Review – New Gundam Breaker

Não é brinquedo não

A cultura dos Gunpla, ou Garage kits, é muito forte no Japão. Eles são colecionáveis de Gundam que vem desmontados em uma caixa, onde a pessoa destaca cada pecinha e monta uma estátua de robô do anime. Esta cultura se tornou algo tão marcante entre os fãs da série que ganhou jogos baseados em lutas de Garage Kits. New Gundam Breaker é o mais novo título da franquia que mostra que lutinha de robô de brinquedo não é brincadeira.

No mundo de New Gundam Breaker, os estudantes da Gundam Breaker Private Academy, uma escola que escolhe as melhores pessoas do mundo na arte de construir gunplas para combate. A premissa é claramente saída de um anime e o que mais importa aqui é o combate entre robôs. 

A jogabilidade é até que bem simples, em uma arena 3D, as equipes de gundams se enfrentam para tentar cumprir os objetivos. No meio deste combate, você pode pegar novas partes para o gunpla, que podem tanto serem substituídas na hora da luta quanto no início de uma missão. Claro que nesta conta entram altas doses de RPG, onde é preciso analisar como cada peça se encaixa melhor com cada robô, o que permite criar alguns combos na montagem.

As lutas de New Gundam Breaker lembram uma versão um pouco mais lenta e travada do visto em Gundam Versus. Por neste contexto tratar de colecionáveis de, literalmente, bonequinhos de robôs gigantes, o combate poderia ser uma pouco mais rápido e dinâmico. Outro problema do game é que em certos momentos, existe uma grande quantidade de informação na tela, sendo difícil se focar no objetivo principal. Apesar dos defeitos, é possível tirar umas boas horas de diversão em New Gundam Breaker. Para jogadores iniciantes neste universo de porradinha de robôs, este jogo pode ser uma ótima maneira de conhecer o terreno antes de chegar em lugares mais complexos como Gundam Versus.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.