Preview – Saints Row
Saints Row volta com um visual mais sóbrio, mas mantém os elementos loucos do passado
Saints Row está de volta, anos após explorar o universo dos super-heróis, dimensões paralelas e até mesmo o inferno — mas não da forma como você pensa. Após a tentativa da desenvolvedora Volition expandir suas asas com o duvidoso Agents of Mayhem, a empresa decidiu voltar para sua franquia mais conhecida e repensar o que funcionava (ou não) nela.
Após a divulgação de diversos vídeos promocionais (e um adiamento), a desenvolvedora parece pronta a finalmente mostrar o porquê você deve se importar com o reboot da série. A convite da Deep Silver, o Geeks United participou de uma apresentação fechada à imprensa em que pudemos ver mais detalhes sobre a história do game e o que ele pretende fazer para provar que ainda é relevante em 2022.
A primeira coisa que fica evidente é que, apesar de estar diferente, esse sem dúvida é um jogo da série Saints Row. Embora possa ser considerado “menos experimental” do que os capítulos anteriores, esse é um título que ainda prioriza sistemas de customização e dá ao jogador a sensação de fazer parte de um grande império do crime — tudo isso com bom humor e muita ação.
Um Saints Row para chamar de seu
Algo que já era evidente no material promocional do título, mas que ficou ainda mais claro na apresentação, é que a Volition quer oferecer aos jogadores um universo de Saints Row que eles possam chamar de seu. Isso é evidenciado pela imensa quantidade de opções de personalização que o jogo oferece, afetando desde o personagem controlado até seus veículos, armas e empreendimentos criminosos.
Quando a desenvolvedora diz que sua intenção é permitir que o jogador seja exatamente quem ele quer, ela não está brincando. O editor da empresa não possui limitações de gênero nem de espécie, oferecendo centenas de pequenas edições e ajustes que permitem criar desde um pessoal “normal” e sem graça, até um ser com detalhes cromados, chifre e órgão sexual não definido.
Enquanto as opções disponíveis logo de cara prometem ser mais do que suficientes para você passar horas criando seu protagonista, elas se tornam ainda maiores conforme o jogador destrava itens em sua aventura. Seguindo a Volition, você nunca vai ficar preso às suas decisões anteriores e terá bastante liberdade para modificar seu personagem — ou, se quiser acelerar as coisas, simplesmente usar uma das opções pré-determinadas que são oferecidas.
O maior e mais ousado Saints Row
Quando iniciamos nossa jornada pelo novo jogo da série, a gangue conhecida como Saints simplesmente não existe — e será nossa missão mudar esse cenário. O jogo nos leva à cidade de Santo Ileso, formada por 9 distritos que são divididos entre diversos grupos criminosos que convivem em um equilíbrio perigoso de poder.
Nesse local, somos apresentados a um grupo de quatro amigos que tem uma preocupação bastante simples e bastante fácil de se relacionar: pagar o aluguel. Em um momento no qual a economia não anda muito bem e as oportunidades estão em falta, eles decidem colocar em prática uma tática inusitada para conseguir o dinheiro de que precisam: roubar um banco.
Obviamente, nem tudo acontece conforme o esperado e não demora muito para que a polícia comece a perseguir os personagens durante sua escapada. Nesse momento, a demonstração compartilhada pela Deep Silver nos apresenta a uma das novas mecânicas de direção de Saints Row — a habilidade conhecida como “sidesweeping”.
Usando a aceleração e peso do veículo controlado a seu favor, o jogador pode jogá-lo sobre seus adversários para destruí-los e se livrar de qualquer perseguidor. Tudo isso em um ambiente de direção aprimorado em relação aos jogos anteriores, mas que mantém o mesmo espírito arcade que consagrou a série.
Quando seu veículo ficar muito danificado — ou você simplesmente quiser uma mudança de ares —, Saints Row também permite ativar um planador que transforma seu personagem em um verdadeiro “esquilo voador”. Enquanto o tempo que é possível ficar no ar não é muito grande, basta quicar em um NPC qualquer para ganhar um novo impulso e chegar rapidamente a seu objetivo, que pode ser uma missão ou um novo veículo cujo controle pode ser iniciado assim que você deixa o ar.
Combate traz elementos aprimorados
Nos momentos em que o jogador não está indo em direção a algum lugar (ou fugindo dele), provavelmente estará entrando em confronto com alguma gangue. O surgimento dos Saints e sua expansão por Santo Ileso não é encarada com positividade pelos grupos que dominam o lugar, que vão fazer de tudo para impedir que um novo grupo domine suas áreas de influência.
