Review – Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

Ultimamente, a desenvolvedora e publicadora DotEmu vem lançando diversos jogos nostálgicos para uns e inéditos para outros, mas que cativam ambos e mostra que o tempo não passou para certos games como Streets of Rage, Windjammers, Wonder Boy e agora com seu mais recente lançamento Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge.

Todos esses jogos apresentam elementos que marcaram estes jogos na história, além de mecânicas aprimoradas para os tempos atuais. O mesmo ocorre em Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, que contém a essência de um jogo Beat’em up de fliperama dos anos 80 como o título Turtles in Time com gráficos em pixel art coloridos e agradáveis, que se inovam com elementos atuais para agradar um novo público e não ficar somente na nostalgia.

Santa tartaruga!

O Modo História do jogo traz uma narrativa simples, assim como muitos jogos da época: o Clã do Pé, seus robôs e os mais famosos capangas do Destruidor estão (novamente) aterrorizando Nova York, preparando o retorno de seu mestre. Ao longo do jogo, você passa por ruas, parques, esgotos, estúdios de TV e até mesmo outra dimensão para impedir a vingança do Destruidor, vide o título do jogo.

Além deste modo, é possível testar suas habilidades no modo Arcade, que conversa mais com o público nostálgico do jogo, no qual há limite de vidas e caso as esgotem, você será obrigado a recomeçar a campanha. Em outras palavras, insira outra ficha e tente novamente.

Ambos os modos são bem curtos ao se tratarem do mesmo trajeto para ser terminado, porém, o modo Arcade não há checkpoint para retornar após uma pausa. É necessário terminar todas as vezes seguidas, mas você ainda consegue pausar para ir ao banheiro ou fazer um lanchinho.

Teenage Mutant Ninja Turtles

A nostalgia encontra a inovação

Como a grande maioria dos Beat’em ups, a função de cada botão é quase um padrão. Em Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge a fórmula segue a mesma, mas com ótimas inovações e melhorias.

Além do combo tradicional de quatro botões, é possível complementá-los com ataques especiais, agarrões e golpes aéreos. Agora, também é possível provocar os inimigos para aumentar sua barra de especial e usar este ataque com mais frequência.

O jogo nunca apresentou um botão de defesa, mas dessa vez você consegue esquivar de golpes e até mesmo encaixar um especial ou golpe após. Caso esteja jogando em cooperativo – seja local ou online – você consegue cumprimentar um aliado para recuperar um pouco de vida ou até mesmo levantá-lo caso a mesma zere e assim não gastar uma vida para reviver.

Teenage Mutant Ninja Turtles

A jogabilidade de Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é muito intuitiva, fácil de aprender e aplicar, seja você um jogador acostumado com o gênero ou um de primeira viagem.

Diferente dos jogos de fliperama, nos quais normalmente era possível jogar somente com dois jogadores, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge apresenta a possibilidade de jogar tanto online quanto local não com quatro, mas sim seis jogadores!

Isso é possível devido a adição de novos personagens jogáveis junto das quatro tartarugas como o Mestre Splinter, a April e o Casey Jones, cada um com golpes e especiais parecidos. Porém, tome cuidado, pois fica muito fácil perder o seu personagem em meio a tanto caos.

Teenage Mutant Ninja Turtles

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge cativa e surpreende

É surpreendente como a DotEmu tem acertado tanto em títulos famosos de outras décadas e têm retornado o sucesso de Beat’em ups como Streets of Rage 4 e agora com Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge que trazem a tona o gênero que marcou a era dos fliperamas.

A combinação entre os gráficos em pixel art e uma trilha sonora tanto contemporânea – composta por Tee Lopes (de Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare, Sonic Mania) – quanto atual e completamente original, escrita e performada pelos membros do Wu-Tang Clan: Ghostface Killah e Raekwon, mostram o carinho e apreço que o estúdio tem pelo projeto.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge cativa novos jogadores, assim como surpreende fãs dos clássicos Beat’em ups, seja dos próprios quelônios, dos briguentos de rua ou dos fãs de Cadillacs e dinossauros. Além disso, é possível jogá-lo totalmente em português, algo que não havia nos fliperamas da época.

O jogo é consideravelmente curto se escolher a dificuldade “fácil” ou “média”, mas diverte do início ao fim. Caso procure um desafio, tente se aventurar no modo Arcade no “difícil” e teste suas habilidades.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S (no GamePass) e PC (Steam).

NOTA: 9/10 vezes que não consegui vencer no modo Arcade

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.