Review – FixFox
Está afim de um jogo de quebra-cabeça relaxante, com personagens cativantes e uma história que te surpreende cada vez mais? FixFox é um jogo 2D de exploração, Sci-Fi e quebra-cabeças de uma raposinha híbrida e de sua caixa de ferramentas cheia de personalidade que estão tentando reconquistar seu lugar como técnico no grupo SPACR.
Existindo em um mundo onde os humanos são híbridos de animais devido as mudanças climáticas, você está no controle de Vix uma raposinha desajeitada funcionária da SPACR, apelidada de forma irônica de FixFox pelos seus colegas por não ser a funcionária com os melhores resultados e que muitas vezes piora algum conserto simples.
Você desperta em sua nave pelo gerente do SPACR te informando que não dá mais, seus gastos e falhas tem sido custoso para a empresa então ele te dá uma última oportunidade, um trabalho marcado como simples em um planeta distante, descobrir o que aconteceu com um farol espacial que deixou de responder a base.
Mas antes disso, você precisa juntar suas ferramentas e se preparar a essa aventura e nisso descobrimos um pouco mais da personalidade de Vix, ao vasculhar a casa encontramos suas ferramentas em lugar impróprios para guardá-los como martelo na estante de livros e sanduíches debaixo da cama.
Descobrimos também que nesse futuro, os eletrônicos todos tem personalidade e a sua primeira missão é descobrir e consertar a sua geladeira que está se sentindo mal e deixou de congelar, Tin sua caixa de ferramentas te mostra o passo a passo de como descobrir o que há de errado com aquela máquina e dos jeitos que podem ser usados para consertá-la. Após um simples reparo ao te ensinar o básico do jogo, você parte na sua aventura nesse planeta até então misterioso que deixou de se comunicar com o resto do universo.
Azar é seu nome do meio
Você acorda depois de um pouso forçado, longe de onde suas coordenadas marcavam sem conseguir estabelecer comunicar com a base graças a uma névoa eletromagnética que cerca esse planeta, liderado por um grupo chamado A Ordem que proíbe o uso de ferramentas e consertos que logo de cara pegam suas ferramentas que vão contra os ensinamentos do “Criador Divino” e reparos são blasfêmia, por outro lado há também outra facção, essa de piratas que são contra as ideologias escondem ferramentas e semelhantes pelo mapa.
Algo que chama a atenção devido a essa situação é que suas ferramentas não são realmente ferramentas propriamente ditas, você usa objetos como espátulas, moedas e até bananas e curativos como suas ferramentas para circular essa lei “anti-reparos” tão rigorosa nesse planeta, com o avançar da história você repara muito mais que objetos, mas também amizades, problemas familiares e até mesmo do planeta em si.
Acompanhantes celebridades e seus dilemas
Durante o percurso de sua aventura, você descobre que umas IA pegaram uma carona sem te avisar nessa viagem para escapar da pressão de seus trabalhos importantes na SPACR, são eles Naviko, Nutriko, Mediko e Lexico. Naviko responsável pela navegação e comunicação, Nutriko responsável pela comida e nutrição, Mediko responsável pela saúde e medicina e Lexico responsável pelas informações e dados dos humanos.
Ao desenrolar da história, durante suas aventuras você vai descobrindo que todos eles tinham, de alguma forma um passado sombrio e essa viagem interplanetária serve muito mais como uma terapia para eles do que apenas uma fuga de suas responsabilidades que os sobrecarregam.
As dificuldades de aceitar a mudança
Em um certo momento da campanha de FixFox você salva um humano não-híbrido em uma capsula de congelamento, e após o resgatar ele se assusta, te agride e foge, um pouco mais a frente na história você o re-encontra pois seus companheiros IA dizem que ele pode ser o responsável, ou quem consiga de alguma forma resolver o problema da névoa eletromagnética ao redor de Karamel.
Ao ser confrontado por Tin ele se desculpa e explica, mesmo que de forma vaga que não é a favor dos humanos híbridos e se direciona a você com expressões como “Cara Peluda” e demonstra ser preconceituoso a todos que são híbridos. Mas o destino os juntou por um motivo maior, ele é um expert em uma linguagem já perdida pelo tempo a Matemática Esotérica, essa que talvez seja a única coisa que possa ajudá-los a resolver sobre a névoa, mas há um porém, ele se nega a ajudar, tanto por Vix ser híbrida como também o fato de ele estar procurando seu irmão perdido, o que o fez ficar preso nessa capsula de congelamento defeituosa. Vix então deve provar pra ele que seu preconceito com os híbridos é infundado e que juntos terão uma chance melhor de concluir ambas as tarefas.
Repetição e reexploração forçada
FixFox tem um loop de gameplay bem simples, mas presente o tempo todo. Vá de um ponto ao outro, arrume o que está quebrado, volte para a base, teste os reparos, ainda não é suficiente, vá a outro ponto e repita tudo de novo e a forma que o jogo usa para não ficar sempre passeando pelo mesmo mapa, sempre no começo de um novo capítulo o planeta dá gera o cenário proceduralmente, mudando de lugar as referências que você tinha daquele ambiente, mas algo que não tem uma influência muito grande se você já liberou a viagem rápida pra esses lugares.
Embora esse seja realmente o nome do jogo, após fazer um dia no jogo de reparos pelo lugar, você não precisa mais se preocupar com conseguir novas ferramentas pois sua maleta transbordará com elas. Mesmo você tendo um limite diário de reparos que pode fazer até a Ordem chegar ou de quantos esconderijos você pode saquear até os Piratas intervirem, durante os consertos você consegue adesivos fofinhos que os piratas acham irados em seus veículos e após dormir, uma figura estranha deixa um presente pra você que são caça-palavras e quebra-cabeças que a Ordem gosta, então não tem realmente um risco de ficar sem ou perder recursos importantes.
O loop de ir até um local, instalar uma nova IA, aumentar o alcance do satélite, não deu, certo repete, se torna rapidamente cansativo e a única coisa que te prende é a história cativante dos personagens e suas reviravoltas.
Representatividade, quebra de preconceitos e traumas
Um dos pontos fortes e principais características de FixFox é ter um personagem sem características definidas, você escolhe logo no começo qual pronome prefere se identificar e os diálogos que são o foco do jogo se adaptam a isso e ver o crescimento de um personagem que por mais que tivesse seus motivos tem preconceito em você apenas por ser diferente e aprende que nem todo mundo que é diferente dele é ou está contra ele.
Descobrir que por mais amigáveis que sejam, todos de uma forma ou outra possam ter passados sombrios, ou traumas que cicatrizaram sua personalidade, mas que conhecer essas histórias te faz ter uma admiração ainda maior de quem você se torna no fim das contas.
FixFox é um jogo com gráficos em 8bits feitos com muito carinho e dedicação feitos por um dev-solo e conta uma belíssima história de amizades, traumas passados e aprender a admirar o próximo por mais difícil que as vezes seja, pois todos merecem uma segunda chance.
FixFox já está disponível para PC (Steam)
NOTA: 7 de 10 parafusos enferrujados e adesivos fofinhos
Texto por Rodrigo de Freitas