Review – Monsters and Monocles

Preste atenção e atire em tudo que se mover

Monsters and Monocles é um top down shooter que se baseia praticamente em trabalho em equipe e armas de fogo. O jogo tem um visual Steampunk e vitoriano, espalhado entre 4 personagens jogáveis e várias missões ao redor do globo destruindo hordas de monstros.

Cada herói pode levar duas armas, das quais ele terá a chance de melhorá-las com power-ups durante o jogo, porém você terá mais chances de obter os melhores power-ups gastando suas moedas na loja do jogo, caso você tenha a sorte dela ser gerada em sua missão. Os gráficos pixelados são simples, você não se sentira em um jogo perfeitamente detalhado, porém não é desagradável aos olhos, é um jogo bonito e bem feito visualmente, visto que haverão milhares de explosões e inimigos compartilhando o cenário com o seu herói.

Os cenários são gerados aleatoriamente, assim como os inimigos e as armas, o que deixa o jogador pensativo na hora em que encontra um loot novo, será que vale a pena trocar a arma que te carregou até ali por essa novíssima que acabou de dropar? Algumas certamente valem, como é o caso da poderosa key gun. Com tamanha aleatoriedade nas missões isso gera uma boa vida útil ao jogo, tanto como deixa indispensável que jogar com seus amigos torna a sessão mais agradável e talvez mais fácil, seja com duas, três ou quatro pessoas simultaneamente.

Os objetivos em cada missão também são gerados aleatoriamente, às vezes é um passeio onde você apenas deve encontrar a saída, outras vezes deve derrotar um inimigo chave x vezes, outras porém, derrotar 100+ monstros, o que te leva a fazer uma faxina nos cenários pixelados. Apenas tome cuidado para não fugir da horda de criaturas e acabar encurralado em outra sala – Com outra horda.

Tudo isso parece ser facilmente desviado ao jogar no multiplayer, porém o jogo não facilita tanto pois os jogadores compartilham de uma mesma “life pool”, ou seja, mesmo se você não morrer uma vez e seus amigos morrerem muito, a missão irá falhar. Você pode ressuscitar seus amigos durante o jogo e conseguir novas vidas para vocês, porém o jogo possui o sistema de drop aleatório, lembra? Deixando com que você conte com a sorte para isso, então tente não tomar muitos tiros.

Uma vez sobrevivendo ao caos, você deve enfrentar um dos chefes aleatórios do jogo, mesmo aleatório você pode ter certeza de algumas coisas para a batalha: Ele será enorme, terá uma vida muito (mas muito) maior do que a sua e, principalmente, a batalha se tornará um bullet hell, te fazendo desviar de centenas de tiros, raios, misseis, etc. Caso falhe não se preocupe, você simplesmente voltará para o primeiro cenário e com apenas um revolver, tente ficar vivo da próxima vez caso isso não te agrade.

Monsters and Monocles é um jogo desafiante, algumas vezes apenas a sorte poderá te ajudar, outras vezes vai depender do quão bom você é para desviar e atirar durante horas e horas. Para algumas pessoas isso pode ser uma experiência frustrante, até porque se você for derrotado você recomeça do zero.

Por outro lado o jogo possuí um sistema de relíquias para te dar um pequeno buff para a próxima sessão, isso ajuda muito se você levar em conta que não há uma real diferença entre os heróis do jogo além da estética, leve ainda mais em conta que os inimigos não perdoam e batem forte, e eles farão você recomeçar o jogo várias e várias vezes.

Texto por Max David