências.
A prova disso pode ser vista no aplicativo gratuito Boss Factory, que chega às lojas digitais nesta quinta-feira (9) e que tivemos a chance de testar nos últimos dias. Ele oferece uma versão completa do criador de personagens que será encontrado no novo game da série, permitindo que os jogadores já preparem seu protagonista para o lançamento no dia 23 de agosto.
Todo o processo começa a partir de um dos modelos pré-montados fornecidos pela desenvolvedora, mas você não precisa deixar que eles o limitem. Detalhes como rostos, altura, peso, construção muscular e até mesmo o tipo de órgão genital que o personagem vai ter podem ser ajustados com rapidez e facilidade. Se você não gosta de coisas mais gráficas, dá até mesmo para escolher entre diferentes tipos de “censura” para cobrir suas partes íntimas.
Boss Factory traz opções para horas de trabalho
Decidir qual vai ser a versão final do Boss pode ser um processo intimidador, confesso: há simplesmente uma quantidade absurda de escolhas para cada aspecto do jogo. No meu caso, decidi pela criação de uma figura que fosse ao mesmo tempo elegante e um tanto excêntrica: o terno perfeitamente ajustado que escolhi, por exemplo, era enfeitado com lantejoulas que garantiam seu brilho.
Para entender o quão complexo é o Boss Factory, ele permitia não somente escolher o tipo de roupa que Boss vai ter, mas também ajustar seus detalhes. No caso do terno com lantejoulas, eu pude não somente escolher a cor de cada uma de suas partes, mas também o nível de intensidade do brilho individual de cada uma delas.
As opções prometem ser ainda maiores no jogo final, que vai permitir o desbloqueio de modificadores de materiais que não estão presentes no aplicativo atualmente. No entanto, mesmo sem eles, dá para gastar algumas horas bolando a versão ideal de seu protagonista — e não é preciso se contentar com um único resultado.
Crie, compartilhe e curta
O editor de personagens permite que você guarde seus trabalhos em um banco de dados local, ou os compartilhe com outros jogadores ao redor do mundo. Através de um sistema de tags, os jogadores podem indicar qual seu objetivo com cada criação, submetendo-as ao julgamento de outras pessoas — que podem deixar um joinha como recompensa por seus esforços.
No banco de dados de Saints Row você também pode encontrar os personagens enviados por outros jogadores e baixá-los para sua coleção pessoal. No momento em que este artigo é escrito, já é fácil encontrar reproduções fieis de atores famosos e até de alguns personagens de jogos anteriores da série que não vão dar a cara no reboot (ao menos até onde sabemos).
O mais legal é que, além de guardar os visuais mais legais criados pela comunidade, você também pode criar listas de criadores favoritos e compartilhar seus trabalhos no site oficial do jogo. Como Saints Row permite mudar o visual do personagem principal com bastante liberdade, pode ser uma boa ideia “manter um estoque” com os mais legais para ir mudando entre eles conforme o jogo progride.
Boss Factory mostra o alto nível de personalização do game
A promessa da Volition é que os sistemas de customização de personagens são somente uma pequena dose de todas as opções que Saints Row vai reservar. No jogo final, será possível modificar detalhes de veículos, armas, automóveis e até mesmo das bases que marcam a expansão dos Saints pela cidade.
A promessa é que a quantidade de personalizações será bastante vasta, estimulando o jogador a cumprir missões (tanto principais quanto secundárias) em busca de novos itens. No entanto, se o Boss Factor serve como alguma indicação, é a de que as opções disponíveis logo de cara vão ser bastante generosas.
O novo Saints Row é uma espécie de “soft reboot” da série, apresentando personagens e cenários novos, ao mesmo tempo em que mantém a ação e o bom humor que consagrou a franquia. Com versões confirmadas para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, o game faz sua estreia no dia 22 de agosto deste ano.