Review – Star Wars Jedi: Survivor

Aproximadamente cinco anos desde o lançamento de Star Wars Jedi: Fallen Order, temos a continuação da jornada de Call Kestis e BD-1. Com uma trama mais madura, um combate amplificado e cenários grandiosos, Star Wars Jedi: Survivor melhora o que já era bom em seu antecessor.

O jogo se passa cinco anos após o final do primeiro e continua a aventura do jovem Cavaleiro Jedi, junto de seus amigos que continuam em sua luta para sobreviver à tirania do Império Galáctico. Com rostos familiares e diversos novos, a galáxia se expande ainda mais com esse novo título.

Em uma galáxia muito distante

Assim como o jogo anterior, Survivor insere os jogadores em uma ótima sequência introdutória, apresentando tudo que pode se esperar das próximas horas de jogatina. Novidades no combate, mais possibilidades no uso da Força, agora temos companheiros em certos momentos para auxiliar contra inimigos e muito deslocamento em plataformas.

O desenrolar da história de Cal agora ganha novas consequências, após anos buscando fazer o bem pelos outros, enquanto busca sobreviver, ele sente o peso das escolhas feitas até o momento e recorre a tentar entender suas motivações para continuar, após certas frustrações.

Agora, na companhia de amigos conhecidos e também de novos rostos, Star Wars Jedi: Survivor traz mais profundidade em sua história e principalmente personagens, levando mais profundidade e momentos que enriquecem a trama e tais pessoas ali apresentadas.

Ao longo da aventura, também é possível dialogar com personagens presentes no bar em Koboh – planeta recorrente que funciona como um hub para você – nos quais entregam missões secundárias, colecionáveis ou até mesmo para jogar conversa fora.

Mais sabres e mais estilo

O combate está ainda mais interessante, agora com a possibilidade de trocar instâncias rapidamente no meio das brigas.

Ao decorrer da história, você vai desbloquear novas maneiras de utilizar o sabre de luz, seja da maneira padrão, sabre duplo, sabre pesado, você pode selecionar até dois para alternar durante o combate e escolher a melhor abordagem contra certos tipos de inimigos. Além disso, você também desbloqueia novas habilidades de mobilidade, como um dash no ar, um grappling hook, entre outros.

Há mais capacidades de usar a força através de novas aquisições na árvore de habilidades de Cal. Dando a possibilidade de resolver lutas em questões de segundos, mesmo contra alguns chefes. Agora, você tem muitas abordagens para enfrentar os diversos oponentes, seja ele um Stormtrooper ou até mesmo um Rancor.

A árvore de habilidade está ainda mais extensa e pode ser repaginada quando quiser para favorecer o estilo que mais lhe convém ao longo do jogo. Não só isso, mas você também pode customizar muito além de ponchos. Cal Kestis agora pode ser careca, barbudo e trocar de roupa a qualquer momento que você quiser, o mesmo pode ser dito sobre o visual de BD-1 e do sabre de luz.

Star Wars Jedi está ainda mais grandioso

A exploração foi um grande forte no título anterior e Survivor não deixa isso de lado, os mapas estão ainda maiores e com muito mais plataforma para fazer as macaquices. Com alguns mapas abertos – revisitados em certas partes na história – e outros mais lineares, a mecânica “metroidvania” permeia, tanto em áreas secundárias, quanto principais.

Apesar de maiores, os mapas não te deixam ocioso por muito tempo, mesmo após algumas caminhadas (a pé ou com montaria), você vai precisar começar a pular nas paredes, enfrentar um pequeno grupo de stormtroopers ou quebrar a cabeça para resolver um puzzle.

Há mais dinamismo nos cenários, principalmente no fator “explorar” do jogo, há muitas áreas secundárias para adquirir algum colecionável, ponto de habilidade extra ou desafios para concluir. Além disso, é possível se deleitar com a Viagem Rápida, agora presente em Star Wars Jedi: Survivor.

Uma sequência na espera

Apesar de muitos elogios, Star Wars Jedi: Survivor apresentou diversos problemas técnicos e gráficos no PC antes de seu lançamento, mesmo após uma grande atualização, eu presenciei alguns problemas e até momentos que o jogo congelava e era obrigado a fechar. Aparentemente, o mesmo não ocorreu nos consoles, então imagino que possa ser a melhor opção, caso seja possível para você.

Vale mencionar que a qualidade de localização e dublagem seguem ótimas, utilizando expressões, modais nas palvaras e até mesmo um carinho na entonação em certos momentos, tornando as conversas entre as partes mais naturais.

Diferente de Star Wars Jedi: Fallen Order, o Survivor soube manejar o tempo da história do jogo, admito que o antecessor me incomodou um pouco com uma história que parecia se prolongar de maneira desnecessária. Apesar de ter a mesma sensação nesse, o último ato foi mais interessante e me deixou curioso para o que pode acontecer em um possível terceiro título.

Star Wars Jedi: Survivor está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Star Wars Jedi: Survivor: Uma continuação grandiosa e mais ousada, apresentou ótimas melhorias de qualidade de vida, combate e exploração. Apesar de alguns problemas técnicos no jogo para o PC, foi possível aproveitar uma boa aventura no universo de Star Wars. Otto

7.5
von 10
2023-05-24T20:57:48-0300

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.