Review – Street Fighter 30th Anniversary Collection

Um dos jogos mais populares do mundo está de volta em uma coletânea!

Street Fighter é certamente uma das séries de videogames mais populares do mundo, mas  é provável que muitos jogadores nunca tenham jogado tudo desde o começo. Pensando no 30º aniversário do Street Fighter, a Capcom lançou este e outros onze clássicos de arcade em Street Fighter Anniversary Collection, um conjunto dos games raros e queridos pelos fãs.

Além do Street Fighter original, a coleção inclui as versões oficiais de Street Fighter 2 e 3, juntamente com todas as séries de prequels ‘’Street Fighter Alpha’’.

É inegável a influência que Street Fighter teve ao longo dos anos, tendo sido considerado um dos melhores jogos de luta por décadas.

Muitos aspectos são passíveis de elogios em Street Fighter, como a música e a luta, mas muitas coisas são estranhas ou desconfortáveis ​​(cada personagem é, essencialmente, algum tipo de caricatura racial), e até mesmo a história. Mas acima de tudo, Street Fighter é uma série de jogos de arcade e é assim que a coleção de 30º aniversário de Street Fighter apresenta.

A coleção  não é apenas um pacote divertido para os fãs de jogos de luta, mas uma excelente maneira de apresentar a história dos videogames em um meio que, tradicionalmente, é muito ruim em preservá-la. A coleção é repleta de documentos de design e anotações históricas, além de ser possível observar as alterações feitas entre os lançamentos.

Você já se perguntou qual era a diferença entre Street Fighter II: Champion Edition e Super Street Fighter II: The New Challengers? Está tudo registrado aqui.

A maior nova inclusão do Street Fighter III, no entanto, é o parry. Um parry é executado tocando em direção ao seu oponente assim que o ataque chegar, e você pode cancelar a defesa em um ataque próprio, essencialmente interrompendo o que de outro modo seria um hit garantido e transformando-o em um combo seu.

O tempo é bastante preciso, o que significa que se o jogador errar o tempo em que entrou no ataque, então terá que avaliar cada situação e decidir se deve simplesmente bloquear ou morrer. Eles são uma das maiores mecânicas de luta na história dos jogos, uma ferramenta defensiva e ofensiva e que oferece o máximo em risco/recompensa.

Todas as versões são perfeitas para arcade e até mesmo para alguns IA para apenas um jogador. A Capcom conseguiu adicionar treinamento e modos on-line para quatro dos títulos – Hyper Fighting, Super Turbo, Alpha 3 e Third Strike – para que você possa aperfeiçoar suas habilidades antes de testá-las contra o mundo.

Não é uma coleção perfeita, no entanto. As alegações de ‘arcade perfect’ são justas, mas  algumas coisas ainda estão ausentes. Os testes do Third Strike: Online Edition teria sido uma ótima inclusão (assim como a brilhante trilha sonora remixada), e a versãões não apenas apresentam uma grande quantidade de modos single player, mas também ONZE personagens adicionais dos livros de história de Street Fighter.

Street Fighter 30th Anniversary Collection está disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Letícia Motta

Huge nerd. Apaixonada por eSports, JRPG's e ficção científica. Passa as horas vagas nos videogames e PC.