Preview – Terra Nil
Contemple um processo de restauração ambiental em Terra Nil
Você já viu um construtor de cidades reverso? Terra Nil é justamente isso. Você precisa restaurar fauna e flora, num terreno praticamente infértil, usando tecnologia de ponta. Desenvolvido pelo mesmo estúdio de Broforce, Free Lifes, e distribuído pela Devolver Digital.
A Demo nos permitiu olhar mais de perto como funciona esse jogo peculiar com a proposta de restauração ambiental. Logo em seu início, o jogador é apresentado a um terreno devastado com o objetivo de rejuvenescer essa terra imprópria cobrindo completamente o terreno com vegetação.
O jogo apresenta um menu com diversos tipos de construções tecnológicas para conquistar esse objetivo e também o seu único recurso do jogo: Vegetação, equivalente a dinheiro em Terra Nil, para realizar cada construção é gasto um valor em vegetação. Conforme avançamos em direção ao objetivo, conquistamos outros níveis e novas construções.
Criando uma nova Terra
No primeiro nível, o objetivo é transformar a maior quantidade de terreno infértil em vegetação. No nível 2 o foco é restaurar 3 tipos diferentes de biomas. Florestas, rios e campos floridos. Nessa etapa você já começa a notar diferenças delicadas. Você consegue ouvir o barulho do vento, a trilha sonora muda, pequenos animais começam a aparecer ocasionalmente no mapa. Ganhamos também acesso a novas construções.
No nível 3 a biodiversidade foi restaurada. Agora o processo de limpeza da ação humana irá se iniciar. Todas as construções feitas deverão ser recicladas e retiradas da natureza. É como se fôssemos o “empurrãozinho” necessário para a natureza voltar a prosperar.
Nessa terceira fase você é apresentado a uma nova mecânica de umidade e temperatura. Quando o jogador alcança o equilíbrio ideal entre os dois você é recompensado com chuvas ocasionais. Chuvas automaticamente transformam todo o tipo de terreno infértil em vegetação.
Agora precisamos nos retirar e deixar a natureza seguir seu próprio caminho. A construção da Airship é fundamental para concluir o jogo. Ganhamos acesso a novas construções e também a uma mecânica nova de umidade e temperatura.
Terra Nil é um jogo terapêutico
A Demo de Terra Nil nos mostrou que o jogo é um gerenciador de recursos muito divertido, bonito e relaxante.
Existe a necessidade de um pequeno planejamento estratégico para não extrapolar no uso do seu único e precioso recurso para as construções. Mas fora isso, durante a partida você vivenciará momentos de completa imersão e contemplação da natureza restaurada.
A trilha sonora agradável e relaxante contribui muito para enriquecer esses momentos. Observar os diversos tipos de animais voltarem para seus habitats naturais é de fato muito recompensador. Ursos, sapos, peixes, abelhas, cervos e muitos pássaros vão dar as caras conforme a natureza volta a triunfar ao longo do jogo.
Agora fica a pergunta: Será que no jogo completo nós teremos outros tipos de biomas como uma floresta tropical, uma tundra gelada, um pequeno arquipélago ou até mesmo montanhas mais áridas? Seria incrível poder explorar outros tipos de climas, regiões, terrenos, tipos de construções e poder ver animais diferentes reinando nessas regiões.
A Demo e o trailer do game não nos deram pistas sobre isso. Só nos resta especular e aguardar ansiosamente o lançamento desse jogo que tem um potencial incrível.
Se você é um amante de gerenciamento de recursos, gosta de contemplar a natureza e curte um pequeno desafio saudável, Terra Nil certamente é uma opção boa.
Terra Nil estará disponível para PC pela Steam e ainda não possui data de lançamento.
Texto por Ricardo Kouhai