BGS 2016 – Testamos a demo de Horizon Zero Dawn

O game das criaturas robóticas fascinantes

aloy_corruptor_logo_1465878397

Folhas que se movem perfeitamente conforme o balanço do vento, luzes e sombras que acompanham cada simples movimento, um cenário repleto de dinamicidade, cores vivas e de tecnologia. A protagonista é Aloy, uma brava aventureira com um visual tribal, que contrasta com um ambiente repleto de criaturas mecânicas ameaçadoras. O novo e promissor game da Guerilla Games de ação em terceira pessoa cativa com seus gráficos estupendos e um enredo muito interessante.

Mil anos no futuro, um cenário pós apocalíptico no qual a humanidade sucumbiu e máquinas colossais assumiram o controle. É nesse contexto devastador que tem início a jornada de Aloy, uma jovem caçadora bastante habilidosa, que utiliza de velocidade e estratégias para combater o que for necessário. Ela conta com algumas armas como um arco, uma lança e uma espécie de arpão que serve para converter uma máquina em montaria ao dominá-la. Além disso, explosivos e armadilhas também são úteis contra os inimigos, que, ao morrer, liberam itens essenciais para fabricar mais utensílios.

Os instrumentos utilizados por Aloy poderão ser melhorados ao longo do game. Será possível, por exemplo, imbuir fogo, gelo e outros elementos às flechas para aumentar o potencial ofensivo. Essas opções, tanto de troca de armas quanto de melhorias podem ser acessadas ao apertar L1. Da mesma maneira, as habilidades da protagonista também poderão ser evoluídas através do menu do jogo, que não estava disponível para ser acessado na versão analisada.

3079323-horizonzerodawn_e32016_grazer_1465873571

A demo continha uma área delimitada a ser explorada. A ambientação era basicamente repleta de bosques, florestas, riachos, rochas e, obviamente, robôs perigosos que facilmente detectam a sua presença. Ao ser detectado, um círculo vermelho surge e você pode tentar se agachar ou correr para se esconder, mas muitas vezes você é perseguido por um certo período de tempo. O sistema de combate remete a The Witcher 3: Wild Hunt, tanto na utilização das armas e itens, como na própria esquiva e a mescla de opções de luta que varia do corpo a corpo até o confronto à distância, ao utilizar do arco e flecha.

A primeira missão apresentada na tela era a de conseguir uma montaria, o que poderia ser realizado facilmente ao lançar cordas para prender um dos animais robóticos. Ao utilizar uma das criaturas mecânicas para de deslocar, além de se movimentar bem mais rapidamente pelo cenário, a protagonista consegue fugir de adversários que podem ser mais desafiadores. O nível de poder destrutivo dos robôs pode ser avaliado por meio de um scanner possuído pela caçadora. Esse dispositivo também indica carcaças que podem ser exploradas, localiza objetos e revela a distância de objetivos.

horizon-zero-dawn

Ao explorar cada canto era possível encontrar ainda itens pertencentes ao próprio ambiente para serem coletados, como pedras e outros artefatos, inclusive medicinais. No entanto, grande parte da seção de exploração não estava disponível na demonstração. Falar com pessoas espalhadas pelas vilas daquele universo, por exemplo, será muito importante para avançar no game. Assim como no mundo de The Witcher, as diferentes opções de diálogos também determinarão o rumo da história de Aloy.

Alguns outros detalhes como o mapa e o sistema de crafting não estavam disponíveis na versão de teste. O mapa será essencial para marcar e selecionar objetivos, pontos de interesse e os os broadheads, robôs que poderão ser utilizados como montaria.

maxresdefault

O game também conta com uma vasta “fauna robótica”. Além dos inimigos já conhecidos, a protagonista encontrará diversas criaturas que habitam montanhas, águas, planícies, tendo cada uma suas particularidades e seus riscos.

Horizon Zero Dawn certamente era um dos jogos mais bonitos da BGS 2016. Apesar da demo ser bastante curta e um tanto quanto limitada, deu para notar que a ambientação é extremamente imersiva. Com um design incrível, uma sonoridade única que se encaixa perfeitamente ao enredo e a oportunidade de viver uma protagonista feminina forte e habilidosa, fazem com que a experiência seja de tirar o folêgo. Mal posso esperar para explorar mais das metrópoles devastadas e enfrentar mais dinossauros-robôs.

Horizon Zero Dawn será lançado em 28 de março de 2017, exclusivamente para PlayStation 4.

Letícia Motta

Huge nerd. Apaixonada por eSports, JRPG's e ficção científica. Passa as horas vagas nos videogames e PC.