Review – Moonlighter

Explore masmorras sem deixar de lucrar

Todo mundo sempre quis viver uma vida de aventureiro, explorar masmorras, derrotar criaturas maiores que si mesmo e obter todo o tipo de loot possível, mas infelizmente a vida não é só isso. Apesar de tudo, é necessário cuidar de sua humilde loja e obter o querido pão de cada dia para sobreviver e se manter. Essa é a vida de Will, um simples vendedor que sonha em um dia ser um grande herói conhecido por todos, e que apesar de tudo, nunca desiste do seu sonho. Conheça a loja Moonlighter, desenvolvida pela 11 bit, mesmos criadores de Frostpunk, e junte-se a ele nessa grande aventura.

Moonlighter é um RPG de Ação isométrico com elementos de rogue-lite, que acompanha o dia a dia de Will, um dono de loja aventureiro que sonha em se tornar um herói. De dia um vendedor, de noite um explorador voraz. O jogo traz uma história simples, porém cativante, onde uma simples vila vive próxima à uma masmorra que viveu trancafiada por anos e Will com sua mochila explora obtendo itens e desvendando mistérios.

Sua mecânica é bem simples e de início complicada, pois o personagem ataca somente nos eixos X e Y, não há diagonal, isso chega a ser um problema para alguns jogadores por serem acostumados com indies de todos os ângulos, mas não chega a ser algo que estrague a experiência, somente questão de costume. Seus equipamentos podem variar de espadas, lanças, manoplas armaduras pesadas e leves, cada um com suas peculiaridades para o estilo de jogador.

Já o sistema de vendas é simples e fácil de aprender, ao obter os itens nas masmorras, Will retorna à loja e os disponibiliza para a venda, alguns para acervo próprio e adquirir melhorias em seus equipamentos. Estipule um preço e espere fazer a venda, se for caro diminua, se estiver muito barato aumente um pouco seu valor, obtenha lucros e pronto. Siga o livro de vendas e será fácil conseguir uma boa grana logo de cara. Assim é possível melhorar sua loja e itens.

Algo que possa ser um pouco desmotivacional de início são os preços das coisas serem absurdos

Em Moonlighter todas as masmorras e inimigos são gerados aleatoriamente sempre que explorada novamente, nunca se repete. Uma vantagem para não tornar o jogo enjoativo. Seu visual cativa logo no prólogo, por ter uma mecânica e estilo de 16bit não chega a ser este visual por completo, ele vem com gráficos mais polidos com alguns pixels em detalhe. A trilha sonora complementa de maneira excelente, trazendo um jeito de representar cada tipo de masmorra que se explora com um arranjo único.

Moonlighter pode não ser para todo mundo, mas vale a experiência, talvez não seja bom em explorar e vender, mas talvez um ou outro, a habilidade se obtém com o tempo. O jogo traz boas horas de gameplay e conforto para o jogador, caso opte por somente vender, vá em algumas salas e obtenha alguns itens para vender, se desejar explorar, se equipe e prepare-se para o pior, o bom loot vem de bônus.

Moonlighter está disponível para PC no GOG.com, PS4, Switch e Xbox One.

Esta análise foi feita com um código cedido pela GOG.com.

Otto

Um rapaz que fez do hobby um trabalho. Sempre interessado em aprender e conhecer mais. Gamer desde criança e aficionado por Board games. Altas madrugadas jogando e trabalhando incansavelmente.