Review – Surgeon Simulator 2

Prepare seu jaleco, pois estamos de volta a sala de cirurgia!

Após seu anuncio, Surgeon Simulator 2, desenvolvido pela Bossa Studios, causou um certo alvoroço e já deixava claro que o jogo contaria com diversas mudanças. Com a inclusão de um modo multiplayer de até quatro pessoas e, é claro, a volta do nosso querido Bob na mesa de operação.

Mudanças entre os jogos

A maior diferença e a que mais teve grande impacto, foi na mecânica do mapeamento dos botões e agora você pode andar com seu personagem. Em comparação ao primeiro jogo, onde o jogador ficava em uma área apertada, de frente com o paciente e com todas as possíveis ferramentas ao seu lado controlando apenas a mão.

Em Surgeon Simulator 2 nem sempre seu bisturi está próximo, e muitas vezes existe algum quebra-cabeça na fase para que você encontre seu kit cirúrgico. De qualquer forma isso, as vezes é o de menos, já que dessa vez o jogador pode muito bem arrancar membros e órgãos só de puxá-los, mas com um grande risco de perda do paciente.

No primeiro jogo você tinha que ter extremo cuidado e cortar corretamente os ligamentos de cada órgão para removê-los e evitar uma grande perda de sangue. Em contra partida, em Surgeon Simulator 2 você pode combinar com seus amigos o melhor plano de ação, seja um arrancando o membro enquanto outro já coloca o substituto e o terceiro já vem com a injeção anti-hemorrágico.

Gameplay Surgeon Simulator 2: Bossa explains how we create our own levels

Surgeon Simulator 2 review - Anathema to some, anesthesia for others

Modo multiplayer e o problema com bugs

Desde o primeiro jogo é normal prender a mão do personagem, os órgãos e até as ferramentas entre si por conta de como a colisão no jogo foi feita. Surgeon Simulator 2 manteve essa “característica”, e isso por si só pode gerar boas risadas dependendo do momento e dos seus companheiros.

Infelizmente em algumas situações ocorreu de algum membro do Bob ser removido, enquanto no meu jogo estava tudo completamente normal, no dos meus colegas cirurgiões ocorreu como se outro membro houvesse caído ou alguma outra ferramenta tivesse perfurado o paciente, fazendo com que o nível de sangue acabasse rapidamente para um deles e consequentemente todos nós perdêssemos a fase.

Claro que isso acontecer uma ou duas vezes é comum, mas eu tive essa experiência algumas vezes, e depois da terceira vez seguida acaba perdendo a graça. Ainda não sei dizer se o problema é com a otimização do jogo ou a conexão com internet, mas analisando o quanto de energia que é puxada no processamento do jogo dá para crer que o jogo não é tão bem otimizado quanto poderia.

surgeon-simulator-2 - GameHall

Conclusão e mal-estar

Somente na primeira vez que eu joguei o jogo que eu não me recordo de ter me sentido mal durante a sessão. Nos demais jogos eu acabei tendo bastante enjoo e tontura após mais ou menos 30 minutos controlando meu personagem.

Claro que, como todos os jogos, Surgeon Simulator 2 contém um aviso de saúde antes da tela de título, mas, se eu não estou enganado, este é o primeiro jogo que me fez passar mal. Tentei mexer nas configurações de vídeo e gameplay, mas sem sucesso.

Após 7 anos, é notável a mudança e melhoria gráfica, junto da amplitude de possibilidades com os novos modos de jogo. O jogo é bem divertido nas primeiras horas, já que você está experimentando e conhecendo as ações possíveis, mas depois parece que fica um pouco repetitivo, e isso é algo que o primeiro jogo também sofria. Talvez com a adição de dlcs ou em futuras versões do jogo isso seja corrigido.

5/10 – O jogo é divertido por um tempo, se você conseguir jogá-lo.

Texto por Ygor Alves

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.