Hard West 2 – Review

Apesar de o Velho Oeste ter ganhado popularidade nos games graças à série Red Dead Redemption, ainda são poucos os jogos que se arriscam a explorar essa temática. Hard West 2 é uma dessas exceções, levando o jogador por uma história que mistura muito tiroteio, elementos sobrenaturais e ondas de inimigos dispostas a matar tudo o que veem pela frente.

Dando aos jogadores o comando sobre um grupo de aventureiros, o game já começa em ritmo acelerado. Durante o que parece ser um assalto comum a um trem de carga, você descobre que a locomotiva é controlada por uma figura sinistra, que leva os protagonistas a uma viagem muito mais perigosa do que eles haviam imaginado.

Seu grupo consegue sobreviver ao encontro, mas não sem grandes arranhões e cicatrizes profundas. Agora atentos à existência de elementos sobrenaturais que permeiam o mundo, os protagonistas precisam encontrar meios de recuperar as partes de si que foram roubadas, ao mesmo tempo em que enfrentam uma ameaça muito maior que se revela aos poucos.

Hard West 2 reúne estratégia e RPG

Apesar de o começo de Hard West 2 fazer com que o game pareça muito com uma experiência focada no combate como XCOM 2, ele não se foca inteiramente nisso. Entre uma e outra batalha, o jogador vai explorar um mapa relativamente aberto completando missões secundárias, negociando com lojistas e descobrindo segredos e rotas alternativas.

Enquanto há uma certa linearidade na história, os momentos de exploração ajudam a dar a ilusão de que o game possui um universo amplo e repleto de oportunidade a serem exploradas. O combate também parece refletir isso, ao menos nos momentos inicias da aventura, enquanto estamos sendo apresentados a suas mecânicas e inimigos.

Hard West 2

De certa forma, os confrontos de Hard West 2 podem ser considerados grandes quebra-cabeças esperando para ser resolvidos. O título se baseia principalmente em um sistema conhecido como Bravado em que, quando você elimina um inimigo, as ações de seu personagem são renovadas e ele pode continuar agindo enquanto esse requisito é cumprido.

O grande desafio das missões é encontrar uma maneira de manter esse sistema funcionando, nem que seja somente para um único membro da equipe. Cada personagem disponível possui um conjunto de arma próprio (que pode ser configurado no menu de inventário) e habilidades únicas, cabendo ao jogador decidir a melhor maneira de usá-las.

Os momentos mais recompensadores de Hard West 2 surgem justamente quando há aquele “estalo” que revela a solução para um confronto e você consegue matar diversos inimigos de uma só vez. No entanto, quando isso não acontece, as coisas podem ficar um pouquinho frustrantes.

Hard West 2

Não que o jogo seja especialmente difícil na dificuldade padrão (apesar de alguns momentos de claro desequilíbrio), mas em diversas vezes parecia que o posicionamento dos inimigos não era o mais adequado para privilegiar a mecânica principal do game. Quando isso acontecia, parecia que ou o jogo queria que eu adivinhasse onde estavam os adversários — e calculasse meus movimentos baseado nisso —, ou simplesmente quebrava o ritmo de progressão de maneira intencional para que as coisas não fossem tão divertidas quanto poderiam ser.

Hard West 2 poderia desenvolver melhor suas ideias

O que faz com que Hard West 2 peque um pouco é o fato de que ele parece usar todas as suas ideias nas primeiras horas, fazendo com que o resto da aventura seja marcada pela repetição. Aliado ao fato de que muitos dos cenários possuem decisões de design duvidosas (que ajudam a acentuar os momentos de quebra de ritmo), é fácil ficar um pouco cansado quando o fim da aventura se aproxima.

Hard West 2

Da mesma forma, os elementos de RPG nunca se aprofundam tanto quanto poderiam, e o jogo poderia se aproveitar de uma quantidade maior de armas. Enquanto eu gostei do elenco de personagens, não há muito a fazer caso eles não sejam do seu gosto — o elenco não se desenvolve bem durante a trama, e as escolhas que aumentam a fidelidade de seus companheiros acaba tendo impactos maiores no gameplay do que na narrativa.

Em geral, Hard West 2 passa a sensação daquele tipo de jogo que foi criado usando como base diversas ideais legais, mas não teve o tempo — ou o orçamento — de que precisava para atingir todo seu potencial. Isso não faz dele um jogo ruim (muito pelo contrário), mas fica aquela sensação de que tudo poderia ser ainda melhor caso algumas de suas áreas tivessem recebido mais atenção.

Hard West 2 é um bom jogo de estratégia que podia ser muito melhor

Hard West 2 tem um combate baseado em ideias sólidas e que se destacam entre outros jogos do gênero de estratégia. No entanto, isso não é o suficiente para conseguir sustentar totalmente o game que, em vários quesitos, se mostra um pouco superficial e com falta de ideias que garantam uma maior variedade a longo prazo.

Hard West 2

Isso não quer dizer que o game é ruim — muito longe disso —, mas ele parece ser uma experiência que seria muito melhor caso tivesse metade da duração. Sabe quando você curte um jogo, mas começa a torcer para ele que chegue ao fim depois de certo tempo? Pois essa é a sensação que o jogo acabou me transmitindo. Ainda assim, vale a pena conferi-lo se você gosta do gênero e do mundo do Velho Oeste, e fica a expectativa de que uma sequência venha e consiga aparar as arestas que faltam para que a série se torne realmente indispensável.

Hard West II foi lançado no dia 4 de agosto de 2022 para PC, disponível em versões para Steam e GOG. O jogo foi avaliado a partir de uma chave cedida pela publicadora Good Shepherd Entertainment

Nota: 7 de 10 vezes que precisei refazer algumas fases para conseguir vencê-las