Review – Kerbal Space Program (PS4)

Pousar na Lua ainda é um grande desafio

Ser astronauta é um sonho infantil de muitas pessoas. Sair de Terra e presenciar a vastidão do universo, aquilo que permeia a imaginação humana. Porém sair de órbita é algo um pouco mais difícil do que se pensa, não é como os filmes e games mostram. Fazer um foguete decolar exige cálculos de combustível e considerações sobre como a física irá agir em um ônibus espacial. E é para isso que Kerbal Space Program chega para fazer, colocar um pouco de realidade nessa fantasia toda.

O simulador espacial já seria divertido o suficiente, mas a presença dos Kerbals deixa tudo melhor. O design simples e gracioso da raça que dá título ao jogo traz um pitada de diversão à toda seriedade da simulação. Indo ao que interessa, Kerbal Space Program não é o tipo de jogo para se gastar alguns minutos. A camada de dificuldade proposta o difere muito de simuladores de veículos por exemplo, uma coisa é pilotar um carro, outra completamente diferente é colocar um satélite na órbita da Terra, bom, de Kerbal no caso. É necessário sentar por boas horas, para aprender realmente algumas coisas antes de começar a montar um foguete. Uma boa dica para iniciantes que desejam se aventurar é testar alguns dos veículos espaciais que já estão prontos.

O problema da versão de PS4 de Kerbal Space Program é que o jogo foi todo pensado para ser jogado em um PC. Isso torna a interface de usuário truncada e complicada de ser acessada rapidamente pelo controle. A limitação de botões do controle de um console torna a experiência, que já é difícil por conta do nível de simulação, ainda mais trabalhosa. Essa interface complexa, cheia de comandos, também não ajuda muito o desempenho do jogo. Em muitos momentos o game trava e apresenta lentidões para conseguir carregar tudo que será exposto na tela, isso sem citar as letras impossíveis de serem lidas.

Kerbal Space Program é um ótimo jogo, principalmente o jogador começa a estabelecer seus próprios objetivos. Tente pousar na Lua, isso revelará horas de estudos e testes com foguetes diferentes para poder reproduzir as palavras de Neil Armstrong. Apesar de toda a diversão, Kerbal Space Program é definitivamente feito para ser apreciado em um PC ao invés de sua versão de consoles.

Kerbal Space Program está disponível para PC, Mac, Linux, PS4, Xbox One e Wii U.

 

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.