Review – Demeo (VR)

Com pequenas ressalvas, Demeo é o melhor clone de D&D multiplayer de realidade virtual já feito

Imagine estar em uma mesa de RPG com seus amigos, com cenários impressos em 3D montado lado a lado e miniaturas lindamente pintadas por todo este tabuleiro e um D20 logo ao lado.

Este jogo se chama Demeo e foi desenvolvido e publicado pela Resolution Games para Realidade Virtual (VR) e se trata de um dungeon crawler que é jogado a partir de uma perspectiva em primeira pessoa.

Isso pode parecer complexo, mas a melhor coisa sobre Demeo é que a única coisa que você precisa saber para mergulhar é como pegar um brinquedo com as mãos e brincar com ele.

Uma experiência incrível e confortável

A premissa é simples: escolha um dos cinco personagens e mova sua miniatura pela masmorra quando for o seu turno. Você encontrará tesouros com itens e feitiços que pode utilizar. Na hora do combate, você lançará magias baseadas em cartas à mão e rolará dados virtuais para resolver o conflito por conta própria.

Em essência, é um jogo de VR que tenta emular a experiência de jogar um RPG de mesa estilo D&D com alguns de seus amigos. Vocês se revezam, jogam dados, riem ao errar um golpe, debatem estratégias e tentam vencer.

É tão simples que é brilhante. Em diversos momentos posso balançar uma espada sem peso ou empunhar um rifle de assalto insubstancial antes que minha capacidade de me perder em um mundo virtual colide com as limitações muito reais da geração atual de hardware de VR.

Essas experiências de ação frenética apresentadas para os jogadores como um blockbuster de Hollywood têm seu lugar – às vezes, viver nossas fantasias de Rambo ou Neo em VR pode ser uma experiência catártica. Porém, alguns deles são adaptações de jogos populares de console/PC que simplesmente funcionam melhor em uma tela 2D.

As experiências de VR que deveriam ganhar maior destaque são aquelas que funcionam melhor no mundo real ou até mesmo uma adaptação saudável de um jogo de ritmo. Demeo é uma dessas experiências.

Demeo

Adaptação que pode chamar atenção

Estamos falando de algo que possa interessar a grande gama dos fãs de RPGs de mesa da velha guarda, principalmente neste período que estamos vivendo, mas além disso, Demeo pode ser uma grande porta de entrada para muitas pessoas que nunca tiveram a experiência de jogar um clássico RPG de mesa. Demeo parece o início de uma bela amizade.

Ao invés de tentar imitar jogos 2D em um ambiente de realidade virtual, a Resolution Games decidiu recriar a experiência de jogar RPGs com dados e figurinhas com Demeo, é possível notar a sua volta que você está em uma espécie de porão dos anos 80.

O ato de estender a mão para pegar fisicamente suas miniaturas, cartas e dados ocorre naturalmente como se realmente estivesse ali na sua frente. Você pode redimensionar sua mesa de jogo e ambiente de masmorra para ver a ação de praticamente qualquer ângulo, então isso ajuda na fadiga do pescoço, fadiga ocular.

Além disso, não há o problema de “muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e não sei para onde olhar” porque você está de olho em tudo o que acontece. Nada se aproxima de você ou acontece quando estiver tentando descobrir como usar suas habilidades – você não precisa de um botão de pausa porque tudo e todos te aguardam em seu turno.

E, finalmente, como sua cabeça é a câmera e suas mãos controlam o zoom, a rotação e o ângulo de visão, este é um jogo muito confortável de se jogar. Sem hesitar, recomendo este jogo como o primeiro jogo de VR para se iniciar nesse meio.

Demeo

Falta de conteúdo deixa um pouco a desejar

Atualmente, há um modo Skirmish para um jogador que é muito divertido por algumas horas, composto por três campanhas. O jogo é totalmente casual, o que torna essencialmente um jogo de tabuleiro muito bem feito, mas assim como todo bom jogo de tabuleiro, uma hora você pode enjoar.

Primeiro, há experiência e progressão ao concluir as campanhas, mas subir de nível apenas desbloqueia novos cosméticos. Isso é muito legal por um tempo, mas essencialmente você percebe que não pode evoluir neste jogo – você apenas ganha novos “brinquedos”.

As coisas ficam realmente legais no multiplayer. Você pode se conectar com até quatro de seus amigos ou tentar combinar com jogadores pelo matchmaking do jogo para uma experiência em grupo, se quiser se socializar. Posso dizer com propriedade que é muito mais divertido jogar na companhia de outras pessoas, a comunidade é bem receptiva com novos jogadores.

Demeo

Eu gostaria que houvesse mais campanhas logo ou até mesmo outro sistema de progressão que compensasse lentamente para me manter instigado a jogar mais. Cosméticos são bons, mas o jogador de RPG dentro de mim quer desbloquear novas habilidades, armas e armaduras que me fazem sentir cada vez mais poderoso enquanto jogo.

Seria interessante o estúdio disponibilizar um modo no qual os jogadores criam sua própria campanha. Eu quero que este jogo seja mais do que poderia ser agora porque, no final do dia, estou tão empolgado que ele existe que me apaixonei novamente por VR.

A Resolution Games anunciou novos conteúdos para 2022, alguns como: Modo PVP, crossplay com Quest e PC, um hub para interagir com outros jogadores e algumas atividades extras, além de duas novas campanhas. Confira no video abaixo:

Demeo está disponível no Oculus Quest, Quest 2 e PC (Steam VR).

NOTA: 9/10 vezes que conclui uma campanha com outros jogadores que não conheci e adorei

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.