Review – LEGO Star Wars: The Skywalker Saga

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é uma excelente adaptação em jogo para apreciar os filmes

Em 2005, a TT Games lançou seu primeiro jogo em parceria com a LEGO, LEGO Star Wars The Video Game para PlayStation 2, que trazia a trilogia dos episódios I, II e III. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte lançaram outro jogo com a trilogia original dos filmes IV, V e VI.

Com seu humor caricato e maneira única de contar as histórias dos filmes de sucesso, a TT Games começou a abordar outras sagas cinematográficas de sucesso e adaptavam em jogos LEGO, como Piratas do Caribe, Harry Potter, Indiana Jones, Senhor dos Anéis e até mesmo O Hobbit, além de abordar outras vertentes com Batman, Vingadores, entre outros. Porém, sua fórmula começara a se tornar repetitiva, puzzles parecidos entre os jogos e todos pareciam ser os mesmo em questão de mecânicas.

Após alguns anos e com o lançamento da nova geração de consoles, a TT Games retorna com LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, contando a história dos filmes I ao IX de uma maneira diferente dos anteriores, mas com maestria ao inovar e apresentar muitas novidade em suas mecânicas, tanto de combate, quanto exploração.

A história já contada

Como dito acima, a história dos seis primeiros filmes já foram contados, mas de forma linear e segmentada em fases, além de LEGO Star Wars: The Skywalker Saga trazer a trilogia mais recente, o jogo traz um mundo aberto para ser explorado e desvendado em diversos puzzles e mais colecionáveis do que qualquer um da franquia já lançado.

Você pode escolher por qual trilogia começar, sendo obrigatório selecionar o primeiro de cada, o I, o IV ou o VII e assim liberar os outros em seguida. Cada capítulo tem cinco fases alternadas com o mundo aberto ao acompanhar a narrativa do filme.

Tanto as fases, quanto os mapas abertos têm seus colecionáveis a serem descobertos, mas essa tarefa só poderá ser cumprida ao revisitar tudo novamente no “Modo Livre”, esse que dá liberdade de trocar de personagem a qualquer momento e realizar os puzzles com as classes necessárias.

LEGO Star Wars

Um jogo LEGO familiar e novo

O acervo de personagens nos jogos LEGO sempre foram impressionantes, em todos os jogos era possível jogar com um personagem que aparece em cinco segundos de tela. Em LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, você tem 380 personagens jogáveis, contando com as DLCs – Mandalorian com Grogu e Han Solo do filme homônimo – todos com combos de golpes e armas, porém, cada um é acompanhado de um grupo de classes que são necessárias para certos tipos de puzzles.

Há coisas que somente um Jedi consegue fazer, outras um droid de protocolo, algumas por personagens da Primeira Ordem, logo, não é possível pegar todos os segredos e colecionáveis em só uma jogatina, seja nas fases ou mundo aberto.

O mesmo sistema se aplicava nos títulos anteriores da LEGO, mas com muito mais simplicidades, agora você consegue comprar melhorias para cada classe, seja para executar tal função mais rapidamente ou alguma habilidade passiva que facilite rejogar as fases.

LEGO Star Wars

O mesmo se aplica ao combate do jogo, ao invés da vida ser marcada com coraçõezinhos, há uma barra para todos os personagens e “fases”, dentro de uma luta de um chefe, mais complexas e dinâmicas. Para deixar ainda mais divertido, é possível dar socos com todos os personagens, quem nunca quis dar uma surra no Jabba The Hut com o R2-D2?

Todos os personagens tem seu sistema de combos de combate corpo-a-corpo, a grande maioria é acompanhada por Blasters – que traz novo sistema de mira por cima do ombro – os Jedis com seus famosos sabres e o uso da força.

LEGO Star Wars

Além disso, agora existem fases que você pilota as naves pela galáxia, engajando em combates e até mesmo corridas contra o tempo, também disponível para utilizar a nave que quiser ao jogar no modo livre. Por último, mas não menos importante, é a implementação de missões secundárias obtidas através de NPCs espalhados pelos planetas visitados.

Toda essa repaginada na jogabilidade o tornou muito mais fluído e dinâmico, os duelos de sabre estão muito mais emocionantes e ainda assim é um combate muito fácil de se adaptar. Será muito interessante vez mais implementações como essas em futuros títulos da LEGO, talvez seja interessante reviver os títulos antigos, como do Indiana Jones, após o lançamento de um novo filme ou até mesmo do universo dos heróis da Marvel e da DC.

LEGO Star Wars

um ótimo jogo de Star Wars

Ultimamente, os títulos de Star Wars propriamente feitos pela Lucasfilm Games tem deixado um pouco a desejar, mas LEGO Star Wars: The Skywalker Saga consegue contar a história dos filmes com muito carisma e humor da maneira certa. Além de nos preparar para conferir os jogos futuros que expandem o universo de Star Wars e até mesmo das séries recentes.

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é um jogo extremamente divertido para todas as idades, seja para jogar sozinho ou acompanhado localmente com a tela dividida, o jogo está totalmente localizado em português, com excelente dublagem e localização nos textos. Vale mencionar que o título no PC funciona com Steam Remote Play, logo, você consegue jogar com a tela divida com um amigo online.

O jogo é muito bem otimizado para PC, testei em uma GPU 3060 Ti com um processador AMD 3600X e não tive problema com performance no geral, somente em algumas fases que tive muita queda de FPS, logo, é recomendável uma máquina minimamente bruta para aproveitar o jogo com gráficos no Médio/Baixo.

LEGO Star Wars

O futuro é incerto

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga tem mostrado ser um grande sucesso de vendas e crítica, logo, é plausível a TT Games começar a planejar futuros títulos que acompanham mesmo nível de inovação e melhorias.

É um jogo que dá vontade de completar no primeiro momento que você deixa um coletável passar por não ter o personagem necessário e ele não é tão difícil de ser completado, porém, trabalhoso. Com cerca de 30h é possível completar todos os episódios dos filmes, mas serão necessárias muitas horas extras para passar um pente fino em todos esses coletáveis.

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga é o jogo definitivo para visitar os filmes do Star Wars em um game, seja você um fã ou até mesmo um interessado em conhecer esta saga, mas nunca deu chance para os filmes. Explore este universo criado totalmente em LEGO

LEGO Star Wars: The Skywalker Saga já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, PlayStation 5 e PC (Steam). A cópia para PC deste jogo foi gentilmente cedida pela Nuuvem.

NOTA: 10/10 vezes que parei para escolher o Mandaloriano para explorar o jogo no modo livre

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.