Review – Titanfall 2
O jogo que te faz lembrar para que videogames são feitos
Jogar videogames se tornou natural para alguns. Mesmo trocando de jogos, mudando o mapeamento de botões, trama ou personagens, o ato de passar algumas horas com controle na mão pode ser algo comum. Isso faz com que exista uma perda na sensação de diversão, o foco distrativo transforma qualquer experiência com games quase como uma obrigação. Porém Titanfall 2 é um daqueles jogos que seja possível despertar desse transe e dizer “Isso é realmente muito divertido”. Com uma infinidade de títulos no gênero de FPS, algo que se destaque dessa maneira tem que se tornar um caso a ser seguido, seja por suas mecânicas, boa jogabilidade ou ótima história.
Eu vos declaro soldado e …Titan?
A primeira mudança que Titanfall 2 apresenta com relação ao seu antecessor é ter um modo single-player. O game anterior tinha uma narrativa superficial que era contada em algumas partidas online, mas faltava um aprofundamento naquele mundo. A história de Titanfall 2 pode parecer algo batido e clichê, com a premissa de duas figuras que não deveriam trabalhar juntas agora estão conectadas e devem sobreviver. A primeira cinematic já demonstra que há uma diferença abissal entre os soldados comuns e os pilotos de Titan. O protagonista Jack Cooper é um oficial que está em treinamento para tornar-se um piloto de fato, porém tem que colocar sua habilidades a prova de forma prematura quando seu capitão lhe dá o controle de BT-7274 antes de morrer. Agora a inexperiência de Jack deve fazê-lo sobreviver ao lado do Titan veterano de combate. Apesar dos clichês, o modo single-player apresenta mecânicas que mudam tudo e tornam a jogabilidade algo quase impossível de se largar até sua conclusão. Não acho justo estragar a surpresa, é algo que precisa ser descoberto, então não direi o que acontece.Vou só deixar que é na missão “Cause and Effect”. É essencial que o modo história seja a primeira coisa a ser aproveitada, isso fará com que o jogador chegue no modo multiplayer sabendo o que irá enfrentar.
Cenas de ação feitas por você
A grande diversão de Titanfall 2 está sem dúvidas em seu multiplayer. Por começar com a customização do personagem, ao contrário de outros FPS onde é necessário horas e horas para liberar boas armas, aqui as coisas são mais rápidas de se conseguir. Não há uma disparidade grande entre jogadores iniciantes e veteranos, todos esses são diferenciados por suas habilidades, estratégias e conhecimento dos mapas. A grande beleza do jogo está em seus momentos incríveis, que não são pensados por um sistema para acontecer, dependem apenas do jogador. Em pouco segundos é possível ejetar do seu Titan, cair em cima do robô inimigo, retirar a bateria dele, matar alguns soldados e ainda voltar para o seu Titan. Acontecimentos dignos dos mais frenéticos filmes de ação e o melhor é que não foi o jogo que pensou isso. Não é como outros games de ação onde esse tipo de acontecimento se baseia em quick-time events.
Falando nos Titans, cada um dos 6 robôs gigantes são peculiares e criados para um tipo de jogador. Para os mais rápidos é possível aproveitar Ronin, o Titan com espada gigante, ou Scorch, que é mais pesado com lança-chamas. O único problema do multiplayer é encontrar jogadores em alguns modos de jogo, sendo impossível jogá-los. Seria bom se um modo com bots fosse pensado para pelo menos experimentar as diferentes modalidades disponíveis.
Titanfall 2 traz um frescor inacreditável para o gênero de FPS, que faz com que jogar coisas mais lentas torne-se até um pouco entediante. O ritmo frenético e rápido é fácil de acompanhar, criando momentos únicos de cada jogador. Titanfall 2 faz qualquer um lembrar que videogames são feitos para diversão, seja ela com competitividade ou contando uma boa história. Titanfall 2 está disponível para PS4, Xbox One e PC.