Review – Border Bots VR

Desde o lançamento do jogo indie “Papers, Please”, desenvolvido por Lucas Pope, muitos outros jogos foram recriando esse estilo de jogo, no qual você é um funcionário em uma fronteira e precisa verificar documentos e comparar dados para negar ou permitir a passagem de pessoas.

Utilizando esse sistema como base, Border Bots VR, desenvolvido pela Paw Print Games e distribuído pela Team17, transporta os jogadores para um futuro liderado por robôs enquanto na pele de um agente de fronteira humano estacionado em uma megacidade futurista. O jogo incumbirá você de gerenciar o fluxo de robôs na cidade depois que um incidente misterioso causou problemas em alguns deles.

Documentos, por favor

Como um agente recém contratado, você começa aprendendo o básico do trabalho, como analisar os dados do documento do robô e comparar o selo e nome de fabricante dele, para então carimbar e declarar se está aprovado ou não. Com o decorrer do seu progresso, os detalhes para se analisar vão se tornando mais complexos.

É necessário examinar outros detalhes nos documentos e empregar uma variedade de dispositivos peculiares, incluindo uma impressora 3D para ter detalhes dos modelos dos robôs do dia, leitor de código de barras, detector de contrabando, selo falso de fabricante, além de verificar se estão com defeito ou se é inflamável para interagir com uma série habitantes mecânicos, garantindo que eles tenham a autorização necessária para entrar ou não.

Border Bots VR não requer nada além das suas mãos, independente de se jogar em pé ou sentado, você não irá fazer nada além de girar em seu próprio eixo para interagir e alcançar as coisas em sua bancada durante o expediente. No mais, é bom ter tudo organizado para não se perder no meio das inspeções, afinal, o tempo é o seu pior inimigo para atender todos os robôs daquele dia antes que dê sua hora.

O dinheiro obtido através dos acertos serve somente para cosméticos no jogo, seja um novo par de luvas, decorações para sua casa ou alguma música diferente que queira deixar tocando no rádio. Contudo, caso haja algum erro, é descontado do dinheiro que será recebido no dia, além de perder alguns bônus.

Uma rotina simples

Em Border Bots VR, você irá frequentar dois cenários: a sua casa e a sua cabine de inspeção. Alguns robôs que trabalham em casa apresentam interações diferentes a cada dia que passa, às vezes complementando um pouco com a história misteriosa de robôs criando vontade própria que é apresentada no jogo. Não há muito além disso a se fazer nesse ambiente e não chega a ser obrigatório realizar algumas atividades dadas pelos robôs ali.

O enredo acontece principalmente no dia a dia da cabine, com monólogos de NPCs e alguns eventos diferenciados que ocorrem vez ou outra. Não é todo dia que um robô mafioso pede para você “escorregar” um ticket para um de seus comparsas que irá aparecer na fila ou que seu superior te dará a opção de colocar escutas em alguns robôs construtores.

Nenhum desses eventos parece afetar muito o decorrer do jogo, independente de sua escolha. Diferente de “Papers, please”, Border Bots VR é um título extremamente casual para o gênero, especialmente pelo fato de que você não precisa se preocupar com contas ou melhorias a pagar.

Border Bots VR se mostra competente e muito confortável

O visual de Border Bots VR é muito agradável, com cores vivas, cenários e estruturas ricas em detalhes, tornando tudo muito bem destacado. Encontrar as ferramentas se tornam práticas.Portanto, vale redobrar a atenção a cada vez que uma nova ferramenta é introduzida, pois a inspeção se torna mais complexa a cada dia que passa.

A trilha sonora ajuda a compor um ótimo cenário. Com a possibilidade de ouvir música durante o expediente, basta escolher entre uma das cinco estações e aproveitar o som composto de uma ótima trilha sonora, especialmente com seu electro jazz.

Border Bots é um dos títulos VR mais agradáveis, divertidos e responsivos que já joguei. O humor apresentado pelos personagens (principalmente robôs) é uma ótima combinação com universo ali criado.

Mesmo apesar de sua casualidade, o jogo apresenta bons desafios a cada momento, mas é uma experiência bem agradável como um todo, especialmente na atmosfera criada neste universo. 

Border Bots VR está disponível para PlayStation VR2, SteamVR e Meta Quest 2.

Border Bots VR: Border Bots VR coloca você na pele de um agente humano que precisa inspecionar robôs em uma fronteira. Com a utilização de diversas ferramentas, você é responsável por quem passa ou quem é barrado, mas sem drásticas penalidades caso cometa algum erro. Otto

10
von 10
2024-02-08T17:32:44-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.