Review – Submerged: Hidden Depths

Submerged: Hidden Depths, não é apenas um jogo, é uma experiência visual e sonora.

Em 2015 foi lançado Submerged, jogo feito pela Uppercut Games que apresentava uma jornada concluída e muito gratificante para os jogadores. Mal sabiam eles que em 2020 seria lançado uma continuação, Submerged: Hidden Depths. O novo jogo, feito pelo mesmo estúdio, apresenta melhorias em seu gameplay e gráficos, mantendo a essência e personagens do título anterior.

Você joga com Miku e seu irmão Taku, explorando o que restou de uma humanidade onde o mar tomou de volta o que é dele. O game sendo uma continuação de Submerged em que sua missão era salvar a vida do seu irmão, ela agora tem uma maldição e quer usar isso para o bem dele e luta para que essa maldição não separe os dois novamente.

O game tem em seu foco a exploração, navegação e principalmente a admiração, trazendo belíssimos cenários, que é difícil não parar e observar ao redor o mundo vibrante e cheio de atenção aos detalhes. Trazendo uma experiência de “relaxploração”, sem combates, sem tempo, sem preocupações, o seu foco aqui é aproveitar a beleza do que restou do mundo pós-apocalíptico.

Cenários fantásticos e muitas cores

Com paisagens do cotidiano, como estacionamentos, centros comerciais, fábricas, viadutos e conjuntos habitacionais destruídos, tomados pela natureza e quase que completamente submersos, tendo também um clima dinâmico e um sistema de dia e noite que dá um charme a mais no mundo. Você é incentivado a coletar peças que contam a história dos dois irmãos assim como a de povos passados que antes ali habitavam.

Mesmo num mundo pós-apocalíptico o ser humano consegue dar um jeito de destruir a natureza, graças a isso uma espécie de “corrupção” tomou conta dos marcos e de onde havia civilização, que usavam as “sementes” dessas plantas como fonte de energia, ligando nelas coisas banais como televisores, rádios, secadores de cabelo dos quais a sua missão é devolver essas sementes ao núcleo das plantas e com isso remover a corrupção dela e voltar a florescer o lugar.

Por não ter uma história contada diretamente ao jogador, você é livre para interpretar como e porque essa corrupção consumiu a vida desses lugares, ao explorar você ainda encontra pessoas ou o que sobrou delas como casulos tomados pela corrupção. Essa tal que mesmo que discretamente está sempre te observando.

Um detalhe importante nisso também é a conexão que a Miku tem com a corrupção, pois quando ela se aproxima destes seres, eles florescem e cantam, coisa que não acontece caso seu irmão se aproxime.

Submerged: Hidden Depths

Música para seus ouvidos

Por falar em cantar, outro ponto louvável do jogo são seus efeitos sonoros, trazendo vida e movimento a esse planeta “inabitado” com sons direcionados que te ajudam a encontrar os coletáveis pelo mapa, assim como os sons das criaturas que existem espalhadas pelos mapas, a trilha é suave e acompanha bem os momentos calmos de navegação, assim como intensifica nos momentos de descoberta.

Submerged: Hidden Depths, é um jogo em terceira pessoa com uma mecânica bem simples que inclui um modo de controle adaptado para jogar com apenas uma mão. Já que seu movimento é quase todo automático, para escalar, pular e coletar, as vezes pedindo apenas o apertar de botão para confirmar a ação.

Submerged: Hidden Depths

Uma jogabilidade pouco problemática

Sua simplicidade na gameplay as vezes também é o que te traz problemas, tais como ficar preso em lugares do cenário, as interações no mapa levarem em conta a direção da câmera e não do personagem para interagir e a câmera que por momentos entra em um ângulo mais “cinematográfico” para mostrar os cenários, mas peca as vezes por te direcionar a um ângulo muito discrepantes do que estava fazendo assim quebrar o ritmo da jogabilidade.

Outra coisa também, que talvez por limitações da engine UE4, ocorrem alguns gargalos enquanto carrega cenários ao horizonte, independente da qualidade gráfica escolhida, mesmo que pouquíssimas vezes, ainda assim se fez presente. Outro problema que atrapalhou um pouco para fazer 100% é que coletar todos os animais, pareceu um pouco de “sorte”, pois mesmo você vendo que a maioria deles tem seus lugares definidos, alguns foram mais raros e não ficou muito claro qual a condição deles para aparecer.

Submerged: Hidden Depths

Submerged: Hidden Depths é um ótimo e belíssimo jogo para se aproveitar ao final de um dia cheio, com uma caneca de sua bebida quente favorita, é um jogo aconchegante que te abraça e não cobra nada de você, quer apenas que você aprecie a paisagem e explore seu mundo no seu tempo, sem pressa, sem marcadores de objetivos ou listas de coisas pra fazer. Ele quer apenas que você tenha uma boa e leve experiência.

Submerged: Hidden Depths está disponível para PlayStation 4, Xbox Series X, Microsoft Windows, Xbox One, Google Stadia, PlayStation 5

NOTA: 9/10 coletáveis esquecidos na ilha anterior que eu vou ter que procurar

Texto por Rodrigo de Freitas