Descoberta do Game Pass – Venba

Um dos vários benefícios do GamePass no PC é justamente obter acesso a alguns lançamentos que normalmente passariam despercebidos, visto que os portais tendem a focar no que está em alta, como tem sido nos últimos dias em que meu feed foi tomado por Baldur’s Gate 3. Então quando eu vi Venba na lista de novidades logo me interessei, atraído principalmente pela estética, mas também por ser indie e curtinho. O que eu não sabia, é que eu estava prestes a descobrir um dos meus puzzles favoritos de 2023.

O jogo se passa nos anos 80, com Venba e seu marido Paavalan se mudando do sul da Índia para o Canadá, em busca de um novo recomeço. Sendo recebidos com desconfiança, preconceito e dificuldades, uma pergunta não sai da cabeça deles “será que devemos voltar?”. Em meio à incerteza do futuro, nasce Kavin, e com isso o casal decide ficar neste país estrangeiro, para que o garoto possa ter melhores oportunidades no futuro.

Enquanto o enredo cria um cenário até que comum entre muitos filmes, o jogo traz uma lupa nos pequenos detalhes que essas decisões implicam. Como se adaptar à uma cultura totalmente nova, conseguir um emprego estável ou sentir-se feliz e realizado? Todas essas questões pesam bastante no psicológico das personagens que, no fim do dia, são apenas humanos, com medos e inseguranças.

Quando Kavin cresce e começa a frequentar escola, uma nova camada de complexidade é adicionada, já que qualquer comportamento fora do padrão, como uma roupa peculiar ou uma refeição diferente, resulta em bullying e exclusão. Essa é uma das reflexões que o jogo propõe, até onde devemos ir para nos adaptar à novas culturas?

Para tentar manter vivo o legado de suas origens, Venba recorre a um antigo livro de receitas de sua mãe. Danificado e ilegível, o jogador precisa resgatar memórias antigas para conseguir recriar os pratos e preservar as receitas.

Os puzzles são bem simples, basta encontrar a ordem certa dos ingredientes, para conseguir finalizar o prato. Conforme o jogo avança, os pratos vão ficando mais complexos, mas nada muito difícil. Não há problema algum errar e, se mesmo assim não conseguir resolver, há diversas dicas para ajudar o jogador.

Embora o jogo seja classificado como um título de comida, não há o desespero e afobação que “Overcooked” ou “Cook, Serve, Delicious!” propõe. Venba é uma história de preconceito, adaptação e tradição, muito bem contada em uma narrativa dinâmica, emocionante e com um excelente progresso.

O jogo é excelente, só que bem curtinho, cerca de 90 minutos, o que causou alguns jogadores a deixarem reviews negativos por acharem que não valia o preço (R$ 54,95). Uma solução, que é a minha sugestão pessoal inclusive, é assinar um mês de GamePass no PC (R$ 29,90), para poder curtir tudo que Venba tem a oferecer, além de muitos outros títulos, incluindo Sea of Stars e Starfield que estão logo aí.