Review – Children of Morta (Nintendo Switch)

Children of Morta é ainda melhor como uma aventura portátil

Lançado originalmente para PC, PS4 e Xbox One, Children of Morta demorou um pouco mais para chegar ao Nintendo Switch. Felizmente, a espera extra foi compensada por aquela que, possivelmente, é a versão mais completa do jogo desenvolvido pela Dead Mages.

Enquanto o conteúdo em si é igual ao disponível nas demais plataformas, a possibilidade de jogar a aventura em formato portátil traz vantagens tanto ao ritmo do jogo quanto à sua apresentação. Na pequena tela do aparelho, os gráficos pixelizados parecem ficar ainda melhores, destacando mais os pequenos detalhes bolados pelos desenvolvedores.

Já a questão de ritmo também parece se adequar às características portáteis do console da Nintendo. Children of Morta é um jogo que se adapta muito bem a sessões rápidas de jogo, que também podem se estender durante algumas horas. O fato de que cada run dura em média de 10 a 20 minutos faz com que tudo se encaixe muito bem no Switch: depois de uma aventura, dá para botar o console em descanso e fazer outra coisa ou voltar ao trabalho sentindo que a aventura progrediu bem.

Na tela da TV, tudo funciona de forma bem parecida com as demais plataformas. Como Children of Morta não é exatamente um título exigente do ponto de vista do hardware, o desempenho se mantém bastante estável no console da Nintendo, mesmo quando há uma grande quantidade de inimigos na tela.

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Alguns problemas no meio do caminho

Infelizmente, nem tudo foi bom na transição para a plataforma. Ao ligar o jogo, sempre nos deparamos com uma longa tela de loading inicial. A duração não chega a ser absurda, mas é considerável o bastante para ser notada e dar a ligeira impressão de que o game travou em alguns momentos.

Além disso, a jogatina portátil é um tanto prejudicada pelo formato dos Joy-Cons. Caso você tenha mãos com tamanho grande, o cansaço muscular pode ficar evidente após alguns runs nos labirintos do Monte Morta. Infelizmente, isso não é consequência de algo específico ao jogo, mas de uma decisão de design que a Nintendo fez ao priorizar a portabilidade do console.

Conforme indicamos em nossa análise anterior, Children of Morta é um belo e desafiador roguelike, que consegue se destacar ao contar sua história de forma bastante diferente. No Switch, tudo fica ainda melhor, especialmente devido à maneira como o jogo se adapta à experiência portátil. Só gostaríamos que o formato dos Joy-Cons fosse um pouquinho mais amigável a quem tem mãos com tamanho maior.

NOTA: 8 de 10 runs de dungeons no intervalo para o banheiro.

Texto por Felipe Gugelmin