Review – Digimon World: Next Order

Muito mais do que só uma nostalgia

Há muitos anos atrás, no Ps1, cuidar de um Digimon não era uma tarefa muito fácil. O jogador passava horas acompanhando seu monstrinho digital e no fim ele se transformava um Digimon cocô, só porque não foi ao banheiro nas horas certas. Cerca de 17 anos depois, essa tarefa retorna em Digimon World: Next Order, mas dessa vez é mais fácil de prevenir que seu companheiro se torne um Sukamon esquisito que o jogador terá arrependimentos ao olhar.

Retornando ao digimundo

A franquia dos monstrinhos digitais, mesmo ganhando uma série de continuações e spinoffs, ainda era mais consagrada por três gerações principais. O anime Digimon Adventure Tri fez renascer a chama de muitos fãs pela primeira temporada. A Bandai Namco não poderia ter escolhido uma hora melhor para colocar Digimon World: Next Order no espacinho nostálgico de muitos que curtiam a série. O game é um remake de Digimon World, lançado em 2000, e traz diversas semelhanças com seu material base.

Digimon World: Next Order ainda é um RPG onde o jogador controla um digiescolhido que irá salvar  o digimundo ao lado de dois companheiros. Essa é uma das grandes diferenças do primeiro jogo, onde o player precisava tomar conta de apenas um digimon, agora a preocupação é em dobro. Os dois digimons que acompanham o jogador precisam da mesma quantidade de atenção e cuidados, mas o jogo consegue facilitar bem esses momentos e maternidade ao permitir que ambos recebam as mesmas ações de uma vez. A tela de alimentar funciona para os dois ao mesmo tempo. Porém o combate utilizando dois monstrinhos fica um pouco complexo. As lutas acontecem em arenas fechadas, onde os digimons andam livremente e cabe ao escolhido dar as ordens dos ataques. Para que os golpes funcionem, é preciso ter certa quantidade de pontos de ordem, que podem ser recuperados dizendo incentivando o digimon durante o combate. O problema é que essa mecânica torna as lutas um tanto quanto burocráticas, perdendo a fluidez de um action-rpg ou a estratégia de um RPG mais clássico.

Ao contrário daquela saga onde os monstrinhos ficam em bolas, vocês sabem do que eu estou falando, em Digimon World: Next Order cada criatura pode ter diversas evoluções diferentes. Essas mudanças de forma vão depender dos atributos, então é preciso ficar sempre prestando atenção na maneira de alcançar a evolução desejada. Isso é um ótimo fator para aqueles que curtem esse modelo em JRPGs, mas devo dizer que a aleatoriedade da evolução também e bem divertida.

Digimon World: Next Order é um bom jogo para passar horas dentro do digimundo. Ele consegue apelar para aqueles que haviam assistido o anime no passado, mas é uma obra para aqueles que acompanham cada nova saga lançada atualmente. Digimon World: Next Order não se prende em ser produto nostálgico apenas para tentar pegar aqueles imersos nesse sentimento, mas acaba por ser um RPG divertido. Digimon World: Next Order está disponível para PS4.

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.