Review – Smalland: Survive the Wilds

Smalland: Survive the Wilds é um dos mais recentes lançamentos de jogos do gênero survival nos últimos meses. Desenvolvido pela Merge Games, o game saiu do Early Acess com sua versão 1.0 e tenta trazer uma proposta de um mundo mais sandbox, sem muitos guias e amarras para o jogador.

Quando o jogo foi anunciado e durante seu Acesso Antecipado, Smallland: Survive the Wilds foi comparado constantemente com Grounded, devido a ambos terem um visual parecido, por se passar dentro de um jardim e enfrentarem insetos. Contudo, os jogos não poderiam ser mais diferentes. Enquanto Grounded trabalha algo mais cartunesco e com um tom de brincadeira, Smallland se leva um pouco mais a sério e o jogador não é inserido no mundo como um humano encolhido, mas sim como um ser fantasioso daquele ecossistema de criaturas minúsculas.

Explore e sobreviva

Outra grande diferença entre os dois jogos fica na apresentação, Smallland é um estilo de jogo survival mais antigo, como Ark e Conan. Ele não segue essa nova onda de Grounded, The Forest e Enshrouded, onde se tem uma narrativa mais guiada com marcadores de missões e uma progressão linear. Você inicia com uma quest te guiando até uma pequena vila do seu povo e rapidamente a “história” se divide em quatro opções de onde ir e cabe ao jogador decidir o que fazer a partir daí.

Você pode construir sua base, tentar desvendar a missão principal ou realizar as secundárias de facção espalhadas pelo mapa. Fica tudo muito em aberto para o jogador fazer a sua história a partir desse ponto, mas é bom você ter em mente o que quer fazer, devido ao menu de missões não te informar nada direito. Missões antigas continuam lá, assim como tutoriais que foram feitos nos primeiros 15 minutos de jogo. Tudo bagunçado e disponível como objetivo ativo. 

Ao mesmo tempo, o jogo tem um sistema de crafting e construção intenso, que também é prejudicado pelos seus menus em que novas opções são mostradas em sub menus e sem muito destaque, dificultando o entendimento.

Enfrente muitos inimigos

Um dos aspectos mais fracos de Smallland, fica no seu combate. Uma imitação muito simplória de um combate de ação, onde você bate uma ou duas vezes e esquiva para o lado pra desviar de ataques. Até existe um sistema de parry perfeito, mas não tem muito porque ser usado quando uma rápida esquiva para o lado desvia de tudo.

A progressão de armas e armaduras também não é muito interessante, embora armas tenham movesets diferentes, faltam habilidades especiais ou até usos específicos para elas. No fim, entra no caso de equipar sempre o que tem mais defesa e mais ataque no seu inventário, sem bônus de equipamento interessantes ou ataque melhores contra certos inimigos.

Não esqueça de construir

Agora vamos pro ponto mais forte do jogo, Smalland tem um sistema bem completo de construção de bases, permitindo criar grandes estruturas e te dando muita liberdade com as peças e materiais para sua casa. 

Eles também utilizam um sistema de base móvel parecido com o do Fallout 76, onde sua base não está presa a um lugar específico, podendo transportar ela para outras bases de árvore durante o jogo e até permitindo que ela seja levada para o jogo de seus amigos, coletando recursos por lá, completando missões, ganhando experiência e depois voltando para seu jogo pessoal, sem perder nada. 

Esse é um elemento muito legal do jogo, ele facilita bastante a integração com seus amigos, sendo possível até alugar um servidor dedicado se todos quiserem jogar no mesmo mundo constantemente, mas se isso não for uma opção, entrar no mundo dos seus amigos e depois voltar para o seu não te faz perder tempo como em outros jogos, já que o jogo registra as missões completas, independente de onde estiver. 

Smalland: Survive the Wilds é promisso, mas precisa de mais tempo

Mesmo este sendo seu lançamento oficial, ainda devem ter melhorias na apresentação do mundo para o jogador e um desenvolvimento maior de seus sistemas de combates e armaduras, para dar uma variedade maior para o jogo.

O mesmo vale pro sistema de montarias do jogo, onde a próxima montaria é objetivamente melhor que a anterior e não tem uma grande utilidade em manter ela. Apesar de sua versão 1.0, Smallland: Survive the Wilds ainda não parece completo.

Texto por Alexandre Trevisan

Smalland: Survive the Wilds: Apesar de seu lançamento, Smalland: Survive the Wilds ainda parece incompleto em certos aspectos, com um combate que deixa um pouco a desejar. Entretanto, o ponto alto do jogo é sua construção e o modo multiplayer que poupa esforços na questão de dividir recursos. convidadogeeks

7
von 10
2024-04-19T14:42:56-0300