Review – Frostpoint VR: Proving Grounds

Gráficos e conceitos simplistas dão o tom para algumas poucas surpresas

A inXile Entertainment, desenvolvedora da série Wasteland, atinge a realidade virtual com Frostpoint VR: Proving Grounds. Grupos de militares controlados pelos jogadores lutando pela conquista e sobrevivência na fria Antártica contra alienígenas hostis.

As partidas podem ser jogadas em dois modos: Team Deathmatch ou Conquest, sendo que o diferencial prometido para este jogo é a de que, além do ambiente cooperativo, haveriam alienígenas em meio ao embate, tornando o game PvEvP (Player vs Enemy vs Player) em partidas contra os outros jogadores.

Logo de início fica claro, desde o tutorial, que Frostpoint VR faz bom uso da interface do jogador com efeitos nítidos de imersão, aplicando a sombra do capacete, hologramas no vidro, em meio a visão de quem joga. O mesmo é aplicado com o mesmo sucesso nas armas, que possuem um grande foco neste jogo, com belas texturas e uma boa sensação quando se experimenta uma a uma delas.

Infelizmente, como de costume de outros jogos obrigatoriamente online e multiplayers, ele luta contra a falta de jogadores ativos. A procura por partidas pode demorar alguns bons minutos de espera e caso não apareçam jogadores o suficiente o jogo simplesmente insere bots, preenchendo a partida. E é justamente neste momento que se pode sentir uma das principais dores do jogo.

Como será muito comum se deparar em partidas cheias de IA no lugar de jogadores, é muito fácil perceber os erros das tomadas de decisão destas IAs. O mesmo é válido tanto para o caso de partidas preenchidas, como no caso dos alienígenas, sempre, obrigatoriamente, controlados por esta inteligência. Não é incomum dar de cara com alienígenas e o embate deste encontro, por mais da metade da partida, é quase uma releitura de jogos de tiro arcade e que se contenta com o básico.

Os inimigos não possuem variedade, o que faz com que estes pouco inteligentes sejam somente como moscas “voando” pelo cenário, enquanto tentam atrapalhar enquanto o jogador está tentando fazer os seus próprios objetivos, até que se dê uma afastada e continue o processo. As partidas se tornam monótonas em dificuldades menores e um desafio de paciência em dificuldades maiores em que aparecem muito mais inimigos.

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No entanto, a companhia de amigos ou de integrantes de time que valorizem a comunicação dentro do jogo, pode adicionar um desafio mais interessante, já que a dificuldade pode ser aumentada e isso permite o time ser mais criativo, unido e atento para evitar a grande quantidade de inimigos, por mais prejudicados pela IA que eles sejam.

Frostpoint VR: Proving Grounds se denomina um jogo de tiro tático, ou seja, este tipo de interação é o que estava na mente dos criadores durante o desenvolvimento, e assim também possui mapas bem consistentes e bonitos, que permitem uma movimentação tática interessante para dentro e fora de ambientes fechados, e outros caminhos para se ter vantagem contra os inimigos.

 

Porém, com requisitos tão firmes para que tudo “funcione” como o esperado, pensado enquanto foi criado, parece difícil que o jogo tenha uma recuperação de público e possa demonstrar todo este potencial. Há também estatísticas da semana do lançamento, dito pelo estúdio ser tão aguardado pelo público, que mostram a queda dolorosa que o número de jogadores ativos sofreu ainda nos primeiros 7 dias.

O potencial mencionado é claramente visto no esforço investido em detalhes para a imersão do jogador, assim como o ótimo sentimento passado pelo tiro das armas e como cada uma delas funciona. Após o breve tutorial de interface do jogo, é possível acessar uma área de treino, com todas as armas do jogo como demonstração para prática. É também uma funcionalidade que mostra que o aspecto competitivo e de dificuldade existem no jogo, porém ainda não possui uma base que engaje e divertida para se aproveitar estes detalhes.

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Há ainda intenções de melhorias e também lançamentos de versões para fora da Steam, como a loja oficial da Oculus e Oculus Quest, o que pode dar mais um sopro de vida a comunidade ativa dentro do jogo, porém precisarão encontrar o momento certo entre estes updates de melhoras e estes lançamentos para que consigam manter a movimentação constante de partidas e servidores.

Frostpoint VR: Proving Grounds é um jogo para se aproveitar na companhia de jogadores de VR mais chegados e que podem se divertir por certo tempo, antes de cair na mesmice. Se este não for o seu caso, talvez acabe passando muito tempo na área de treino de tiro.

4/10 vezes em que encontrei uma partida feita inteiramente por jogadores reais.

Texto por João Xavier