Review – Serious Sam 4

Um FPS galhofa e de humor ácido, repete a fórmula e traz mais do mesmo

Muitos jogos do gênero FPS tem sido reinventados e adaptados condizendo com os tempos atuais, seja em temática, mecânica ou história. Clássicos como Wolfenstein e Doom retornaram com belíssimos remakes, já Serious Sam segue com a mesma fórmula galhofa de personagens, enredo e jogabilidade. Mesmo depois de nove anos desde o seu último título, Serious Sam 4, desenvolvido pela Croteam, não traz uma melhoria sequer.

Pavê ou Pacumê

Ocorrendo durante a Guerra Mental e antes dos eventos de Serious Sam 3, a humanidade está sob cerco enquanto a força total das hordas de Mental se espalha pelo mundo, devastando o que resta de uma civilização quebrada e derrotada. A última resistência remanescente à invasão é a Earth Defense Force liderada por Sam “Serious” Stone e seu esquadrão fortemente armado de comandos desajustados e completamente estereotipados.

Serious Sam 4 mantém mesmo tipo de humor ácido e piadas infames dos títulos anteriores, alguns trocadilhos são bem colocados e conseguem arrancar um breve sorriso, mas outras se tornam forçadas ou bem “datadas”.

O peso do drama que o jogo tenta trazer em certos momentos com personagens que o jogador sequer se importa, é pífio, principalmente quando complementados com alguma piada sem graça, tornando o momento ainda mais vergonha alheia.

Обзор Serious Sam 4. Веселье превыше всего — Игромания

 

Hordas, tiros e explosões

A jogabilidade de Serious Sam sempre foi icônica, áreas extensas com ondas de criaturas atirando tudo pra cima do jogador. A fórmula se mantém, assim como o level design, as armas e modo de utiliza-las. Algumas mudanças foram feitas, como uma árvore de habilidades para melhorar o Sam e alguns modos diferentes de usar algumas poucas armas.

Ao avançar no jogo, a dificuldade vai aumentando gradativamente, misturando diversos tipos de inimigos de uma vez, sendo necessários alternar entre os tipos de armas para facilitar a jornada.

Algumas partes específicas onde são utilizados mechas e outras mecânicas específicas para enfrentar alguns chefes são bem interessantes, porém curtos e demorados entre um e outro. Até chegar no próximo, muitas hordas serão enfrentadas nesse caminho.

Serious Sam 4 will let you pilot the Pope's personal mech | Rock Paper  Shotgun

Mais do mesmo

No fim, Serious Sam 4 não se inova e mantém sua fórmula mesmo depois de nove anos. É possível dizer que houve uma melhoria nos gráficos, mas em muitos momentos texturas se perdem, assim como problema com as cores e dublagem dos personagens.

É notável que seria difícil essa série se remodelar e manter sua essência, como fizeram outros títulos citados aqui, mas se depois de tanto tempo um novo título traz mais do mesmo em todos os fatores, é desanimador esperar por um novo título.

Estou contando mais com Shadow Warrior 3, também distribuído pela Devolver, que parece estar mais “atual” que Serious Sam.

NOTA: 4/10 porque é o Serious Sam 4

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.