Para lidar com eles, o jogador conta com um sistema de tiro aprimorado e uma quantidade generosa de armas — algumas bastante convencionais, outra com características inusitadas no melhor estilo Saints Row. Saber quando usar cada uma delas é essencial para prosseguir na aventura: lembrando um pouco os sistemas vistos em Agents of Mayhem, cada grupo inimigo possui personagens com “classes” diferentes, que trazem suas próprias forças, fraquezas e padrões de ataque.
Durante a apresentação da Deep Silver, pudemos ver mais detalhes da missão “A Forja”, na qual os Saints precisavam destruir uma instalação inimiga capaz de produzir diversos veículos que estavam criando muita dor de cabeça. O processo de infiltração aconteceu de maneira nada silenciosa: após roubar um helicóptero militar e destruir as forças de proteção do exterior da estrutura, o protagonista invadiu o lugar e já tratou de destruir diversas de suas estruturas internas.
Obviamente, isso despertou a atenção das forças de proteção do lugar, que não deixariam tudo ser destruído sem responder à altura. Enquanto a maioria delas só usava pistolas convencionais como arma, também havia inimigos que usavam marretas ou até mesmo garras (no melhor estilo Wolverine) para atacar.
Essa variação força o jogador a se manter em movimento constante e a não depender somente de um único tipo de armamento para conseguir sobreviver. Enquanto apelar para sua metralhadora favorita é sempre uma saída viável, ela pode não ser uma opção tão boa quanto uma espingarda ou uma granada para responder às ameaças a seu redor.
Quando tudo aperta, ainda é possível recorrer às habilidades especiais de seu personagem, que garantem uma ligeira vantagem em batalha — ou apelar para o multiplayer online. Segundo a Deep Silver, toda a aventura de Saints Row pode ser encarada online com a companhia de outro jogador que, fora uma ou outra tela de carregamento, sempre estará junto de seu personagem e compartilhando com ele todos os eventos e evoluções disponíveis.
Acompanhe a ascensão dos Saints
Segundo o diretor criativo do jogo, Brian Traficante, o novo Saints Row vai trazer 25 missões em seu caminho principal, além 10 grandes missões secundarias espalhadas por seu grande mapa. No entanto, isso não será tudo o que os jogadores vão encontrar no game: muitas tarefas dinâmicas surgem em intervalo constante, permitindo que o jogador acumule mais pontos de experiência e habilidades para seu personagem.
Assim como acontece com as opções de personalização, os pontos acumulados poderão ser redistribuídos de forma bastante livre. Isso faz com que você não precise ficar limitado a escolhas feitas enquanto ainda está entendendo o universo do game, podendo explorar com calma cada possibilidade oferecida para descobrir quais delas se encaixam melhor em seu estilo de jogo.
O tempo que você dedica a Saints Row pode aumentar ainda mais ao investigar sua War Table, na qual um mapa da cidade mostra sua área de influência e dá a chance de criar novos empreendimentos criminosos. Cada um deles traz um conjunto próprio de missões que garantem bônus especiais, ao mesmo tempo em que atraem a atenção de gangues inimigas — quanto maior seu poder, maior o desespero delas e o poder de fogo que será trazido para os confrontos.
Além desse sistema de evolução com elementos estratégicos, Saints Row também promete oferecer uma série de desafios espalhados por seu imenso mapa. Ao completá-los, o jogador ganha acesso a diversas habilidades passivas que podem mudar bastante o rumo do game: na demonstração exibida pela Deep Silver, uma delas garantia resistência a ataques de fogo.
Volta à forma
Enquanto os conteúdos exibidos pela publicadora de Saints Row não oferecem a mesma experiência de jogar o game, eles serviram para dar uma boa ideia dos rumos que ele vai seguir. Apostando em visuais mais bonitos e sóbrios, a Volition parece estar disposta a botar a série “de volta nos rumos”, trazendo tudo o que funcionava no passado de forma mais polida e interessante.
Resta esperar para ver se a desenvolvedora vai conseguir cumprir essa missão e fazer com que o jogo volte a ser o alvo de conversas e a ocupar seu lugar de destaque no universo dos jogos de mundo aberto. Com versões confirmadas para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, o reboot tem lançamento programado para o dia 23 de agosto deste ano.