Review – Inscryption

Inscryption é um card game fora do comum e repleto de mistérios

Imagine disputar uma partida em um jogo de cartas com um ser desconhecido, equivalente aos tradicionais card games com criaturas, combates e pontos de vida, agora imagine que a sua vida depende da sua vitória.

Esse é o enredo inicial de Inscryption. Desenvolvido pela Daniel Mullins Games e distribuído pela Devolver Digital, Inscryption é um jogo de cartas nada convencional e críptico do início ao fim. Em outras palavras, é um título que parece que saiu diretamente de uma creepy pasta.

Não questione, apenas jogue

Comentar sobre o enredo de Inscryption deveria ser considerado spoiler. O jogo é dividido em quatro atos, quanto mais se avança, mais as peças vão se encaixando e o enredo se apresenta ser algo equivalente a uma creepy pasta que você lia nos anos 2000, sobre uma fita de Pokémon ou Zelda encontrada enigmaticamente.

Cada ato é único e traz mecânicas diferentes ao jogo, usando como base tudo que foi aprendido no começo. Eu considero o primeiro o mais difícil, pois precisei me acostumar a raciocinar em esse jogo de cartas funcionava, além de ter que obter cartas melhores que me auxiliassem para avançar.

Review - Inscryption

Mais que um mero jogo de cartas

Tudo apresentado sobre Inscryption – sem considerar spoilers – é que se trata de um card game, porém, você presencia muitas outras vertentes além dessa. Há nuances de escape room logo no início, junto de outros gêneros mais a frente, isso fará sentido ao avançar para os próximos atos.

A gameplay do card game em si é muito divertido e se torna “fácil” uma vez que acostumado da maneira como ele funciona.

Ao invés de pontos de vida, há uma balança, ao causar ou tomar dano direto, pesos são adicionados, a partida acaba quando a balança tomba totalmente para um dos lados. Com isso, é possível pensar em diversas maneiras de segurar uma partida até puxar cartas boas, basta controlar o peso da mesma.

A mecânica de descer as cartas exige um pouco mais de estratégia e planejamentos futuros. Não há carta armadilha ou de magia, somente criaturas.

Cada criatura tem um custo de invocação – que exige outras já na mesa serem sacrificadas para então descer as novas -, acompanhadas de um valor de ataque, vida e algumas vezes uma habilidade passiva.

Eu demorei para me acostumar um pouco com o estilo de gameplay de Inscryption, mas uma vez que compreendi o que posso fazer com a balança e uma certa combinação de cartas, fica mais fácil criar uma estratégia para as partidas, principalmente contra os chefes.

Review - Inscryption

Review - Inscryption

Frustrante, porém intrigante

Inscryption pode ser um jogo inicialmente frustrante para algumas pessoas, se não prestar atenção nas jogadas, uma carta na posição errada, pode custar a partida e terá de reiniciar tudo no jogo. Contudo, é um mistério tão grande e um jogo tão intrigante que cativa a querer saber mais desse mundo misterioso.

Apesar de existir apenas 4 atos, o jogo quase me perdeu entre o segundo e o terceiro por parecer esticar demais algo que estava me saturando, mas como disse acima, se tornou mais fácil após me acostumar e passei sem muito esforço.

Assim como todos os jogos atuais distribuídos pela Devolver, Inscryption está localizado em português do Brasil e como sempre é impecável, seja nas gírias ou transmitir o modo que o personagem fala.

Inscryption é um título diferente de muitos lançados nos últimos anos e vale muito a pena explorar e se aventurar nesse mundo enigmático de card game.

Inscryption já está disponível para PC (Steam)

NOTA: 8/10 vezes que time que recomeçar o primeiro ato do jogo

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.