Review – HITMAN 3
Uma conclusão mais do que mortal
O Agente 47 tem sido um árbitro da morte há décadas, usando seu conjunto de habilidades afiadas em uma variedade de negócios sujos em todo o mundo. Com HITMAN 3, sua trilogia World of Assassination chega a um fim inevitavelmente sangrento. Ao longo desses três jogos, a IO Interactive corajosamente decidiu criar uma “experiência Hitman” perfeita que parecesse consistente, desde a missão do tutorial até a conclusão.
Uma experiência excitante
Depois de jogar este final impressionante, estou aliviado que o estúdio tenha chego neste patamar. Cada missão no arco final é uma declaração, uma experiência cinematográfica, demonstrando um domínio do design de níveis e uma vontade lúdica sombria de subverter as expectativas estabelecidas cinco anos atrás. HITMAN 3 é um bom lugar para começar sua jornada neste mundo de assassinatos, assim como é uma maneira satisfatória de (infelizmente) dizer adeus.
Hitman sempre quis deixar jogadores em locais desconhecidos, dando-lhes um alvo e depois deixando-os correr soltos. Os jogos mais recentes elevaram essa filosofia de design a novos patamares. No seu melhor, Hitman oferece uma experiência como nenhuma outra, apresentando cenários elaborados e dando aos jogadores as ferramentas de que precisam para enfrentar as missões de maneiras diferentes.
A primeira vez que explorei a bombástica missão de abertura do Hitman 3 em Dubai, explorei metodicamente o máximo que pude do arranha-céu Scepter antes de matar meus alvos. Horas depois, fui capaz de rolar com eficiência sem perder tempo, matando os dois sem que ninguém soubesse que eu estava lá.
Diferentes abordagens, novos métodos
HITMAN 3 apresenta novos elementos, incluindo um gadget de câmera, mas o mais notável são seus atalhos persistentes. Ao destravar portas específicas ou acessar escadas, novos caminhos disponíveis são abertos para futuras rotas de fugas. Eles são uma grande adição aos locais inciais da série, dando a você a capacidade de ignorar as seções de um nível e ir direto para qualquer coisa – ou quem – você está mais interessado em perseguir.
Adorei encontrar um festeiro fora da área da boate de Berlim e fazer um tour guiado pelo mapa, mas fiquei aliviado quando encontrei uma porta lateral que me permitiu passar direto por ele e pela segurança. Alguns atalhos estão em locais mais arriscados, então você deve pesar esse perigo adicional, mas gostei de ter acesso a mais opções.
A IO Interactive vem elaborando esses tipos de missões há anos, e isso mostra a experiência. Quase todas as missões apresentam algo que supera as expectativas dos jogadores de longa data. O objetivo final de matar seus alvos sempre faz parte do negócio, mas HITMAN 3 prova que ainda há muito espaço para mais variedades. Uma missão oferece um longo (e opcional) mistério de assassinato para resolver, colocando você no papel incomum de investigador particular e interrogador, remetendo ao filme “Entre Facas e Segredos”.
Em outro, você começa sem ter nenhum conhecimento das identidades de seus alvos. Trabalhando sem inteligência, você deve observar e ouvir metodicamente as conversas antes de entrar em ação. Se você está impaciente, pode simplesmente entrar em fúria e torcer pelo melhor. Cinco dos seis níveis oferecem uma grande variedade de oportunidades de improvisação; Passei quase duas horas me infiltrando em uma empresa de alta tecnologia na China e fui cativado por quase todos os momentos. A missão final é mais linear do que as outras, mas não é menos satisfatória ao apresentar uma experiência mais cinematográfica que o geral.
Uma excelente conclusão com gostinho de quero mais
HITMAN 3 é uma conclusão válida para a trilogia, mas se você não ficou impressionado com os títulos anteriores, não é provável que mude de ideia. Suas melhorias, por mais bem-vindas que sejam para os fãs de longa data, são atualizações incrementais, em vez de saltos maiores que você pode estar acostumado a ver em sequências mais tradicionais. Eu gosto de seu ritmo lento e amo a tensão que vem de passar despercebido pelos guardas.
Eu adoro ver cada nível como seu próprio quebra-cabeça estranho, e algo sobre cutucar a simulação para ver o que é ou não possível realmente me impressiona e as vezes decepciona pelo quão manipulável a IA pode ser. No entanto, se você acha que os dois episódios anteriores têm tiroteios medíocres ou os acha muito complicados, esses elementos não mudaram. Você pode tecnicamente pular para HITMAN 3 sem jogar os jogos anteriores, mas isso é um péssimo serviço para consigo mesmo. Muito do peso emocional e narrativo do jogo depende de você ter experimentado a trilogia.
HITMAN 3 conclui um capítulo da grande história do Hitman, mas não parece um final. Há uma abundância de conteúdo e atividades paralelas em oferta, e a trilogia como um todo está fadada a ser um destino de longo prazo para aspirantes à assassinos. O ato final da IO Interactive na trilogia antecipa e recompensa da experiencia do jogador, apresenta um design de níveis meticuloso e tem momentos de catarse macabra que me faz rir em voz alta. Meu entusiasmo por tudo isso é tão indelével quanto o código de barras tatuado na parte de trás da cabeça do Agente 47.
NOTA: 9/10 vezes que refiz as missões para ver as Oportunidades que tinham nelas