Review – Guilty Gear Strive

Guilty Gear Strive é uma porta de entrada para os jogos de luta

Após quatro anos de espera, Guilty Gear Strive finalmente chega para o delírio de todos, sejam eles fãs da série ou de outros jogos da Ark System Works (ArcSys), estúdio conhecido por estabelecer um novo estilo aos jogos de luta como Dragon Ball FighterZ, BlazBlue e GranBlue Fantasy Versus.

Conhecido como um jogo extremamente técnico e personagens com estilos únicos, Guilty Gear Strive consegue criar uma linha extremamente equilibrada entre os jogadores de longa data e iniciantes, se tornando assim uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer o mundo dos jogos de luta.

Um jogo de luta e sua história

Guilty Gear teve sua estreia ainda no primeiro Playstation em 1998, o que mais chamou a atenção foram seus personagens distintos em estilo anime e trilha sonora carregada de rock e metal, que se tornaram a marca registrada da série até hoje.

A série se passa em um futuro distante no qual a humanidade passava por diversos conflitos e guerras, no qual existia uma fonte de energia batizada de Magic e a partir de combinações de humanos com esta fonte de energia, uma nova arma biológica foi criada, as Gears.

Em Strive temos a conclusão de diversas histórias importantes como a de Sol Badguy, o caçador de recompensas e protagonista desde o primeiro título, que tinha como o objetivo destruir todas as Gears e seu criador, That Man.

O jogo oferece um modo história com animações produzidas através do motor gráfico do jogo, mantendo a fidelidade de movimentos e animações, em que você pode assistir de uma só vez ou em capítulos.

Review - Guilty Gear Strive

Só jogue para ganhar, não para perder

Guilty Gear Strive conta com modos de jogo Offline (Arcade, Versus, Sobrevivência e Dojo), Online (Partidas Online e Ranqueadas) e o Modo História. Mesmo sendo experiente, o modo Dojo é recomendado para testar os personagens e mecânicas, essas que foram mais simplificadas se comparadas a seus antecessores.

Veteranos podem sentir o jogo um pouco mais lento e menos focado em combos, mas não tira a complexibilidade e profundidade que o título pode oferecer. No Dojo são oferecidas missões nas quais você tem acesso a um tutorial completo de cada mecânica e aspecto de cada personagem do jogo como: Combos, Counters, Dashs, Cancels, Overdrivers, Roman Cancel, Psych Burst, R.I.S.C, Tension e Matchup.

Com tantos nomes assim, um novato com certeza pode ficar perdido e com receio de começar, mas as missões são separadas por dificuldade e etapas, sem correr o risco de você ficar preso em um tutorial no qual não consegue terminar. Porém, não é necessário você saber cada mecânica disponível para se divertir, muitas delas são usadas somente em partidas de alto nível.

O que realmente se destaca é o Modo Online, no qual a ArcSys se superou e trabalhou em um dos melhores Netcode que existem na atualidade, que possibilita partidas online extremamente responsivas e sem delay com jogadores de diversos lugares.

Guilty Gear Strive também conta com crossplay, sendo possível jogar entre plataformas, o que aumenta ainda mais o nível de competitividade e longevidade do jogo.

Review - Guilty Gear Strive

Vida longa a Guilty Gear Strive

Apesar de contar somente com 15 personagens jogáveis em seu lançamento, a maioria deles sendo rostos conhecidos da série, o estúdio já anunciou a primeira leva de personagens adicionais (DLC) com previsão de lançamento para Julho de 2021, porém, nenhum nome foi revelado, mas os fãs já especulam o retorno de Jack-O’ Valentine e Jam Kuradoberi.

Com seu estilo e trilha sonora marcante, Guilty Gear Strive é uma ótima oportunidade para quem quer entrar no mundo dos arcades sticks e jogos de luta. O jogo está disponível para PC (Steam), Playstation 4 e Playstation 5.