Review – Cultist Simulator

Uma vida de cartas, gerenciamento e misticismo

O que é uma rotina se não uma série de pequenos gerenciamentos diários? Agora imagine controlar a vida de alguém que está prestes a encontrar com o sobrenatural. Esta é a proposta de Cultist Simulator, o jogador se aproximar de forças ocultas, gerenciando momentos do dia a dia de um curioso que irá confrontar forças que ainda não podem ser explicadas.

Cultist Simulator coloca o jogador na pele de um faxineiro que perde o emprego e precisa descobrir os novos passos. É difícil separar a história do game da mecânica principal. Tudo acontece através do uso de cartas, que são como recursos, em ações, que são alguns tokens que ficam pelo tabuleiro. Pode parecer uma experiência difícil de se imaginar, mas ela é rapidamente captadas quando se está jogando.

As cartas trazem recursos como dinheiro, saúde, vitalidade, paixão, intelecto, entre outros. Um rápido exemplo dos primeiros movimentos de Cultist Simulator, logo após perder o emprego, você recebe as cartas de paixão e saúde. Para encontrar um novo trabalho você deve utilizar um destes dois recursos, com paixão o personagem se tornará um pintor que o trará menos dinheiro, porém receberá também intelecto. Já com a saúde, ele terá mais dinheiro em um trabalho que desgasta fisicamente, mas não poderá usar o recurso da saúde por um tempo. Estas são as escolhas que regem o game que tão logo vai evoluindo para mais e mais situações, onde a necessidade de gerenciamento vai se tornando insano.

É em uma desta série de investimentos e descoberta de novos recursos que você terá contato com o sobrenatural. Ele não é presente no jogo com criaturas bizarras, mas sim de um jeito mais discreto, como um observador que está sempre à espreita. As cartas do oculto sempre oferecem consequências mais graves, com pessoas estranhas perseguindo o personagem ou trazendo novos conhecimentos que podem ser perigosos demais.

Cultist Simulator mistura o gerenciamento com elementos de Doodle God para criar uma experiência ótima, porém muito, muito esquisita. A aura do terror noir está ali na descrição de cada carta e aqueles que gostam das histórias de H.P.Lovecraft e Charlie Stross certamente terão a mesma sensação de estarem lendo um dos contos dos autores.

Cultist Simulator está disponível para PC no GOG.

Esta análise foi feita através de uma cópia cedida pelo GOG.com

Kaio Augusto

Uma pilha gigante de referências. Perdido entre produções orientais e ocidentais, seja nos games, música,literatura, cinema ou quadrinhos. Gasta horas pensando em aventuras de RPG de mesa, teorias malucas ou apenas o que fazer em seguida.