Review – Minecraft Story Mode

É tipo Minecraft, só que com histórinha

Minecraft-Story-Mode-Banner

Minecraft: Story Mode é um jogo episódico em progresso criado pela Telltale Games com sua clássica fórmula de aventura e point-and-click, baseado no de sobrevivência adorado pela criançada, Minecraft. A história começa contando sobre a lenda da Ordem da Pedra e seus membros, Gabriel Guerreiro, Ellegaard a Engenheira Redstone, Magnus Rogue, e Soren o Arquiteto. A Ordem consegue derrotar o Dragão do End e assim ficam famosos, mas após isso se separam e somem com o tempo. No presente, o protagonista é Jesse que com seus amigos Olivia, Axel, e o porco de estimação Reuben, acabam encontrando muitos problemas e escolhas difíceis de se fazer a partir daí.

Como muitos já conhecem, a Telltale Games anda fazendo jogos de excelentes qualidades e com histórias cativantes, onde cada decisão feita afetará todo o enredo e sua relação com os personagens à sua volta, uma bela fórmula que surgiu e fez muito sucesso a partir do primeiro jogo do The Walking Dead. Em Minecraft Story Mode perde um pouco do sentimento envolta de tudo no jogo, os personagens são divertidos, mas nenhum que traga uma carga grande de sentimentos para o jogador, e as escolhas e falas a serem feitas também não trazem um peso ou dúvida em qual seria mais sensato, você joga com indiferença sem se importar com o que acontece e com quem.

Já a jogabilidade de Minecraft Story Mode é bem feita unindo o mundo de Minecraft. Em muitas situações é necessário criar itens para acessar tal lugar ou criar armas, para isso, é dada a oportunidade do jogador ir no workbench e fazer a fórmula exata que já estaríamos acostumados no jogo normal para fazer espadas, arco e flecha, dinamite e afins. É possível construir coisas também, mas aí já é bem mais simples, apenas ficar apertando o mesmo botão repetidamente enquanto os personagens constroem as casas ou plataformas.

Existe também o combate contra os inimigos no jogo, Creepers, aranhas e zumbis. É uma mecânica bem simples também, nada tão complexo, é possível utilizar uma espada ou arco, caso tenha flechas.

Minecraft Story Mode é fraco em comparação com os outros jogos da série, acho que pelo fato de ser Minecraft mesmo. Por ser um jogo “infantil” a Telltale Games falha em tentar fazer com que o jogador se importe com os personagens e as suas escolhas ao decorrer do jogo, pois não traz o sentimento de tensão e compaixão, são bonequinhos de Minecraft, eu não consegui ligar muito caso um morresse ou sumisse, juro que tentei, até mesmo com o porquinho que foge o tempo todo. A história sendo clichê também foi um pouco tedioso.

Os jogos anteriores à Minecraft Story Mode tem um melhor desenvolvimento e cativa bem mais os jogadores. Tales from the Borderlands é meu favorito até hoje. Espero para ver se o Batman vai conseguir superar. Portanto, Minecraft Story Mode é divertido, mas não faz jus por ser um jogo da Telltale Games.

Minecraft Story Mode já está disponível para todas as plataformas, inclusive mobile.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.